Episodios

  • Homilia Diária | Ele veio para nos restaurar (Sábado da 15.ª Semana do Tempo Comum)
    Jul 20 2024

    Cristo, servo sofredor, constituído por Deus juiz de todos os homens, não tem ânimo vingativo, mas é a tal ponto amante da paz e da misericórdia, que não quebrará, enquanto é tempo de conversão, o caniço rachado pelo pecado, nem apagará a mecha de esperança que ainda fumega nos que, mesmo sem caridade, mantém viva uma centelha de fé e boa-vontade. Ele não veio perder o pecador nem fazer desesperar ao desviado, mas fazer triunfar o direito e a justiça, isto é, a santidade que Deus quer comunicar, pelos méritos do Messias, a todos os seus eleitos.

    Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para este sábado, 20 de julho, e medite conosco sobre mais uma página do santo Evangelho.

    Más Menos
    6 m
  • Homilia Diária | As características da verdadeira misericórdia (Sexta-feira da 15.ª Semana do Tempo Comum)
    Jul 19 2024

    A misericórdia, ao contrário do que às vezes se pensa, não é um sentimento de “dó” ou de “pena”. Embora tenha relação com os nossos afetos, a misericórdia não se reduz a sentimentalismos vagos; trata-se, na verdade, de uma grande virtude, pela qual nos dispomos a arregaçar as mangas para socorrer de modo eficaz a miséria do próximo.

    Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta sexta-feira, 19 de julho, e conheça as características da verdadeira misericórdia cristã.

    Más Menos
    5 m
  • Homilia Diária | O peso do pecado e o peso do amor (Quinta-feira da 15.ª Semana do Tempo Comum)
    Jul 18 2024

    Cristo, médico das almas, foi enviado pelo Pai para substituir o pesado fardo dos pecados e da concupiscência pelo jugo suave da lei evangélica, dos preceitos da graça e da caridade. A vocação cristã tem, sim, o seu peso, e não seria correto pensar que Jesus nos veio dar uma vida cômoda e sem lutas. Não, a nossa existência sobre a terra é uma constante batalha, mas temos agora, em Cristo Jesus, a armadura da paciência, da humildade e da mansidão, que como uma cota de malha torna suportável toda aspereza e leve toda dificuldade, sofrida docemente por amor a Deus.

    Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta quinta-feira, 18 de julho, e coloque-se sob o abraço acolhedor daquele que clama a todos os homens: “Vinde a mim, e encontrareis descanso”.

    Más Menos
    5 m
  • Homilia Diária | Mártires do Brasil (Memória do Beato Inácio de Azevedo e companheiros mártires)
    Jul 17 2024

    Celebramos hoje a memória do bem-aventurado Inácio de Azevedo e seus companheiros de missão, jesuítas martirizados por corsários calvinistas em 1570 por serem propagadores do verdadeiro Evangelho e filhos fiéis da Santa Igreja Católica.

    Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta quarta-feira, 17 de julho, e conheça a história destes santos mártires que, reinando gloriosos no Céu, rogam para que a fé, que eles aqui vieram pregar, cresça e frutifique sempre no coração do povo brasileiro.

    Más Menos
    5 m
  • Homilia Diária | Nossa armadura na luta contra o maligno (Festa de Nossa Senhora do Carmo)
    Jul 16 2024

    É com grande alegria que a Igreja celebra hoje a Virgem Santíssima sob o doce título de Nossa Senhora do Carmo, a mais bela flor das almas unidas a Deus, armadura inquebrantável para os que lutam ao lado de Cristo, conselho prudente nas incertezas da vida e consolação perpétua nas adversidades desta existência passageira.

    Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta terça-feira, 16 de julho, e imploremos à nossa dulcíssima Mãe que possamos, com ela, participar da bem-aventurança do Céu.

    Más Menos
    5 m
  • Homilia Diária | Amar a Jesus é configurar-se a Ele (Memória de São Boaventura, Bispo e Doutor)
    Jul 15 2024

    Hoje em dia, imaginamos o amor de forma um tanto “romântica”, como se fosse apenas a satisfação de estar com a pessoa amada. Claro, o amor também tem disso; mas ele é antes de tudo uma aliança. De fato, não há verdadeiro amor se não se quer pagar o preço de querer e buscar o bem do amado, importando-se mais com ele do que consigo. No amor há um peso suave porque o amor, se é verdadeiro, é sacrificado, mas nunca é pesado. E isso se aplica também ao Coração amantíssimo de Nosso Senhor.

    Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta segunda-feira, 15 de julho, e peça a intercessão de São Boaventura para que possamos configurar nosso coração ao de Cristo.

    Más Menos
    5 m
  • Homilia Dominical | Padre, seja sacerdote e vítima! (15.º Domingo do Tempo Comum)
    Jul 13 2024

    Ao escolher os Doze Apóstolos e instituir o sacerdócio católico, Nosso Senhor não só lhes deu poderes especiais, mas também os chamou, desde o início, a ter um “estilo de vida” diferente, despojado e feito de renúncias. Por isso, para que um padre se configure verdadeiramente a Cristo, Ele precisa viver constantemente como sacerdote e vítima.

    Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para este domingo e assuma o propósito de rezar pela conversão e santificação dos sacerdotes, a fim de que se ofereçam a Deus como vítimas de amor.

    Más Menos
    24 m
  • Homilia Diária | O tudo de Deus e o nada da criatura (Sábado da 14.ª Semana do Tempo Comum)
    Jul 13 2024

    Entre as muitas verdades que são negligenciadas nos púlpitos, encontra-se o santo temor de Deus. De fato, pouco ou nada se fala a respeito desta realidade, que no passado arrancou tantas almas do pecado e reconduziu-as a melhor vida: Deus é temível, e não só por sua grandeza e poder, mas também porque não há nada que devamos temer mais do que perder a chance de contemplar o Altíssimo face a face no Céu. Pois quem muito ama um tesouro, como não receará perdê-lo para sempre?

    Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para este sábado, dia 14 de julho, e peça a Deus que infunda em sua alma o dom do temor divino.

    Más Menos
    5 m