Episodios

  • Vitória, a segunda capital mais antiga do Brasil
    May 28 2024

    Desde a época de Vasco Fernandes Coutinho, antes mesmo de ser Capital do Estado, Vitória já era alvo de disputa de poder das principais lideranças estaduais. A cidade que hoje é frequentemente citada nos rankings dos melhores lugares para se viver foi fruto dos erros e acertos de diversas gestões, de direita e de esquerda, eleitas democraticamente ou não. Prioridade nos planos dos principais partidos, quem vence eleições na Capital logo se torna uma opção para assumir o governo do Estado. Nesse episódio de "Da Vila ao Espírito Santo", você vai conhecer a história de Vitória desde a fundação, passando pela transformação da provinciana sede do poder, ainda dependente do Sul do Estado, até se tornar o centro da economia capixaba.

    Más Menos
    21 m
  • Vila Velha, a quase capital do Espírito Santo
    May 28 2024

    Berço da colonização do Espírito Santo, Vila Velha passou 300 anos como uma pequena colônia de pescadores, depois que a Capital foi transferida para Vitória. Ponto de veraneio no início do século XX, a cidade se desenvolveu, se industrializou e diante do sufocamento imobiliário da ilha de Vitória, atraiu investimentos e se tornou uma das cidades mais populosas do Estado. Nesse episódio você vai descobrir como foi a ocupação de Vila Velha, conhecer as famílias que dominaram a política da cidade e como ela se tornou um capítulo triste da Ditadura Militar, quando o 38° Batalhão de Infantaria, na Prainha, se tornou a sede da repressão em solo capixaba. Aperte o play e viaje com a gente pela história canela verde!

    Más Menos
    21 m
  • Vila Valério, uma luta de 17 anos para se emancipar
    May 28 2024

    A emancipação de Vila Valério é uma história de determinação de um povoado que por 17 anos se organizou e se movimentou para que um dia pudesse ser um município autônomo. Depois de três tentativas e de armar um esquema de guerra para peitar até a própria Justiça Eleitoral, que quase interrompeu o processo, Vila Valério se emancipou em 1994. A cidade também começou graças a persistência de um líder local, que mesmo após a morte de 50 colegas, enfrentou o surto de malária que havia na região e manteve seu projeto de erguer uma vila. Neste episódio, a gente te conta tudo isso e mais detalhes sobre o município.

    Más Menos
    20 m
  • Vila Pavão, a Pomerânia quente capixaba
    May 28 2024

    Está enganado quem pensa que é só Santa Maria de Jetibá que tem pomerano. Longe do alto das montanhas, no sertão Noroeste capixaba, Vila Pavão é a Pomerânia quente, fundada por esses imigrantes em um clima verdadeiramente tropical, bem diferente do frio ao qual estavam acostumados na Europa. A cidade, além de ter Santa Maria como "irmã", também possui uma "prima" um pouco mais distante, em Rondônia, fruto do incentivo à ocupação da Amazônia durante a ditadura militar, que levou diversos moradores de Vila Pavão para o Norte do país. Neste episódio, a gente te conta esses e outros detalhes da história do município.


    Más Menos
    14 m
  • Viana, das matriarcas do engenho ao faroeste político
    May 28 2024

    No final dos anos 90 e início dos anos 2000, Viana chocou o Estado com assassinatos de vereadores. Em um dos crimes o suspeito de ter encomendado a morte era o então prefeito da cidade. Já no outro, um vereador confessou que mandou matar o colega. Por algum tempo, o município ficou conhecido como terra de pistoleiros e as eleições eram marcadas pela violência. Mas os moradores de Viana também têm do que se orgulhar. O município tem a herança africana do poder pelo matriarcado, em que a mulher é quem chefia a família. Não por acaso, foi a primeira cidade da Grande Vitória a eleger uma mulher como prefeita e tem outras duas prefeitas na história, totalizando 3 gestões femininas. Além disso, Viana, que já teve até praia, foi território de uma das maiores fazendas que o Estado já teve e quela chegou a ser comandada por negros em pleno período da escravidão. A cidade também teve a primeira colônia européia do Espírito Santo. Tudo isso, você vai descobrir neste episódio, então aperta o play e vem viajar pela história do município.

    Más Menos
    23 m
  • Venda Nova do Imigrante, o distrito que desbancou a sede
    May 28 2024

    Venda Nova do Imigrante era só mais um povoado de Conceição de Castelo, de terras consideradas pouco férteis, mas foi a aposta de imigrantes italianos que queriam investir em um pedaço de terra próprio. Juntos, eles mesmos abriram estradas com enxadas e deram origem a um povoado. Neste episódio, você vai conhecer um pouco mais sobre este, que é um dos principais redutos de descendentes italianos do Estado, responsável pela deliciosa e tradicional Festa da Polenta.


    Más Menos
    19 m
  • Vargem Alta e a história de Gentil-Homem, o coronel mais bravo do Espírito Santo
    May 28 2024

    A história de Vargem Alta se mistura com os causos de pistoleiros e anti-heróis que viveram no interior do Estado no início do século XX. Um desses personagens é o coronel Gentil-Homem, amigo das lideranças mais poderosas do Estado que usou a força de capangas para obrigar funcionários de uma ferrovia a desviar a linha de uma estrada de ferro para satisfazê-lo. Essa estrada foi determinante para o desenvolvimento da cidade. Você vai entender tudo neste episódio, que ainda traz outras curiosidades sobre Vargem Alta.

    Más Menos
    17 m
  • Sooretama, a maior reserva de Mata Atlântica do Brasil que quase foi extinta
    May 28 2024

    Sooretama é conhecida hoje por ser um dos maiores redutos preservados de Mata Atlântica no mundo. Foi da reserva, que existe desde antes do município se emancipar, que veio o nome da cidade. Contudo, o maior símbolo da região poderia não existir. A preservação da mata foi fruto de uma intensa batalha entre empresários de madeireiras, a Ditadura Militar e o ambientalista Augusto Ruschi, um dos maiores heróis da preservação do Estado. Quer saber melhor como foi essa guerra de gigantes e conhecer mais detalhes sobre a política e a economia do município? A gente te conta.

    Más Menos
    17 m