Episodios

  • Ações de emergência nos salvamentos de acervos nas enchentes do Rio Grande do Sul com Eduardo Hahn - T04E08
    Aug 21 2024

    No 8º episódio da 4ª temporada do Farol Podcast, seguimos abordando temas relacionados à trágica enchente que atingiu o Rio Grande do Sul neste ano. A faroleira Letícia Heinzelmann conversou com o arquiteto Eduardo Hahn, atualmente diretor do Departamento de Memória e Patrimônio da Secretaria Estadual da Cultura do Rio Grande do Sul (Sedac-RS).

    Nosso convidado relatou as ações de emergência realizadas para salvamentos de acervos e patrimônios em meio às cheias, e também perspectivas para salvaguardar a memória da histórica enchente de 2024. Ao longo do episódio, relatou como se deu o resgate de coleções do Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli (Margs), Memorial do Rio Grande do Sul, Museu Estadual do Carvão, Casa de Cultura Mario Quintana, entre outros equipamentos culturais administrados pela Sedac-RS.

    Você pode encontrá-lo em:

    http://lattes.cnpq.br/7926718576603621

    Más Menos
    31 m
  • Preservação do Patrimônio Arqueológico em contexto de desastres naturais com Neli Teresinha Galarce Machado - T04E07
    Aug 7 2024

    No 7º episódio da 4ª temporada do Farol Podcast é mais um episódio em que abordamos temas relacionados à trágica enchente que atingiu o Rio Grande do Sul neste ano. Os faroleiros Lucas George Wendt e Marcelo Aguiar conversaram com a Historiadora e Arqueóloga Neli Teresinha Galarce Machado, atualmente é professora titular da Universidade do Vale do Taquari (UNIVATES), onde pesquisa e orienta no Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento (PPGAD) e do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGENSINO). Seus principais temas de pesquisa incluem arqueologia, história, arqueologia da paisagem, história ambiental, patrimônio cultural, educação patrimonial, acervos e documentos, história regional e cultura material.

    Nossa convidada primeiramente explicou sobre como é a Arqueologia no Estado do Rio Grande do Sul, seu desenvolvimento, o que se estuda, quem estuda, onde ela estuda, para nivelar os ouvintes em relação ao assunto principal deste episódio: de que forma as enchentes de fato influenciam na descoberta de novos sítios ou artefatos arqueológicos. Ao longo do episódio dentre os assuntos, Neli reforçou a importância de informar a população de que forma agir quando encontrarem um artefato arqueológico ou um local de interesse histórico e arqueológico. A pesquisadora esclarece que se deve entrar em contato quando isto ocorrer com a superintendência do Instituto do Patrimônio Artístico e Nacional (IPHAN), localizado no centro de Porto Alegre.

    Siga as redes sociais da nossa convidada

    Instagram: @neligalarce

    E você pode encontrá-la também em:

    http://lattes.cnpq.br/6666207712034183

    Más Menos
    48 m
  • Arquivos Pessoais nas enchentes do Rio Grande do Sul com Leticia Brandt Bauer - T04E06
    Jul 24 2024

    O 6° episódio da 4ª temporada do Farol Podcast é mais um episódio em que abordamos temas relacionados à trágica enchente que atingiu o Rio Grande do Sul neste ano. O faroleiro Lucas Petry conversou com a historiadora Leticia Brandt Bauer, que atualmente é professora no Departamento de História da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.


    Nossa convidada, ao longo do episódio, explica o que são acervos pessoais na perspectiva da História e a importância de perceber o processo de guarda e de organização, a nível individual ou familiar e sua relação afetiva. Leticia observou, durante estes meses de momentos tristes que ocorreram em nosso Estado, um movimento nas redes sociais de compartilhamento de acervos pessoais, um conjunto de itens que variam em suporte e quantidade, e como foram retratados, mencionados em uma dimensão saudosa, das pessoas mostrando como esses vetores de memória foram afetados e como isso impactou a população. Sendo esses vetores ponto de partida para lembrarmos de pessoas e eventos, pois a memória é um elemento fundamental da nossa identidade, a entrevistada reflete sobre a importância de um olhar atento para a perda, e como a falta de museus e arquivos adequados em municípios, especialmente no interior do Estado, impactam na preservação da história local.


