Episodios

  • Grazia Deledda - A Dama Branca (conto)
    Sep 27 2024

    “A dama branca” é um conto da escritora Grazia Deledda (1871-1936), primeira italiana a ser agraciada com o Nobel de Literatura, em 1926. É um dos seus Contos Sardos, local de nascimento de Grazia, que se dedicou a narrar a beleza, o costume, a cultura e o sobrenatural de sua ilha. O nome “A dama branca” remete, de certa forma, à ideia de uma aparição. E esta manifesta-se em sonho, ao vaqueiro Bellia, contando que haveria uma fortuna escondida em determinado local da floresta e que só caberia a ele, em determinado dia, resgatar. Uma série de adversidades se desenrola na história contada pelo velho Salvatore, para quem trabalham os vaqueiros, sendo a narrativa tomada também pelo pároco nonagenário, de posse do testamento que explicaria todo o mistério. É uma trama repleta de camadas com direito a histórias de amor e de crimes e que remonta à história de tesouros escondidos guardados pelo diabo. Boa leitura!


    Livro autografado Verde Amadurecido de Daiana Pasquim: escreva para leituradeouvido@gmail.com


    Curso Desenrole seu Storytelling (cupom LDO50): ⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠https://bit.ly/desenrolecomleitura⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠

    👍 Apoie pela chave PIX: ⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠leituradeouvido@gmail.com⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠

    Ou pelo financiamento coletivo: ⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠https://apoia.se/leituradeouvido⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠

    📞 Entre em contato: ⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠leituradeouvido@gmail.com⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠

    Direção e narração: ⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠@daianapasquim⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠

    Direção, edição, trilha de abertura e arte de capa: ⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠@lplucas⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠

    Uma produção: ⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠@rockastudios⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠

    Padrinho: ⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠@miltonhatoum_oficial⁠

    Más Menos
    48 m
  • Virginia Woolf - A Paixão da Leitura (ensaio)
    Sep 20 2024

    “A paixão da leitura” é um ensaio filosófico e bastante didático de Virginia Woolf (1882-1941) sobre a nossa relação com os livros. Logo ao princípio, ela infere o surgimento das bibliotecas e afirma que ler é uma arte muito complexa. Nossa obrigação como leitores são muitas e variadas. Por um lado, devemos nos colocar no banco dos réus e ler sem julgar quem escreveu ou o escrito, mas sim, ler como se estivéssemos escrevendo. Num segundo momento, devemos saber criticar como um juiz, e julgar não apenas os clássicos, mas também os escritores vivos, pois só assim estaremos ajudando a trazer livros bons para o mundo. O ensaio está no livro O Sol e o Peixe, encerrando o capítulo I.A vida e a arte. A relação de Virginia com os livros tem imensas dimensões. Ela escrevia, editava livros à mão, traduzia, debatia e, acima de tudo, ensaiava "Como se deve ler um livro?", em O valor do riso e outros ensaios. Na vertente produção de livros, durante o período entreguerras (1918-1939), o casal Virginia e Leonard Woolf passava o tempo realizando impressão de livros à mão para, alguns anos depois, fundar sua própria editora, a Hogarth Press, que funcionava na sala de estar de casa. Dá para ter uma noção do clima literário a que estavam envolvidos. Boa leitura!


    Livro autografado Verde Amadurecido de Daiana Pasquim: escreva para leituradeouvido@gmail.com


    Curso Desenrole seu Storytelling (cupom LDO50): ⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠https://bit.ly/desenrolecomleitura⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠

    👍 Apoie pela chave PIX: ⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠leituradeouvido@gmail.com⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠

    Ou pelo financiamento coletivo: ⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠https://apoia.se/leituradeouvido⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠

    📞 Entre em contato: ⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠leituradeouvido@gmail.com⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠

    Direção e narração: ⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠@daianapasquim⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠

    Direção, edição, trilha de abertura e arte de capa: ⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠@lplucas⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠

    Uma produção: ⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠@rockastudios⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠

    Padrinho: ⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠@miltonhatoum_oficial⁠

