Episodios

  • #118 - Bolsonaro colocou a cara no fogo por Milton Ribeiro e saiu queimado
    Mar 29 2022
    As demissões do governo Jair Bolsonaro, a censura no show do Lollapalooza, em São Paulo, e a saída de Eduardo Leite do governo do Rio Grande do Sul são os temas centrais deste podcast. Lauro Jardim e Fernando Gabeira comentam a exoneração do ministro da Educação, o pastor Milton Ribeiro, que deixa o governo em meio a denúncias de corrupção. O pastor é o quarto ministro da pasta a deixar o governo, e sua saída ocorre dias depois de o presidente falar publicamente que colocava "a cara no fogo" pelo ministro. A queda de Ribeiro aconteceu no mesmo dia em que Bolsonaro demitiu o presidente da Petrobras, Joaquim Silva e Luna, em meio à pressão por conta do aumento do preço dos combustíveis. No fim de semana, o PL, partido do presidente, entrou com ação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pedindo o fim de manifestações políticas no Lollapalooza. Para os colunistas, a tentativa de censura foi uma "pataquada" do ministro Raul Araújo. Lauro e Gabeira também analisam a renúncia de Eduardo Leite do governo do RS. Para eles, o gaúcho alimenta o sonho de ser o candidato da terceira via nas eleições de 2022.
    Más Menos
    33 m
  • #117 - ‘O Telegram atuava no Brasil como se estivesse num terreno baldio’
    Mar 22 2022
    Os colunistas Lauro Jardim e Fernando Gabeira comentam neste podcast os desdobramentos da decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, que suspendeu o funcionamento do Telegram no Brasil na semana passada. No domingo, dia 20, ele revogou a decisão e afirmou que as determinações impostas às plataformas foram integralmente cumpridas, permitindo a volta do funcionamento do aplicativo. Para Lauro e Gabeira, o bloqueio serviu como ultimato para forçar a plataforma a criar um canal de comunicação com a Justiça brasileira. Até então, na opinião deles, o Telegram atuava no Brasil como se estivesse "num terreno baldio". Os colunistas também falam de liberdade de expressão e dos esforços do Tribunal Superior Eleitoral para reduzir as fake news nas eleições de 2022.
    Más Menos
    28 m
  • #116 - Bolsonaro e o setor mais atrasado do agronegócio usam o pretexto da guerra para 'passar a boiada' na Amazônia
    Mar 15 2022
    Neste podcast, Lauro Jardim e Fernando Gabeira analisam as consequências da alta dos preços combustíveis na economia e na política do país. A escalada nos preços provacada pela alta do preço do barril do petróleo no mercado internacional levou a Petrobras a anunciar na semana passsada  reajuste de 18,77% na gasolina, 24,9% para o diesel e 16,06% para o gás de botijão. Os efeitos, além de econômicos, podem trazer mais obstáculos ao presidente Jair Bolsonaro em sua campanha para reeleição. Lauro e Gabeira também conversam sobre o desastroso projeto de mineração em terras indígenas. O plenário da Câmara dos Deputados aprovou o regime de urgência para a tramitação do PL 191/2020, que libera a mineração, a construção de hidrelétricas e a plantação de transgênicos em terras indígenas. Além de Bolsonaro, um dos principais entusiastas do projeto é o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL). Ele anunciou que será criado um grupo de trabalho composto por 20 parlamentares - treze da bancada da maioria e 7 da minoria - para discutir o texto do PL durante um período de 30 dias.  Para os colunistas, a obsessão de Bolsonaro é legalizar o garimpo e a mineração na Amazônia. O presidente e o setor mais atrasado do agronegócio usam o pretexto da guerra para ‘passar a boiada’ na Amazônia.
    Más Menos
    30 m
  • #115 - A invasão russa e as barbaridades sexistas ditas pelo deputado Mamãe Falei na Ucrânia
    Mar 8 2022
    A invasão russa está entrando na segunda semana e neste podcast os colunistas Lauro Jardim e Fernando Gabeira analisam os efeitos da guerra no país. O preço do barril de petróleo no mercado internacional bateu 139 dólares e as consequências na alta da inflação foram imediatas. O presidente Jair Bolsonaro, por sua vez, aproveitou para tirar da gaveta uma de suas maiores obsessões: o projeto de lei que permite a exploração de minério em terras indígenas. Lauro e Gabeira também comentam os áudios sexistas enviados a integrantes do Movimento Brasil Livre (MBL) pelo deputado Arthur do Val, que se desfiliou do Podemos nesta terça-feira, dia 8. Conhecido como Mamãe Falei, Arthur afirmou que mulheres refugiadas são "fáceis porque são pobres”.