    Siga as redes sociais de nossa convidada

    Instagram: @lelebauer

    E você pode encontrá-la também em:

    http://lattes.cnpq.br/1487251536172132


    Notícias citadas ao longo do episódio:

    'Foi assustador': carta de 83 anos detalha estragos da grande enchente de 1941 no Rio Grande do Sul

    https://www.bbc.com/portuguese/articles/c2898rxg1j9o


    Aposentado tenta recuperar 17 mil folhas de diários atingidas pela enchente: "Faz parte da minha vida e da minha família”

    https://encurtador.com.br/jXXmR

    Más Menos
    42 m
  • Ciência Cidadã em contextos de desastres naturais com Sofia Royer Moraes - T04E05
    Jul 3 2024

    O 5º episódio da 4ª temporada do Farol Podcast é mais um episódio em que abordamos temas relacionados à trágica enchente que atingiu o Rio Grande do Sul neste ano. O faroleiro Lucas George Wendt conversou com a Engenheira Ambiental Sofia Royer Moraes, que atua como professora nos cursos de Engenharia na Universidade do Vale do Taquari (UNIVATES). Sua pesquisa no doutorado se dedica ao campo de eventos extremos hidrológicos.

    Nossa convidada, ao longo do episódio, debateu sobre como a Ciência Cidadã em contextos de desastres naturais pode ser uma ferramenta de sensibilização das vulnerabilidades das pessoas em relação ao ambiente em que elas ocupam. No decorrer do episódio explicou sobre as tipologias e contextos de desastres naturais que acontecem no Brasil para compreendermos a situação vivenciada no Estado do Rio Grande do Sul. A partir das cheias que atingiram o estado, um esforço conjunto de universidades, está em andamento, o mapa cidadão, uma iniciativa criada de reunir as informações prestadas pela população sobre as áreas e com o objetivo de embasar estudos científicos e também trabalhos técnicos para potencialmente no futuro mitigar os efeitos de desastres similares. Os primeiros pontos coletados já estão disponíveis para livre acesso.

    Por conta do assunto abordado neste episódio deixaremos dois links para acesso:

    https://www.univates.br/noticia/35179-mapa-cidadao-recebe-primeiras-contribuicoes-da-populacao-confira-os-pontos-ja-identificados-no-rs

    https://www.univates.br/noticia/34852-nota-tecnica-elaborada-com-contribuicao-da-populacao-local-apresenta-extensao-da-cheia-do-rio-taquari-em-setembro-de-2023

    Siga as redes sociais da nossa convidada

    Instagram: @sofiaroyermoraes

    E você pode encontrá-la também em:

    http://lattes.cnpq.br/8166911265823376

    Más Menos
    36 m
  • Memórias sobre a enchente de 1941 com Luis Fernando Herbert Massoni - T04E04
    Jun 19 2024

    No 4º episódio da 4ª temporada do Farol Podcast é mais um episódio em que abordamos temas relacionados à trágica enchente que atingiu o Rio Grande do Sul neste ano. O faroleiro Lucas George Wendt conversou com o Bacharel em Biblioteconomia e em Museologia Luis Fernando Herbert Massoni que realiza, desde 2023, estágio pós-doutoral em Ciência da Informação (PPGCIN/UFRGS). Tem especial interesse nas temáticas: memória social, informação e cidades contemporâneas, cidade virtual, cidade digital, memória digital/virtual, memórias da cidade, imaginários urbanos, entre outros.

    Nosso convidado, ao longo do episódio, debateu sobre as memórias da enchente de 1941 em Porto Alegre, traçando um paralelo com a região do Vale do Taquari, também afetada por estes dois eventos, o de 1941 e o de 2024. Ao longo do episódio Luis Fernando Massoni explora uma memória sobre a vivência afetiva do lugar que está além da dita memória histórica, mas que recorre para a História para entender os processos contemporâneos da cidade e as práticas informacionais que nós temos com o lugar. O pesquisador propõe refletir que Porto Alegre queremos para projetar nossos sonhos e utopias, propondo que os eventos climáticos sirvam para replanejar uma cidade cada vez mais democrática.


