Episodios

  • Cândido Costa: “As botas fora das calças em São João da Madeira eram sinal de rebeldia, aqui eram de bimbo. O meu sotaque era gozado. Tinha muitas borbulhas na cara e passei de um dos grandes a ser um cromo. Passei muitas noites aqui a chorar sozinho em Lisboa, foi duro para mim”
    Aug 10 2024

    Neste Alta Definição originalmente transmitido a 13 de janeiro de 2024, Daniel Oliveira conversa com Cândido Costa, ex-futebolista e agora uma figura conhecida na televisão portuguesa. Criado num bairro carenciado em São João da Madeira, Cândido usou o seu primeiro salário no FCP para tirar a mãe da fábrica. Embora tenha jogado no Benfica, a sua trajetória não foi só de êxitos: depois de pendurar as botas, enfrentou dificuldades e chegou a trabalhar como entregador. Cândido não vê o mundo como um lugar triste e sente que a sua missão é animar os outros. Na entrevista, fala ainda sobre o impacto dos pais e dos filhos na sua vida, o trauma da lesão que o deixou sem jogar, e o momento mais difícil: o divórcio.

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Más Menos
    55 m
  • Rosinha recorda a morte do pai: “Eu não podia fazer mais, tinha feito tudo o que conseguia. Ninguém está preparado para ver o outro ir embora”
    Aug 3 2024

    Rosinha é uma artista dona de um estilo próprio com letras sempre 'apimentadas e marotas'. Lançou o primeiro álbum em 2007, define-se como “uma fusão entre a Rosinha e a Rosa Maria”, acabando por admitir que ambas herdaram algo dos progenitores: “A parte do falar muito é da minha mãe, o lado mais malandreco recebi-o do meu pai”. Bem resolvida e sem receios ou estigmas da imagem que possa passar ao público, afirma que as saias - ainda por cima curtas - são uma imposição da personagem artística: “Só em casa me sinto a chegar ao refúgio onde posso verdadeiramente respirar”. Sobre si, acrescenta: “Faço o que amo e ainda por cima me pagam”. Este Alta Definição com Rosinha foi emitido na SIC a 3 de agosto a partir da conversa original emitida em 2021.

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Más Menos
    38 m
  • Custódia Galego: "Não me roubaram o meu filho. O universo tirou-lhe a vida"
    Jul 27 2024

    Numa grande entrevista com Daniel Oliveira, a atriz Custódia Galego fala dos "buracos" que ficaram depois da morte do filho Baltazar. "Não me roubaram o meu filho. O universo tirou-lhe a vida". A atriz explica que havia expetativa de vida, contratos, um projeto e que lhe deram a ideia de que estava mal, mas que a vida continuava, que havia tratamento. "O grau da negação era tanto que, no próprio dia em que ele foi internado, despedimo-nos. A meio da semana, a médica disse-me que tinha de me preparar para o pior. Abri os olhos e gritei. Tal era o grau de negação". Oiça a entrevista em podcast

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Más Menos
    47 m
  • Adriano Luz: “É entre o ação e o corta que eu desligo da vida. Não há guerras nem finanças. É como ir ao psicólogo”
    Jul 20 2024

    Nascido no Porto, relembra os tempos em que fugia à polícia por ser proíbido jogar à bola na rua. Passou a infância paredes meias com o lar de jogadores do FCPorto, onde ficavam todos os que vinham das colónias, e que muitas vezes se juntavam a ele e aos amigos para passarem tardes dentro do eterno futebol de rua. Lembra-se que a arte de representar apenas tinha o “lado de sofrer”, por lhe custar encarar o público e o “pavor de estar a ser visto”. Hoje é o lugar onde descansa mais de si próprio. O 25 de abril serviu-lhe para a formação de personalidade e de carácter, chegando a fazer parte do Grupo de ação Cultural do norte. Começou a fumar com menos de 15 anos e numa semana decidiu-se a viajar para a Indía. Ficou-se pela Holanda e pela Alemanha. A Indía era muito longe.

