Episodios

  • 31 de agosto - Divino, Permanente e Imutável
    Aug 31 2024
    Saiba mais: https://fiel.in/promessaspreciosas

    Versículo do dia: A palavra do Senhor, porém, permanece eternamente. Ora, esta é a palavra que vos foi evangelizada. (1 Pedro 1.25)

    Todos os ensino humanos e, na verdade, todos os seres humanos passarão, assim como a erva da campina. Neste versículo somos assegurados que a Palavra do Senhor tem um caráter diferente, pois ela permanecerá para sempre.

    Neste versículo temos um evangelho divino, pois que outra palavra pode permanecer para sempre, senão aquela que é proferida pelo Deus eterno?

    Neste versículo temos um evangelho que vive para sempre, tão pleno de vitalidade em nossos dias quanto nos dias em que a princípio saiu dos lábios de Deus; tão poderoso para convencer e converter, para regenerar e confortar, para sustentar e santificar, quanto o foi nos primeiros dias em que começou a realizar maravilhas.

    Neste versículo temos um evangelho imutável, que não se mostra hoje como a grama verde e amanhã, como a erva seca; e sim que sempre se revela como a permanente verdade do imutável Jeová. As opiniões dos homens se alteram, mas a verdade confirmada por Deus não pode mudar, assim como é imutável o Deus que a proferiu.

    Neste versículo, portanto, temos um Evangelho no qual podemos nos regozijar, uma verdade sobre a qual podemos apoiar toda a nossa vida. "Eternamente" é uma palavra que inclui a vida, a morte, o julgamento e a eternidade. Glórias sejam dadas a Deus, em Cristo Jesus, por causa da consolação eterna. Alimente-se da Palavra hoje e em todos os dias de sua vida.
    Más Menos
    3 m
  • 30 de agosto - Consolação, Segurança e Satisfação
    Aug 30 2024
    Saiba mais: https://fiel.in/promessaspreciosas

    Versículo do dia: Não está assim com Deus a minha casa? Pois estabeleceu comigo uma aliança eterna, em tudo bem definida e segura. Não me fará ele prosperar toda a minha salvação e toda a minha esperança? (2 Samuel 23.5)

    Este versículo não é somente uma promessa, é também um agregado de promessas, uma caixa de pérolas. A aliança é a arca que contém todas as promessas.

    Estas foram as últimas palavras de Davi, mas podem ser as minhas palavras hoje.

    Neste versículo temos um murmúrio: as coisas não me acontecem ou me sobrevêm conforme eu desejaria; existem provações, pecados e inquietações. Elas tornam duro o meu travesseiro. Neste versículo temos uma consolação: "Estabeleceu comigo uma aliança eterna". Jeová se comprometeu comigo e selou esse pacto com o sangue de Jesus. Estou unido ao meu Deus; e Ele, a mim.

    Este versículo traz à proeminência uma segurança, visto que a aliança é eterna, bem definida e segura. Não há nada a temermos em referência ao decorrer do tempo, ao risco de esquecimento de algum aspecto da aliança ou à incerteza natural das coisas. A aliança é uma rocha de alicerce sobre a qual edificamos para a vida ou para a morte.

    Davi sentiu satisfação; ele não tinha mais falta de deleite ou de salvação. Davi estava livre e sentiu grande prazer. A aliança divina é tudo que o homem pode desejar.

    Ó minha alma, volta-te hoje ao teu Senhor Jesus, a quem Deus ofereceu para ser uma aliança para seu povo. Recebe-O para ser completamente teu.
    Más Menos
    3 m
  • 29 de agosto - Refrigério Abundante
    Aug 29 2024
    Saiba mais: https://fiel.in/promessaspreciosas

    Versículo do dia: A sua alma será como um jardim regado. (Jeremias 31.12)

    Oh! que a nossa alma esteja sob os cuidados da cultivação celestial, para que não seja mais um deserto, e sim um jardim do Senhor! Protegida da ruína, murada ao redor pela graça divina, plantada pela instrução, visitada pelo amor, capinada pela disciplina celestial e guardada pelo poder de Deus, uma alma está preparada para produzir fruto para o Senhor.

