Episodios

  • 'Apostar na lentidão da Justiça para ganhar tempo é uma disfuncionalidade'
    Feb 3 2021
    Andréa Pachá fala sobre situações corriqueiras que vão parar na Justiça e tem abarrotado os tribunais. Uma consumidora recorreu contra uma marca de tintura de cabelo após aplicar o produto e o cabelo ficar de outra cor. A mulher alegou ter sofrido danos moral e psicológico. ‘Se alguém tivesse atendido a cliente no início do conflito teria dado uma solução’. Esse caso vinha se arrastando na Justiça desde 2013.
    Más Menos
    9 m
  • 'Uma pandemia nos confronta com dilemas éticos e precisamos nos preparar para enfrentá-los'
    Jan 27 2021
    Andrea Pachá fala sobre bioética diante das denúncias dos casos de 'fura-filas' no processo da vacinação. A Justiça negou um pedido feito pelo Ministério Público para que a prefeitura do Rio divulgue, diariamente, a lista dos vacinados contra a Covid-19 no site do município. O pedido foi feito no sentido de dar mais transparência.
    Más Menos
    9 m
  • Os conflitos entre pais que divergem sobre vacinação dos filhos
    Jan 20 2021
    Andréa Pachá fala ainda sobre guarda compartilhada dos filhos de casais separados. As crianças costumam revezar entre as casas de ambos, e esse translado pode representar um risco à saúde tanto das crianças quanto das famílias.
    Más Menos
    6 m
  • 'Somos todos responsáveis pelas nossas crianças'
    Jan 13 2021
    Andréa Pachá fala sobre o caso dos três meninos de Belford Roxo que desapareceram. O caso ganha a cada dia contornos mais dramáticos. Ela diz que a notícia demorou a ganhar visibilidade. 'É duro lidar com o desaparecimento; são processos que angustiam muito'. Andréa Pachá diz que a violência nas manifestações decorre da indignação e da invisibilidade do problema.
    Más Menos
    6 m
  • 'É possível estancar o ciclo da violência quando a denúncia é feita logo no início'
    Jan 6 2021
    Andréa Pachá fala sobre os casos de feminicídio no Rio de Janeiro registrados em menos de 48 horas. 'É inaceitável viver em um país que naturalize a morte dessas mulheres'. Ela também analisou a postura de uma juíza de Minas Gerais que postou um vídeo nas redes sociais sobre como burlar o uso de máscaras em locais fechados. 'Inventar pautas negacionistas para ganhar visibilidade não parece relevante no momento'.
    Más Menos
    7 m
  • 'Violência contra mulher não tem classe social e nem escolaridade'
    Dec 30 2020
    Andréa Pachá fala sobre os casos de feminicídio, como o assassinato da juíza Viviane Arronenzi, morta a facadas pelo ex-marido, Paulo José Arronenzi, na véspera de natal. Ela destaca que 'o homem que mata uma mulher não é um doente. Ele é um irresponsável, um machista e um misógino'. Comentarista defende que precisamos falar sobre relacionamentos abusivos o tempo inteiro.
    Más Menos
    6 m
  • Violência contra mulheres é resultado da naturalização de comportamentos machistas
    Dec 26 2020
    A juíza Andréa Pachá comenta o assassinato de Viviane Arronenzi, colega de profissão, pelo ex-marido. O crime foi cometido na véspera de Natal na frente das filhas pequenas. Para a comentarista do CBN Rio, comportamentos abusivos têm que ser denunciados e impedidos logo no início.
    Más Menos
    10 m
  • 'Há uma realidade que não se tem como mascarar; existem uniões simultâneas'
    Dec 23 2020
    Andréa Pachá fala sobre a decisão do STF de não reconhecer duas uniões estáveis e simultâneas durante o julgamento de um caso aberto no ano passado, em Sergipe. O julgamento diz respeito a um homem que teria mantido relações simultâneas e estáveis com uma mulher, com quem teve um filho, e com outro homem. Após a sua morte, ambos os companheiros pediram o reconhecimento de união estável para ter acesso à pensão previdenciária por morte.
    Más Menos
    5 m