    Más Menos
    25 m
  • #114 - A guerra da Ucrânia e a posição patética do governo brasileiro
    Mar 2 2022
    Há uma semana as tropas russas invadiam a Ucrânia dando início a primeira guerra em solo europeu desde 1945. O conflito já deixou mais de seis mil mortos e milhares de desabrigados. A Rússia sofreu fortes sanções econômicas e centenas de pessoas foram as ruas ao redor do mundo protestar contra a invasão. Neste podcast, os colunistas Lauro Jardim e Fernando Gabeira avaliam as consequências políticas econômicas da guerra para o Brasil, além das declarações desastrosas do presidente Jair Bolsonaro. Apesar da mobilização mundial, o presidente disse que Brasília ia manter uma posição neutra em relação ao conflito. Ele chegou a desautorizar o vice-presidente Hamilton Mourão por ter feito críticas à Rússia pela invasão na Ucrânia. Bolsonaro disse que somente ele trata de questões internacionais.
    Más Menos
    29 m
  • #113 - Bolsonaro deixa claro que não vai aceitar derrota em novos ataques às urnas eletrônicas
    Feb 22 2022
    No podcast desta semana, os colunistas Lauro Jardim e Fernando e Gabeira falam sobre a nova escalada de ataques do presidente Bolsonaro contra as urnas eletrônicas.  Bolsonaro voltou a duvidar do voto eletrônico e, tudo indica, que esse será o tom da campanha presidencial. A reação dos ministros Edson Fachin e Luís Roberto Barroso foi imediata. Para os colunistas, Bolsonaro tenta seguir o exemplo do ex-presidente americano Donald Trump: criar uma desconfiança no processo eleitoral para depois contestar o resultado, caso venha ser derrotado. Lauro e Gabeira também falam da provável candidatura de Eduardo Leite (PSDB) à presidência. Governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite foi derrotado nas prévias do seu partido pelo governador de São Paulo, João Doria.  Leite é apontado como possível candidato pelo PSD, de Gilberto Kassab, caso Rodrigo Pacheco desista de concorrer. Essa candidatura poderia representar uma nova terceira via no cenário eleitoral?
    Más Menos
    26 m
  • #112 - A viagem de Bolsonaro à Rússia e o encontro inútil de Mário Frias com lutador feito com dinheiro público
    Feb 15 2022
    O presidente Jair Bolsonaro desembarcou em Moscou num momento em que a Rússia está no epicentro de uma crise diplomática e na iminência de invadir a Ucrânia. Mesmo aconselhado a adiar a visita ao país, Bolsonaro fez questão de manter o encontro com o presidente da Rússia, Vladmir Putin, marcado para o dia 16. Bolsonaro segue depois para Hungria onde se encontrará com o primeiro-ministro Viktor Orbán, líder ultranacionalista e referência para a direita radical brasileira. Neste podcast, os colunistas Lauro Jardim e Fernando Gabeira analisam a viagem diplomaticamente incorreta do presidente brasileiro e a relação dele com o presidente russo. Lauro e Gabeira conversam ainda sobre outra viagem: a do secretário Especial da Cultura do governo federal, Mario Frias, aos Estados Unidos. Ao custo de R$ 39 mil, Mário Frio esteve em Nova York em dezembro para um encontro ainda inexplicável com o lutador de jiu-jítsu brasileiro Renzo Gracie. Tudo pago com dinheiro público.
    Más Menos
    27 m
  • #111 - Quando o tema racismo vai ganhar protagonismo na campanha eleitoral?
    Feb 8 2022
    A sequência de mortes de pessoas negras e a relação delas com o processo eleitoral é tema do podcast desta semana. Dois episódios racistas recentes ocorridos no Rio de Janeiro chocaram o país: os assassinatos do congolês Moïse Kabagambe, que foi morto a pauladas atrás de um quiosque na Barra da Tijuca, e de Durval Filho, que levou três tiros disparados por um oficial da Marinha, na entrada do condomínio onde morava, em São Gonçalo. Como acontecimentos envolvendo vítimas negras podem influenciar a campanha eleitoral em 2022? Será que finalmente o tema racismo terá o protagonismo necessário na disputa presidencial? Os colunistas Lauro Jardim e Fernando Gabeira analisam ainda o impacto do assassinato de George Floyd nas eleições americanas em 2020, que terminou com a vitória do democrata Joe Biden.
    Más Menos
    24 m