    Entretanto, um jardim pode tomar-se ressecado pela falta de água; então, todas as suas plantas murcham e, assim, estão aptas a morrer. Ó minha alma, esta poderia ser a tua situação, se o Senhor te abandonasse! No Oriente, um jardim sem água logo deixa de ser um jardim; nada pode crescer, amadurecer ou mesmo viver. Quando a irrigação é mantida no jardim, o resultado é encantador. Oh! que nossas almas sejam regadas, de maneira uniforme, pelo Espírito Santo; tendo cada parte do jardim o seu próprio córrego; vindo com abundância uma irrigação suficiente sobre cada árvore e cada planta, sem importar quão sedentas elas estejam; cada hora trazendo continuamente não apenas o seu calor, mas também o seu frescor; desse modo, recebendo sabiamente cada planta o que necessita! Em um jardim, podemos perceber através do vigor da vegetação onde a água está fluindo; e logo percebemos que o Espírito de Deus está vindo até ali.

    Ó Senhor, rega-me hoje e faze-me produzir para Ti frutos abundantes, por amor a Jesus. Amém.
    Más Menos
    2 m
  • 28 de agosto - Em Qualquer Circunstância
    Aug 28 2024
    Saiba mais: https://fiel.in/promessaspreciosas

    Versículo do dia: Eu, porém, invocarei a Deus, e o SENHOR me salvará. (Salmos 55.16)

    Sim, eu tenho de orar ... e o farei. O que mais e melhor eu posso fazer? Traído, esquecido, entristecido, abatido, ó meu Senhor, eu Te invocarei. Minha Ziclaque está em cinzas, e os homens falam em apedrejar-me; porém, eu fortaleço meu coração no Senhor, que me sustentará através dessa provação, assim como já o fez em muitas outras. Jeová me salvará, estou certo disso e declaro a minha fé.

    O Senhor, e ninguém mais, há de salvar-me. Não desejo qualquer outro ajudador e não confiaria no braço de carne, ainda que pudesse. Eu O invocarei no entardecer, pela manhã e ao meio-dia; não procurarei a ninguém mais, pois Ele é todo suficiente.

    Não posso imaginar como Ele me salvará, mas sei que Ele o fará, na melhor e mais segura maneira; no mais amplo, verdadeiro e completo sentido. Dessa aflição e de quaisquer outras por vir, o grande Eu Sou me livrará, tão certo quanto Ele vive. E, quando a morte chegar juntamente com todos os mistérios da eternidade que a acompanharão, isto continuará sendo verdade: "O Senhor me salvará". Este será o meu cântico durante todo este dia. Isto não é semelhante a um fruto maduro na árvore da vida? Eu o comerei. Oh! quão doce ele é ao meu paladar!
    Más Menos
    2 m
  • 27 de agosto - Homens Escolhidos
    Aug 27 2024
    Saiba mais: https://fiel.in/promessaspreciosas

    Versículo do dia: Provei-te na fornalha da aflição. (Isaías 48.10)

    Há muito tempo, fixei este versículo diante de meus olhos, na parede de meu quarto; em diversas maneiras, ele também foi escrito em meu coração. Ser escolhido por Deus não é algo insignificante. A escolha divina torna seletos os homens escolhidos. É melhor ser o escolhido de Deus do que o escolhido de toda uma nação. Esse privilégio é tão eminente, que aceitamos com alegria qualquer desvantagem vinculada a ele, assim como os judeus que comiam ervas amargas por amor ao Cordeiro Pascal. Nós escolhemos a fornalha, visto que Deus ali nos provou.

    Somos escolhidos como um povo aflito e não como um povo próspero; escolhidos não no palácio e sim na fornalha. Na fornalha, a beleza é desfigurada, a aparência é destruída, a força é diluída, a glória é consumida. Apesar disso, na fornalha da aflição o amor eterno revela seus segredos e declara suas escolhas. E isso tem acontecido conosco. No tempo das provações mais intensas, Deus nos tornou evidente a nossa chamada e a nossa eleição. Nessa ocasião, escolhemos o Senhor para ser o nosso Deus; Ele, por sua vez, nos mostrou que certamente somos os seus eleitos. Portanto, se hoje a fornalha fosse acesa sete vez mais quente, não a temeríamos, pois o glorioso Filho de Deus andará conosco em meio às chamas incandescentes.
    Más Menos
    2 m
  • 26 de agosto - O Crente de Consciência Tranquila
    Aug 26 2024
    Saiba mais: https://fiel.in/promessaspreciosas

    Versículo do dia: Julgarei entre ovelhas e ovelhas. (Ezequiel 34.22)

    Algumas ovelhas são gordas, robustas e, por essa razão, indelicadas para com as mais fracas. Este é um pecado grave e causa muita tristeza. Aqueles safanões com os ombros e com a barriga, aqueles empurrões das doentes, com os chifres, são meios desagradáveis usados para ofensa, na assembléia dos que professam ser crentes. O Senhor toma nota desses atos soberbos e maldosos, e se mostra bastante irado por causa de tais atos, visto que Ele ama as ovelhas fracas.
    O leitor é uma dessas ovelhas rejeitadas? Você é um daqueles que lamenta em Sião e está marcado por causa de sua consciência tenra? Os seus irmãos o julgam com severidade? Não fique ressentido pela conduta deles. Acima de tudo, não revide com safanões e empurrões. Entregue o assunto nas mãos do Senhor. Ele é o Juiz. Por que devemos nos intrometer em um de seus ofícios? Ele decidirá com mais retidão do que somos capazes de julgar. Seu tempo de julgamento é o melhor; e não devemos nos apressar para antecipá-lo.