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Más Menos
    49 m
  • Sara Correia revela as dificuldades da sua infância: “Eu comecei a cantar o fado para ajudar quem me rodeava“
    Jul 13 2024

    Sara Correia, nascida e criada em Chelas, é uma das mais promissora vozes da atualidade. A fadista conta a Daniel Oliveira que já na barriga da sua mãe sentia a música, carreira que iria seguir desde nova. Por causa do fado, Sara sente que lida com “a tristeza e a amargura de uma forma mais leve”. Sem nunca esquecer o “calão” de bairro, a cantora revela os momentos mais marcantes da sua infância, especialmente o divórcio dos seus pais, quando tinha 10 anos. Esse divórcio foi também o catalizador para a pequena Sara começar a cantar para ajudar a família. O Alta Definição foi exibido a 13 de julho na SIC.

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Más Menos
    53 m
  • Luís Filipe Reis: “O sonho da minha mãe era cantar. Uma vez, uma rádio foi à Guarda para falar com ela, mas o meu pai não deixou. Foi um sonho que ela não conseguiu realizar”
    Jul 6 2024

    Foi a fé que salvou o cantor Luís Filipe Reis. Aos 20 anos saiu da Beira Alta e rumou a França com o sonho da música, mas passou muitas dificuldades: “Se Nosso Senhor me ajudar eu nunca mais vou dormir debaixo de pontes”, recorda o autor de “Telefone (do amor)”. A perseverança levou-o ao sucesso, sempre confiando em Deus, e hoje em dia é um dos cantores mais acarinhados de Portugal. Numa emocionante entrevista de vida, o artista recorda também as saudades da sua mãe, já falecida, e um segredo que ela guardou até à morte. Este episódio do Alta Definição com Luís Filipe Reis é novamente publicado, após ter sido exibido originalmente a 22 de julho de 2023 na SIC.

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Más Menos
    45 m
  • Clemente: “Sentia-me o dono disto tudo, ganhava muito dinheiro a cantar, era muito conhecido. Foi a pior altura da minha vida, perdi a noção dos meus valores, até a fé eu perdi”
    Jun 29 2024

    Daniel Oliveira recebe o cantor Clemente, no Alta Definição em podcast. Nascido em 1955, em Setúbal, sempre quis partir e conhecer o mundo. “É com a música que conheço o mundo, há 54 anos que dou voltas ao mundo consecutivamente a cantar para os portugueses e não só", confessa. A entrevista decorre no Forte de Albarquel, junto à praia da sua infância. “Tive um problema de saúde aos 4 anos na garganta, pré cancerígeno. Podia ter morrido, o ar e o iodo da Praia de Albarquel foram muito importantes”, recorda. O artista relembra ainda a infância, quando o pai passava muito tempo fora de casa a trabalhar no mar, para garantir uma vida estável para a família. “Tinha noção do meu privilégio. Aos 7 anos, fui para a escola com uma sanduíche de fiambre e a maior parte dos miúdos não sabiam sequer o que era. Lembro-me da surpresa, queriam dar uma dentada”. O Alta Definição foi emitido na SIC a 29 de junho.

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Más Menos
    50 m
  • Bernardo Silva: “Representar Portugal é o mais especial e o mais difícil. Quando jogamos não são só pessoas que gostam de futebol a assistir; quando joga a seleção a minha avó já gosta”
    Jun 22 2024

    "Inglaterra e França podem fazer três equipas, mas nós temos a obrigação de olhar para esta competição com a máxima ambição." No dia em que Portugal defronta a Turquia na fase de grupos do Europeu masculino de futebol, Daniel Oliveira recebe no Alta Definição em podcast o icónico número 10 da seleção nacional, Bernardo Silva. Nascido em 1994, começou a carreira no Benfica. Em 2014, transferiu-se para o AS Monaco, ajudando o clube a conquistar a Ligue 1 em 2016-2017. Na temporada seguinte, depois de falhar o Europeu em que Portugal foi campeão juntou-se ao Manchester City de Pep Guardiola, onde ganhou vários títulos ingleses e uma Liga das Campeões, a primeira na história do clube. "Sempre tive uma compreensão de jogo bastante boa, mas com os anos de Guardiola abri o meu leque de opções e forma de ver o jogo", admite. E não descarta um futuro como treinador, depois da reforma como futebolista. O Alta Definição foi emitido na SIC a 22 de junho.

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Más Menos
    53 m