Episodios

  • “A ministra da Juventude decidiu utilizar uma linguagem woke, isto revela ingenuidade e ambição excessiva. É um erro”
    Aug 28 2024

    Numa campanha recente da DGS, foi utilizada a expressão “pessoas que menstruam”. Margarida Balseiro Lopes, ministra da Juventude, foi questionada por vários deputados da direita sobre a escolha desta linguagem. Em resposta à Assembleia da República, a ministra defendeu-se garantindo que esta não é apenas uma questão de saúde, mas também de direitos humanos.

    “Isto revela ingenuidade e ambição excessiva”, defende José Miguel Júdice. Segundo o comentador, a tentativa da ministra de encontrar uma expressão para um novo PSD com o objetivo de alcançar outra base eleitoral “é um erro”. Esta semana, o programa dedica-se às vantagens e desvantagens da utilização de uma linguagem woke por parte do partido de centro direita e à recente polémica sobre a indecisão de Hugo Soares perante a questão: Trump ou Kamala? Ouça As Causas em podcast, emissão da SIC Notícias a 28 de agosto.

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Más Menos
    29 m
  • “O ciclo de Luís Montenegro vai ser curto. Acredito que vai haver eleições após as presidenciais de 2026”
    Aug 21 2024

    Luís Montenegro falou aos portugueses. Durante a habitual festa do Partido Social Democrata realizada no Pontal, o atual primeiro-ministro levantou diversas questões e polémicas na que, para José Miguel Júdice, “não foi, talvez, a melhor semana de Luís Montenegro”. Que luzes e ou cortinas de fumo o líder do PSD lançou durante o discurso? Quais são os erros e as valências que se podem retirar desta sua recente intervenção? Ouça a opinião e análise de José Miguel Júdice na versão podcast do programa As Causas, emitido na SIC Notícias no dia 20 de agosto.

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Más Menos
    25 m
  • “Foi um erro grave criar a expetativa de que os problemas na Saúde que afligiam o Governo do PS e que foram instrumentais para a sua queda de popularidade seriam resolvidos de imediato”
    Aug 14 2024

    "O bombo da festa, pelo menos até ao final do verão". José Miguel Júdice argumenta que a ministra da Saúde, Ana Paula Martins, tornou-se alvo principal das críticas desde o início do governo, especialmente devido às altas expectativas em torno da solução para os problemas do Serviço Nacional de Saúde (SNS). O advogado aponta que a saúde é uma das maiores preocupações dos portugueses, agravada pelo envelhecimento populacional. Segundo o próprio comentador residente, resolver esses problemas levará tempo e reformas profundas, mas a ministra enfrenta uma pressão intensa e imediata, mesmo com o apoio do primeiro-ministro e Presidente da República. Júdice afirma que, embora não tenha havido promessas de soluções milagrosas para este verão, a expectativa terá sido criada e manipulada pelos órgãos de comunicação social. Nesta emissão de As Causas de 13 de agosto, Ana Paula Martins, tal como Leonor Beleza no passado, deve persistir com seu programa reformista para sobreviver politicamente.

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Más Menos
    27 m
  • “Marcelo Rebelo de Sousa é, talvez, a pessoa mais inteligente que já conheci. E, agora que António Costa foi para a Europa, é seguramente o político mais experiente. Mas há uma qualidade que ele não tem, a experiência de negociação”
    Jul 31 2024

    Marcelo Rebelo de Sousa promulgou sete diplomas já votados e aprovados no parlamento, alguns dos quais tinham recebido votos não favoráveis dos partidos que sustentam o governo. Com as decisões relativas ao orçamento de estado a aproximarem-se cada vez mais e com um clima pouco amigável entre os principais partidos, terá Marcelo a função de amenizar o cenário com vista a aprovação das contas? Qual a influência de Marcelo nas decisões do orçamento? Ouça a opinião de José Miguel Júdice na versão podcast do programa As Causas, emitido na SIC Notícias no dia 30 de julho.

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Más Menos
    29 m
  • “Continuo a achar que neste momento Trump é praticamente imbatível”
    Jul 24 2024

    "O estado de Biden era ainda pior do que se pensava e as sondagens estavam a revelar um descalabro que iria atingir como uma infeção as eleições para o Congresso e para governadores e não apenas causar a derrota de Biden", afirma José Miguel Júdice. O comentador acredita que "houve um erro de dimensão histórica dos Democratas" e que "Biden nunca devia ter sido autorizado a candidatar-se". Além das eleições norte-americanas, José Miguel Júdice aborda ainda a perceção de insegurança os problemas da recolha de lixo em Lisboa. Ouça a opinião de José Miguel Júdice na versão podcast do programa As Causas, emitido na SIC Notícias no dia 23 de julho.

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Más Menos
    28 m
  • “O atentado contra Trump resolveu a dúvida. Se estiver caladinho nos próximos quatro meses, já ganhou”
    Jul 17 2024

    Donald Trump é alvo de um atentado a quatro meses das eleições presidenciais mais influentes do mundo. Contrariamente aos ferimentos físicos, a integridade da campanha do ex-Presidente dos EUA permanece intacta. Uma imprevisibilidade que pode ter resolvido a dúvida quanto ao resultado final das urnas? Ouça a opinião de José Miguel Júdice na versão podcast do programa As Causas, emitido na SIC Notícias no dia 16 de julho.

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Más Menos
    28 m
  • “Em França, há um risco. Como é que uma coligação que se fez para evitar uma vitória que muitos previram pode permitir que se chegue a um bom governo?”
    Jul 11 2024

    As eleições legislativas francesas trouxeram uma reviravolta nas urnas. Após uma vitória da extrema-direita na primeira volta, o partido de Marine Le Pen terminou no terceiro lugar. A questão que surge agora diz respeito aos obstáculos de governabilidade do novo governo. Ouça a opinião de José Miguel Júdice na versão podcast do programa As Causas, emitido na SIC Notícias no dia 10 de julho.

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Más Menos
    26 m
  • “Este não é um problema de política internacional. Quando eu falo do que se passa em França ou no Reino Unido, falo porque me parece importante para a compreensão do que acontece, ou pode acontecer em Portugal”
    Jul 3 2024

    França e Reino Unido. Dois países que atravessam alterações no espectro político dominante. Finalizada a contagem dos votos da primeira volta das legislativas francesas, o partido de extrema-direita de Marine Le Pen superou a coligação liderada pelo atual Presidente francês, Emmanuel Macron. Que influência estas oscilações políticas pela Europa têm em Portugal? Ouça a opinião de José Miguel Júdice na versão podcast do programa As Causas, emitido na SIC Notícias no dia 2 de julho.

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Más Menos
    27 m