    O opressor que tem o coração endurecido deve tremer ante essa verdade. Embora no presente ele trate alguém com crueldade e permaneça impune, todas as suas palavras severas são anotadas; e de cada uma delas ele prestará contas no tribunal do Juiz Supremo. Tem paciência, ó minha alma!

    Tem paciência! O Senhor conhece a tua aflição. Ele tem compaixão de ti.
    Más Menos
    2 m
  • 25 de agosto - Alimento e Descanso
    Aug 25 2024
    Saiba mais: https://fiel.in/promessaspreciosas

    Versículo do dia: Eu mesmo apascentarei as minhas ovelhas e as farei repousar, diz o SENHOR Deus. (Ezequiel 34.15)

    Sob os cuidados do pastorado do Senhor, os crentes são plenamente alimentados. O alimento deles não é uma porção de meros pensamentos humanos, vazios e insatisfatórios. O Senhor os alimenta com a sólida e consistente verdade da revelação divina. Nas Escrituras existe verdadeiro nutriente para a alma, trazido ao coração por intermédio do Espírito Santo. O Senhor Jesus, Ele mesmo, é o verdadeiro alimento que sustenta a vida dos crentes. Neste versículo, nosso grande Pastor promete que Ele mesmo nos dará essa nutrição sagrada. Se no dia do Senhor, nosso pastor terreno está com as mãos vazias, isto não acontece com nosso Senhor.

    Depois de ter sido nutrida com a verdade sagrada, a mente descansa. Aqueles que Jeová alimenta encontram-se tranquilos. Nenhum cão os inquietará; nenhum lobo os devorará; nenhuma tendência inquietante os perturbará. Eles se deitarão e farão a digestão do alimento que têm saboreado. As doutrinas da graça não apenas sustentam; elas também consolam. Nelas temos os recursos para edificarmos nossa vida espiritual e repousarmos. Se os pregadores não nos oferecem descanso, olhemos para o Senhor em busca de descanso.

    Hoje, que o Senhor nos alimente no pasto de sua Palavra e nos faça repousar nEle. Que esse dia não seja marcado por qualquer tolice, nem por qualquer inquietação, e sim por meditação e paz.
    Más Menos
    2 m
  • 24 de agosto - Deus Está Acima de toda a Filosofia Humana
    Aug 24 2024
    Saiba mais: https://fiel.in/promessaspreciosas

    Versículo do dia: Pois está escrito: Destruirei a sabedoria dos sábios e aniquilarei a inteligência dos instruídos. (1 Coríntios 1.19)

    Este versículo é uma ameaça para o homem sábio nas coisas do mundo, mas para o crente simples é uma promessa. Aqueles que se declaram instruídos estão sempre procurando reduzir a nada a fé do crente humilde, porém falham em suas tentativas. Seus argumentos sucumbem; suas teorias caem sob o seu próprio peso; suas maquinações bem elaboradas se revelam antes mesmo de cumprirem seus objetivos. O antigo evangelho ainda não se extinguiu, nem será extinto, enquanto o Senhor viver. Se o antigo evangelho pudesse ter sido aniquilado, teria desaparecido da face da terra há muito tempo.

    Não podemos destruir a sabedoria dos sábios deste mundo, nem devemos tentar fazê-lo, pois esta obra se encontra em mãos melhores. O Senhor mesmo disse: "Destruirei"; e Ele nunca decide em vão. Duas vezes neste versículo o Senhor declara seu propósito; podemos descansar certos de que Ele jamais se afastará desse propósito.

    Que admirável aniquilamento da filosofia e do pensamento moderno o Senhor realiza, quando põe suas mãos a esta obra! Deus transforma em nada aquilo que tem aparência excelente. Ele destrói completamente a madeira, o feno e palha. Está escrito que o Senhor o fará; portanto, Ele realmente o fará. Ó Senhor, não Te demores a fazê-lo. Amém e amém!
    Más Menos
    2 m