Episodios

  • #11 FOmE X Fidel Évora
    Feb 19 2024

    Neste episódio o nosso convidado é Fidel Évora, artista visual que se expressa sobretudo através da serigrafia.

    Falamos sobre como tudo começou: do desenho obsessivo à arte urbana, o design gráfico como percurso académico e parte da vida profissional até ao encontro com a serigrafia. 

    Desvendamos o que está conceptualmente por trás das suas imagens fantasmagóricas- da influência da literatura, da filosofia (sobretudo Susan Sontag) até aos arquivos fotográficos e a memória colonial e pós colonial.

    Num percurso marcado por muitas colaborações com outros artistas ( Silly, Martim Sousa Tavares, Myrica até SlowJ) falamos sobre os desafios e as desculpas para criar em conjunto. 

    E falamos também sobre...correr!

    Pod cast editado por Hugo Martins.

    Más Menos
    57 m
  • #11 João Fortuna e Huesos del Niño MOVIMENTOS PENDULARES
    Jan 9 2024

    MOVIMENTOS PENDULARES é o novo projeto da FOmE que junta artistas visuais e músicos para criarem instalações artísticas com componente sonora. Estes têm momentos especiais de ativação através de concerto ao vivo. 

    A primeira dupla deste projeto é João Fortuna e Huesos del Niño. 

    Neste episódio falamos sobre como, em 2019, começamos o nosso caminho conjunta: João Fortuna e FOmE e como foi o processo de criação deste projeto tão singular no percurso de ambos os criadores. 

    Um projeto que começou com um desejo de mudança da FOmE para deixar de ser primeiramente um projeto editorial. E que encontrou na história e património da ferrovia o fio condutor para a criação. 


    Ficha técnica MOVIMENTOS PENDULARES

    Instalação: João Fortuna e Huesos del Niño

    Gravação e masterização: Hugo Martins

    Gestão de Projeto: Margarida Mata

    Design: Pedro Faria Cunha

    Uma produção FOmE, Co-Produção A Gráfica e Município de Setúbal, Apoio

    Câmara Municipal de Palmela, Junta de Freguesia de Pinhal Novo e Museu A

    Estação.

    Más Menos
    33 m
  • #10 especial MAPS
    Jul 29 2022

    A Participação Comunitária em espectáculos - experiências na A Gráfica. Um episódio especial que junta à mesa quatro participantes comunitários de residências artísticas no centro de criação artística em Setúbal.

    Gravado ao vivo durante a Mostra de Artes Performativas em Setúbal

    Más Menos
    1 h y 22 m
  • #9 Os Conceitos da Patrõa
    Apr 6 2022

    Numa mesa longa juntamos Elianyuri e Catarina Ferreira (antropologa, doula e mãe de quatro) para uma conversa sobre os conceitos da instalação Patrõa.

    Aprofundamos questões em torno do trabalho doméstico não remunerado.

    A complexidade das tarefas domésticas que extrapolam para questões afetivas e de acompanhamento das necessidades específicas de cada membro da família.

    Os papeis de género que, pela sua ancestralidade, acabam por formatar a vivência doméstica e a forma como cada membro da família prioriza as tarefas.

    A importância da saúde mental das Patrõas que acabam por ter uma pressão sem fim devido aos seus vários papeis na sociedade.

    A relação entre as assimetrias domésticas e económicas e sociais no mundo capitalista, apesar da tranversalidade desta problemática em termos sociais e culturais.

    Apontamos caminhos que podem ser trilhados para uma mudança a longo prazo.

    Esta conversa decorreu no CRJ do Pinhal Novo no âmbito do programa Março A Partir, uma iniciativa do Município de Palmela. CALEIDOSCÓPIO FOmE é um projeto apoiado pelo Ministério da Cultura / DGArtes.

    Más Menos
    41 m
  • #8 Próximos Passos
    Mar 20 2022

    Este é um episódio especial, só com o Pedro e a Margarida, em que anunciamos as novidades da FOmE, nova revista, novos artistas, exposição, concertos, instalações. Partilhamos, ainda, uma notícia que nos deixou muito felizes há umas semanas.


    Más Menos
    13 m
  • #7 FOmE X André Neves
    Mar 3 2022

    O André Neves apresenta-se como um polímata – palavra que define quem estudou e sabe muitas coisas ou muitas ciências.

    Falamos sobre a multiplicidade de expressões que o André explora e a sua formação entre artes visuais e música.

    Recordamos como conhecemos o trabalho do André, tendo a exposição de esculturas sonoras , em 2018, no Museu da Música Mecânica, como catalisador do nosso encontro.

    Há alguns, sob o pseudônimo de George Silver, tem dedicando-se sobretudo à criação e produção musical. Tendo uma profusão criativa surpreendente no ano passado, lançou entre álbuns e Eps, dez originais, resguardados na sua editora Panamá Papers.

