Episodios

  • 22 TOCAR A TERRA - MEGUMI YUASA - Ponte
    Apr 16 2024
    MEGUMI YUASA
    Caos em sínteseRaro encontroSomos UM
    Ponte, de 1973, é uma escultura composta por três partes: uma semiesfera verde amarronzada cortada verticalmente em linha reta formando duas partes, uma maior e outra menor, separadas equidistantes uma da outra. No cume de ambas, há uma cava que acomoda uma peça comprida paralela ao chão com textura rugosa de pedra.
    Más Menos
    1 m
  • 21 TOCAR A TERRA - ALBERTO CIDRAES - Habitáculos
    Apr 16 2024
    ALBERTO CIDRAES
    Em torno do fogoConstruo ilhas e continentes,Rota de comunhão
    Habitáculos, de 2007, são três pequenas esculturas cilíndricas em forma de queijos com a parte superior moldada à guisa de telhado pontiagudo. Na lateral de cada escultura, há um retângulo vazado como uma minúscula porta cujo entorno é pintado como batente. Abaixo dela, há degraus feitos por sulcos geométricos. Na parte diametralmente oposta à porta, um retângulo cavado como janela, com a pintura de peitoral. As esculturas são predominantemente em tons de bege claro com uma faixa marrom na base.
    Más Menos
    1 m
  • 20 TOCAR A TERRA - KENJIRO IKOMA - Inverno-primavera
    Apr 16 2024
    KENJIRO IKOMA
    Fui chão, passei pelo fogoInverno, primaveraUm passarinho canta
    Inverno-Primavera, de 2014, é uma escultura pendente composta por formas moldadas como ganchos irregulares entremeados em forma de C e S, mais encolhidos ou mais alongados. O corpo dos ganchos apresenta irregularidades como ferrugem ou descamação.
    Más Menos
    1 m
  • 19 TOCAR A TERRA - KIMIKO SUENAGA - Sem título - Árvore - Cacho - Semente
    Apr 16 2024
    KIMIKO SUENAGA
    Terra vibra
    Abraço de fogoOrigem da vida
    Três esculturas diferentes com formatos arredondados e em argila em tom bege claro. A primeira é uma esfera coberta por espinhos alongados modelados no próprio barro. A segunda se assemelha a uma árvore, com um tronco cilíndrico grosso e folhagens côncavas formando uma copa. A terceira é composta por várias esferas ocas interligadas umas nas outras de forma concêntrica. As esferas têm o tampo aberto, como vasilhas que revelam o interior oco.
    Más Menos
    1 m
  • 18 TOCAR A TERRA - LUCIANE SAKURADA - Broto I
    Apr 16 2024
    LUCIANE SAKURADA
    Busca as mãosSegredo que escapaTesouro do tempo
    Duas esculturas azuis esmaltadas, chamadas Broto I e Broto II, de 2020, são formas irregulares, com as dimensões de pequenos animais. Elas são predominantemente em tom branco azulado com manchas azul escuro. Delas se projetam pequenos cones marrons opacos, como se perfurassem as formas com as pontas. Na mais alongada, cinco cones maiores servem como bases. Na menor e mais compacta, quatro cones tem essa função.
    Más Menos
    1 m
  • 17 TOCAR A TERRA - KIMI NII - Capim - Ananas - Magnólia
    Apr 16 2024
    KIMI NII
    Rasgo a terraSonho o céuTempo em espirais
    Quatro esculturas, de 2014, são chamadas Capim. São compostas por camadas cilíndricas, as externas como vasos altos e as mais internas se fecham como botão de flor. Duas são bicolores, a camada externa azul esverdeada e a interna, bordô. A terceira é feita de três camadas bordô. E a quarta, mais bojuda e alta, com três camadas em azul esverdeado com manchas em bordô na parte externa. A escultura Magnólia, de 2016, é uma esfera do tamanho de uma bola de vôlei. Recortada na parte superior em três meias luas abertas como fendas. Ananás, de 2016, é um cilindro fechado na parte superior com fendas triangulares no corpo da peça.
    Más Menos
    1 m
  • 16 CHEN KONG FANG - O açougue
    Apr 16 2024
    “O açougue”, de 1960, óleo sobre tela. Na pintura, um cenário de açougue com detalhes realistas. No centro, um açougueiro lê um jornal sobre o balcão com vitrine de vidro. À esquerda do açougueiro, peças de carne; à direita, uma balança antiga. Mais à direita, além do balcão, encostadas à parede, quatro grandes peças de carcaça bovina pendem em uma estrutura semelhante a um varal. Ao fundo, uma parede bicolor, acima cinza e abaixo bege. Uma faixa marrom entremeia as duas cores.
    Más Menos
    1 m
  • 15 CHEN KONG FANG - Casario
    Apr 16 2024
    “Casario”, sem data, óleo sobre tela. Retrata um bairro com pequenas casas em formas poligonais, quadrados, retângulos e telhados triangulares. Estão organizadas em três fileiras irregulares com ruas de terra marrom entre elas. Na paisagem, no canto direito, há uma árvore, um varal com roupas brancas penduradas e folhagens. O céu é azul desbotado.
    Más Menos
    1 m