    Siga as redes sociais do nosso convidado

    Instagram: @luisfernandomassoni

    E você pode encontrá-lo também em:

    http://lattes.cnpq.br/1991208472616105


    Más Menos
    44 m
  • Sistema de proteção contra cheias de Porto Alegre: o Muro da Mauá com Ligia Maria Bergamaschi Botta - T04E03
    Jun 5 2024

    No 3º episódio da 4ª temporada do Farol Podcast começamos a abordar temas relacionados à trágica enchente que atingiu o Rio Grande do Sul neste ano. A faroleira Letícia Heinzelmann conversou com a arquiteta e urbanista Ligia Maria Bergamaschi Botta, que foi supervisora de Planejamento Urbano na Secretaria de Planejamento de Porto Alegre e professora da Faculdade de Arquitetura da UFRGS. Além de testemunhar a construção do Muro da Mauá na década de 1970.


    Nossa convidada, ao longo do episódio, debateu sobre o sistema de proteção contra cheias e suas necessidades de manutenção e a importância de preservar marcos de memória sobre as enchentes diante da vulnerabilidade geográfica da cidade de Porto Alegre. Por fim, se o Muro da Mauá poderia cumprir a função de antimonumento, um patrimônio que nos confronta cotidianamente para a reflexão e a prevenção de tragédias climáticas, que podem ser evitáveis.

    Siga as redes sociais da nossa convidada

    Instagram: @bergamaschibotta

    E você pode encontrá-la também em:

    https://www.linkedin.com/in/ligia-maria-bergamaschi-botta-33980734/

    https://lmbbotta.wixsite.com/bottaebergamaschi/escritorio

    Más Menos
    44 m
  • Políticas de memória, patrimônio e preservação digital com a Maria de Fátima Duarte Tavares - T04E02
    May 29 2024

    [INFORMAÇÃO] Este episódio foi gravado antes da calamidade pública que está ocorrendo no Estado do Rio Grande do Sul.

    ---

    No 2º episódio da 4ª temporada do Farol Podcast as faroleiras Amanda Witt e Magda Almada conversaram com a arquiteta Maria de Fátima Duarte Tavares que atualmente é Analista em Ciência e Tecnologia no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). Maria de Fátima Tavares atuou no campo da preservação do Patrimônio Cultural como técnica do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Tem experiência na área de arquitetura e urbanismo com ênfase em história urbana, pesquisando os temas cidade de cultura, indústria, paisagem e exposições.

    Nossa convidada ao longo do episódio relata sobre a importância de tornar obras e acervos raros mais acessíveis por meio da digitalização. Salienta que as instituições detentoras de acervos raros necessitam ter políticas de preservação tendo como premissa que suas obras devem ser públicas, mesmo aquelas com acesso mais restrito. Disponibilizando de forma digital estas obras raras ampliam as possibilidades de conhecimento do seu público, e assim as instituições de memória reconhecem a raridade do seu próprio acervo.

    Aqui você pode saber mais sobre a nossa convidada: http://lattes.cnpq.br/7471923988151737

    Más Menos
    53 m
  • Políticas públicas na área museal com Fernanda Santana Rabello de Castro - T04E01
    May 21 2024

    [INFORMAÇÃO] Este episódio foi gravado antes da calamidade pública que está ocorrendo no Estado do Rio Grande do Sul. O 8º Fórum Nacional de Museus que nossa convidada cita no episódio teve sua data modificada, de agosto para novembro de 2024 em Fortaleza no Ceará.

    ---

    O pontapé inicial da 4ª temporada do Farol Podcast é com uma convidada muito especial. A faroleira Juniper Garay e o faroleiro Marcelo Aguiar conversaram com Fernanda Santana Rabello de Castro, que atualmente é Presidenta do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Fernanda Castro realiza pesquisas em políticas públicas de museus e de educação museal, trabalhando com pesquisa de público, avaliação, formação de educadores, elaboração de programas, projetos e ações educativas museais.

    Nossa convidada ao longo do episódio faz um balanço desde que assumiu a presidência do IBRAM em 2023 e sobre os 15 anos do Instituto, que surgiu para consolidar o modo de fazer do próprio setor museal. Reforça sobre a consolidação da participação social para o fortalecimento do Ibram, além de abordar suas experiências sobre uma política pública na perspectiva da integração entre educação e cultura. Abordou também o Dia Internacional dos Museus (18 de maio) e seu tema anual, “Museus, educação e pesquisa”, avaliando o papel da educação museal no século XXI tendo em vista o conceito de museu aprovado em 2022 pelo Conselho Internacional de Museus.

    Siga as redes sociais da nossa convidada e do IBRAM!

    Instagram: @fesantanacastro / @museusbr

    E você pode encontrá-la também em: http://lattes.cnpq.br/5527977130310323

    Más Menos
    56 m