    O seu projeto “A emissão” é um projeto artístico com pretensões radiofónicas, lançado recentemente e é uma grande fonte de produção e co-criação com outros artistas.

    A relação do artista com o Barreiro é indissociável da sua identidade artística. Conversamos um pouco também sobre o facto de ser artista residente na ADAO há quase uma década.

    Ultimamente tem vindo também a explorar a rádio como plataforma de criação, inclusivamente no seu programa na Rádio Quântica.

    Falamos sobre os próximos passos na criação do André que também recomenda duas das suas músicas para início de exploração do trabalho para quem não o conhece: “vira nas nuvens” e “quero café” .

    Na rúbrica do Pedro AKA as “recomendações” o André recomenda o trabalho de Italo Calvino (um dos autores que mais gostava de ter conhecido), a música “all of a sudden” de Laraaji e o filme “Sinédoque, Nova Iorque”. O Pedro recomenda o filme “The Rover”. A Margarida recomenda a exposição de Barbara Wildenboer na Galeria “This is not a white cube” e os próximos concertos do Pedro.

    Mais uma vez este episódio é gravado e editado pelo Hugo Martins.

    Para apoiar a FOmE, no mês de março e mais importante é estarem connosco, nos eventos que vamos promover ao longo deste mês.

    Más Menos
    33 m
  • #6 FOmE X Mafalda Gonçalves
    Feb 24 2022

    Podcast FOmE X Mafalda Gonçalves

    No penúltimo episódio desta primeira temporada falamos com a Mafalda Gonçalves, pintora, sobretudo muralista, que iniciou o seu trabalho de arte pública em 2020.

    Falamos sobre o percurso formativo da Mafalda que passa pela fotografia, ilustração, desenho e pintura.

    A importância de encontrar uma comunidade no campo das artes.

    O porquê de ter começado por fazer retratos,

    O peso da técnica e das referências clássicas no seu trabalho,

    A relação do trabalho da Mafalda com a paisagem,

    A pintura em locais abandonados,

    Na rubrica das recomendações a Mafalda refere a exposição do Daniel Artur na Ordem dos Médicos, o trabalho dos restantes membros do coletivo Monotongo- Zé Carvalheiro, Gabriela Pedro e Ramiro Antunes; A exposição de Mariana Duarte Santos na Underdogs e de Gerard Fromanger no Museu Berardo. Em termos de séries de TV a Mafalda anda sobretudo a ver produções asiáticas. O Pedro recomenda a exposição Outras Grafias organizada pelo Sul e Sueste patente no unrealcities no Barreiro. A Margarida recomenda a exposição do Rui Pedro Jorge na Galeria 111.

    Como sempre este episódio foi gravado e editado pelo Hugo Martins.

    Para apoiar a FOmE podes sempre comprar uma revista, um saco ou uma t-shirt. Também podes partilhar os nossos posts e dar estrelas (cinco) no Spotify.


    Más Menos
    35 m
  • #5 FOmE X Elianyuri
    Feb 17 2022

    Ep.4 FOmE X Elianyuri

    Esta semana o nosso convidado é o Elianyuri, artista e artesão chileno que criou o projeto Patrõa, o grande centro desta nossa conversa.

    A última FOmE, onde o Ian figura, é uma revista feita de fora para dentro, que já nos conhecíamos antes.

    Falamos sobre as origens do Ian na Patagónia e como o ambiente onde cresceu influencia o seu trabalho de forma de estar.

    A Patrõa é uma instalação pública - homenagem à sua mãe e a várias outras mães que ajudam a construir uma sociedade. Esta é também entendida como uma forma de reconciliar-se com as suas origens e reconhecer a sua identidade.

    Apesar de autorreferencial, Patrõa procura alavancar uma discussão mais global sobre a assimetria do trabalho doméstico entre géneros e por isso está assente nalguns estudos portugueses e internacionais que problematizam o tema. 

    Problematizamos a questão de ser um homem a escolher trabalhar este tema e como a arte é sempre um gesto político mas neste caso é sobretudo uma questão pessoal.

    Afloramos a questão rua versus galeria, e como o contexto social também determina essa escolha no trabalho do Ian.

    Terminamos com os planos do Ian para 2022, um ano que se adivinha bem cheio de projetos de instalação de rua. 

    Pelo meio ainda fizemos um momento publicitário à Ghost Creative Productions que proporcionou este encontro FOmE e Elianyuri e fizeram a produção inicial da Patrõa.

    O Elianyuri recomenda conhecermos o trabalho do artista Norton Maza, exposição do Letreiro Galeria, música banda sonora do Encanto e os Explosions in the Sky. O Pedro sugere a série The Boys.  A Margarida recomenda a nova revista do Gerador. 

    Como sempre este episódio é gravado e editado pelo mágico do som Hugo Martins.

    Para apoiar a FOmE podes encomendar uma revista, um saco ou um print. Vir aos nossos eventos ou partilhar as nossas publicações nas tuas redes.

    Más Menos
    55 m