Episodios

  • Corvo: desça o trilho do Caldeirão para descobrir uma lagoa deslumbrante
    Jul 31 2023

    Na mais pequena das ilhas dos Açores, o Caldeirão é um ponto de visita obrigatório. Com uma profundidade de 305 metros, é ocupado por uma lagoa com vários cones vulcânicos. Para uma visita a pé inicie o percurso junto ao Miradouro do Caldeirão e não se esqueça de levar calçado apropriado para caminhadas, um impermeável, por causa do tempo incerto, chapéu, protetor solar e água. Oiça aqui o primeiro episódio do podcast ‘Ao Km: descobrir Portugal a Caminhar’. Para mais informações veja o artigo no site da SIC Notícias.

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Más Menos
    11 m
  • Aljustrel: começar o dia a andar de balão, passar por um moinho especial e caminhar até às minas cheias de História
    Aug 9 2023

    Voar de balão é sempre uma surpresa, sabemos onde começamos, mas nunca sabemos onde o balão vai parar. Nesta sugestão de percurso, o dia tem início junto à Barragem do Roxo, num balão de ar quente. Contemplada a magnífica planície alentejana, seguem-se dois km's a caminhar no restolho até chegar ao trilho do Moinho do Maralhas. A caminho das minas de Aljustrel são algumas as paragens para provar algumas maravilhas alentejanas. Para mais informação, veja a reportagem no site da SIC Notícias.

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Más Menos
    13 m
  • Douro: a pé até São Xisto, um recanto encantado (e silencioso) nas margens do rio
    Aug 16 2023

    Ponto de partida: o miradouro de S. Salvador do Mundo, que tem como marca principal o vale do rio Douro. Considerado o maior santuário do Alto Douro Vinhateiro, é constituído por um conjunto de capelinhas que se erguem ao longo do monte. A Ferradosa é um ponto de encontro no Douro e dali partimos a pé para a aldeia de S. Xisto, na freguesia de Vale de Figueira, concelho de S. João da Pesqueira, localizada num dos mais bonitos trechos da região duriense, no coração da área classificada pela UNESCO como Património Mundial. De comboio, vale muito a pena conhecer a região com uma paisagem de cortar a respiração. Quem por lá passa, não mais esquece o Douro. 

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Más Menos
    12 m
  • Ponta de São Lourenço: descobrir a zona este da ilha da Madeira cheia de plantas raras e aves marinhas protegidas
    Aug 23 2023

    Na Ponta de São Lourenço os tons terra contrastam com o azul do mar no extremo mais oriental da Madeira, com vegetação que se diferencia do resto da ilha. É um dos trilhos mais procurados pelos turistas, ocupando seis quilómetros (três para cada lado), numa área em forma de península, no final dos quais se encontram o ilhéu do Desembarcadouro e o ilhéu do Farol. A Ponta de São Lourenço é um Monumento Natural que integra a Rede de Monumentos Naturais da Região Autónoma da Madeira. O percurso de caminhada é de dificuldade média e a duração prevista é de três horas. Como é preciso fôlego para ir e voltar, recomenda-se uma pausa pelo caminho. O desafio pode ainda envolver mergulhos no cais do Sardinha e alguns exercícios de meditação. Caminhar é bom para o corpo e para a alma.

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Más Menos
    10 m
  • Monsaraz: a vila-monumento onde o tempo parou e as lendas estão por toda a parte
    Aug 30 2023

    Histórias e lendas alimentam o imaginário de Monsaraz, que mantém a magia de outros tempos. Situada no Alentejo, esta vila medieval oferece uma vista deslumbrante sobre a planície. Fazer uma caminhada em Monsaraz é uma excelente forma de explorar a vila e os seus arredores. Há muito por descobrir neste ponto obrigatório de turismo em Portugal: uma opção é caminhar ao redor das muralhas da vila, que oferecem vistas panorâmicas deslumbrantes. Outra opção é caminhar pelas ruelas estreitas da vila, explorando as suas casas caiadas de branco e as suas igrejas históricas. Também pode caminhar até ao Castelo de Monsaraz, que fica no ponto mais alto da vila e oferece vistas panorâmicas ainda mais amplas. Além disso, existem trilhos para caminhadas que atravessam a paisagem rural circundante, onde pode apreciar a beleza natural da região, sem esquecer a praia fluvial de Monsaraz, a 4km da vila. Neste episódio aprenda ainda a fazer migas.

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Más Menos
    13 m
  • Porto Santo: o destino ideal para os mais aventureiros, com mil recantos por descobrir
    Jul 19 2024

    A Ilha do Porto Santo tem recantos que só conseguimos descobrir a pé. O Pico de Ana Ferreira é o ponto mais alto perto da praia, com 283 metros de altitude. Conheça aqui o trilho deste “Ao Km”.

    Porto Santo é o destino ideal para estar de férias, sem fazer planos, simplesmente, deixar acontecer. Da gruta Ana Ferreira, a Ilha fica aos nossos pés. Reza a lenda que os filhos mal comportados iam até lá para ver a bruxa, a filha bastarda de um rei português.

    O “famoso” bolo do caco também não pode passar em vão a quem visita Porto Santo.

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Más Menos
    11 m
  • Uma visita inesperada ao chegar às Desertas e os viciantes percursos de água da Madeira, no Caminho do Pináculo e Folhadal
    Jul 27 2024

    Estamos de volta pelos trilhos de Portugal, preparados para explorar e deixar na memória paisagens de cortar a respiração. Esta temporada, fomos um pouco mais longe e chegamos ao sub-arquipélago das Desertas, acompanhados por baleias piloto - um avistamento raro. Formado pela Deserta Grande, Ilhéu Chão e Bugio, os únicos habitantes são os vigilantes da Natureza. O local é procurado por milhares de aves marinhas que aqui nidificam, já o Homem só pode visitar com autorização. Na Madeira, que é "sempre um desafio", caminhamos na levada do Caminho do Pináculo e Folhadal. Um trilho de 15 kms, que divide o norte do sul da ilha, para percorrer em cerca de 6 horas e meia. A cerca de 1400 metros de altitude, observamos o Pico Ruivo de um lado e o Pico do Areeiro do outro. As levadas são reconhecidas pela UNESCO como património cultural. Inicialmente construídas pela necessidade de distribuir a água para zonas mais secas, algumas demoraram mais de cinco anos a estar finalizadas.

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Más Menos
    13 m