Episodios

  • Ana Gomes: “Mélenchon é uma Le Pen de calças, espero que não seja o primeiro-ministro da coligação de esquerda. Vende-se a interesses de Putin e da China”
    Jun 30 2024

    No seu espaço de comentário em podcast, Ana Gomes analisa os resultados da primeira volta das eleições em França, realçando que "a única salvação para Macron é dar a indicação aos candidatos do seu partido para desistirem, nos sítios onde têm menos probabilidade de ganhar." A comentadora reforça ainda a importância de a coligação de esquerda encontrar um candidato consensual a primeiro-ministro, que na sua visão não deve ser Mélenchon. No Reino Unido também há eleições em breve, com uma previsível vitória esmagadora do partido trabalhista, que tenderá a reaproximar-se da União Europeia. Em Portugal, PS e PSD vão juntar-se para uma reforma na justiça, que há muito tempo que é debatida. Na opinião de Ana Gomes, "o descrédito do Ministério Público deve-se também à falta de liderança de Lucília Gago", realçando que se a Procurador-Geral da República "tivesse consciência já teria apresentado a demissão." Ana Gomes aborda ainda o debate entre Trump e Biden e a possível substituição do democrata na corrida à Casa Branca e ainda o artigo de Cavaco Silva no Expresso e eventuais eleições antecipadas, numa emissão 30 de junho, na SIC Notícias.

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Más Menos
    22 m
  • “A Comissão de Inquérito ao caso das gémeas não vai dar em nada, só vai servir quem quer promover-se com uma agenda miserável como é a de André Ventura”
    Jun 23 2024

    No seu espaço de comentário em podcast, Ana Gomes comenta as escutas divulgadas do caso TAP e analisa a Comissão Parlamentar de Inquérito às gémeas que esta semana começou. A diplomata aposentada confessa-se revoltada com a "desumanidade e sordidez" dos ataques à mãe que prestou declarações no Parlamento na última semana, mas sublinha que é indispensável apurar todos os factos no que diz respeito ao "papel efetivo" que terá tido Marcelo Rebelo de Sousa depois do contacto feito pelo filho. "Não pode ficar nenhuma dúvida no ar", insiste. Ana Gomes, nesta emissão de 23 de junho, relembra a importância das escutas na luta contra a corrupção organizada, dentro dos limites que a atual lei impõe, e também do segredo de justiça.

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Más Menos
    24 m
  • Ana Gomes: “Era politicamente irresponsável que o PS viesse dizer que aprova o Orçamento de Estado”
    Jun 16 2024

    As avaliações de Ana Gomes sobre o significado das eleições Europeias não poupam nenhum partido, muito menos os dois grandes. O que está a correr mal para a AD? "Não está a aprender porque não capitaliza a descida do Chega. Todo o discurso do primeiro-ministro sugere que continuará a esticar a corda, a não negociar com o PS e a trabalhar para se vitimizar e precipitar eleições quando entender que é útil". E para o PS? Segundo a comentadora, o partido tem de fazer uma reflexão sobre as causas "óbvias" pelas quais ganhou por tão pouca margem: "Polícias, professores e a bagunça que é a AIMA, resultado das teimosias de António Costa". Para se manter em jogo, "tem de resistir a todas as pressões para aprovar o Orçamento de Estado, era politicamente irresponsável que o fizesse”. Ouça a crítica em podcast, emitida na SIC Notícias a 16 de junho.

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Más Menos
    22 m
  • Especial Europeias (III): "O Chega conseguiu a proeza de perder mais de 500 mil votos em três meses"
    Jun 9 2024

    Depois de conhecidos os resultados das eleições europeias, André Ventura disse no seu discurso que o Chega passou "de 0 a 400 mil votos". Ana Gomes prefere olhar de outra perspetiva: "O Chega conseguiu a proeza de perder mais de 500 mil votos em três meses", em comparação aos que obteve nas legislativas. Já sobre a vitória do PS, diz que serve para reforçar a trajetória "coerente" de Pedro Nuno Santos, num PS agora “bastante diferente do de António Costa”. A Luís Montenegro "ficou-lhe bem" declarar o apoio à candidatura do ex-primeiro-ministro à presidência do Conselho Europeu. Oiça aqui em podcast as notas de Ana Gomes nesta noite eleitoral.

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Más Menos
    4 m
  • Especial Europeias (II): "António Costa precisa do apoio do Governo português para o Conselho Europeu, portanto, não quis participar nas eleições"
    Jun 9 2024

    Criou-se as expetativa de que António Costa participaria na campanha do PS? "Os jornalistas perguntavam e Marta Temido não podia furtar-se a responder", diz Ana Gomes. A comentadora explica que o PS foi a votos sem a presença do antigo primeiro-ministro: "Os resultados do PS são sem António Costa. O antigo primeiro-ministro precisa do apoio do Governo português para o Conselho Europeu, portanto, não quis participar nas eleições"

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Más Menos
    3 m
  • Especial Europeias (I): "Extrema-direita no Parlamento Europeu é o cavalo de Tróia de Putin"
    Jun 9 2024

    Perante a previsão dos resultados do PPE e dos Socialistas e Democratas, talvez Ursula Von Der Leyen não tenha de abrir a porta às negociações com a primeira-ministra italiana Giorgia Meloni. Ana Gomes explica o xadrez no Parlamento Europeu e diz que a extrema-direita na Europa é o cavalo de Tróia de Putin: "Marine Le Pen foi abertamente financiada por Putin. A AFD na Alemanha a mesma coisa. Viktor Orbán está a tentar federar toda a extrema-direita e também serve Putin. A extrema-direita é o cavalo de Tróia de Putin. Vamos ver se reagrupa no Parlamento Europeu".

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Más Menos
    4 m
  • Ana Gomes: “Neste caso, o alvo foi o povo turco, mas e se fosse o povo judeu? Aguiar Branco ficava caladinho e quietinho?”
    May 19 2024

    Uma semana de polémicas no parlamento. Por um lado, André Ventura associa o povo turco a uma ideia de pouco trabalhador e preguiçoso. Por outro lado, os ataques ao presidente da Assembleia da República, José Aguiar Branco, após não tomar qualquer atitude perante o discurso do líder da bancada do Chega. Afinal, Aguiar Branco deve ou não deve intervir nestes casos? E, se sim, de que forma deve proceder? Ouça a análise de Ana Gomes na versão podcast do programa ao qual dá o nome, emitido na SIC Notícias no dia 19 de maio.

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Más Menos
    25 m
  • Ana Gomes: "O Presidente Macron disse que a Europa pode morrer e é um facto, estamos a ser atacados de fora mas também por forças internas"
    May 12 2024

    Ana Gomes salienta a importância das eleições europeias, tendo em conta os desafios que a União Europeia enfrenta, realçando que "precisamos de eurodeputados críticos da própria Europa, não precisamos de 'eurobeatos', assim a Europa não avança." A comentadora alerta ainda para as força internas que querem destruir a UE e "servir as forças de Putin", identificando o Chega e o ADN como partidos dessa família europeia. Quanto à política nacional, Ana Gomes diz que finalmente o governo começou a governar e considera positiva a medida dos medicamentos gratuitos para idosos, mas ainda tem dúvidas do caminho tomado relativamente à habitação, e não encontra "medidas contra a especulação imobiliária." Ouça o programa em podcast emitido na SIC Notícias a 12 de maio.

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Más Menos
    24 m