    Más Menos
    37 m
  • Machado de Assis - Metafísica das Rosas (conto)
    Sep 13 2024

    “Metafísica das Rosas” é um conto com ares de parábola, de Machado de Assis (1839-1908). Começa com “No princípio, era o Jardineiro”, o que imediatamente nos remete às escrituras da Bíblia Cristã. No conto, Machado explora passagens bíblicas que tratam da criação do mundo: [Gênesis 1:1-3] e [João 1:1-5]. O Bruxo recorre novamente à criação do homem e da mulher, criando ele a partir de um tronco de palmeira e um sopro; e ela, de um tronco de laranjeira e um sopro. O homem e a mulher surge nesse jardim de delícias, o Jardim do Éden, justo quando as rosas (que são os pensamentos do jardineiro) estavam insatisfeitas; tiveram uma mudança de comportamento para o triste, porque desejavam a “contemplação de outros olhos”. Esse é um dos “contos abandonados” do Bruxo do Cosme Velho. O que significa que, após sair na Gazeta de Notícias em 1º de dezembro de 1883, ele não o incluiu nas coletâneas posteriores: “Histórias sem Data” (1884) e “Relíquias de Casa Velha” (1906). O conto voltou a sair após a sua morte, em 1908. Mas ao que tudo indica, alguns desses textos abandonados, possivelmente o foram, pelo fato de que Machado estava empregando ainda mais estudos no assunto. Aqui, por exemplo, há a fixação em Metafísica. Neste texto há muitas camadas, diversas pétalas a se conhecer. Boa leitura!


    Livro autografado Verde Amadurecido de Daiana Pasquim: escreva para leituradeouvido@gmail.com


    Curso Desenrole seu Storytelling (cupom LDO50): ⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠https://bit.ly/desenrolecomleitura⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠

    👍 Apoie pela chave PIX: ⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠leituradeouvido@gmail.com⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠

    Ou pelo financiamento coletivo: ⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠https://apoia.se/leituradeouvido⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠

    📞 Entre em contato: ⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠leituradeouvido@gmail.com⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠

    Direção e narração: ⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠@daianapasquim⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠

    Direção, edição, trilha de abertura e arte de capa: ⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠@lplucas⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠

    Uma produção: ⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠@rockastudios⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠

    Padrinho: ⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠@miltonhatoum_oficial

    Más Menos
    37 m
  • Tobias Barreto - Dias e Noites (poesia)
    Sep 6 2024

    “Patrióticas” são um conjunto de poesias na Parte Terceira de Dias e Noites (1881), livro do escritor sergipano Tobias Barreto, que recebeu o juízo crítico de Silvio Romero. Neste episódio: "À vista do Recife”, “Pernambuco”, “Os leões do norte”, “Sete de setembro”, “Em nome duma pernambucana”, “Versos escritos num dia nacional”, “Capitulação de Montevidéu”, “A volta dos voluntários”, “Decadência”, “A Polônia”, “A escravidão”, e “A viúva e os filhos do Capitão Pedro Afonso”. Trata-se de uma sequência de cânticos marciais que Tobias Barreto compôs em sua segunda fase poética, a pernambucana, que foi de 1862 a 1881, data da publicação do livro. Era um período guerreiro para o país e a poesia acostumou-se ao retintim das armas. O Recife, onde fora estudar Direito, era a passagem de todos os batalhões do norte e o ardor marcial era geral. À época do segundo império, os poetas compunham parte da aristocracia pensante e Tobias Barreto foi um filósofo, escritor e jurista brasileiro, apesar de sentir-se por vezes discriminado, por ser mestiço. Com Silvio Romero, fundou a Escola do Recife, corrente do pensamento social, filosófico, literária e jurídica que agitou a Faculdade de Direito do Recife nas últimas décadas do século XIX. Hoje a Faculdade é consagrada como "A Casa de Tobias”. Boa leitura!


    Livro autografado Verde Amadurecido de Daiana Pasquim: escreva para leituradeouvido@gmail.com


    Envie seu original para a Editora Litteralux: litteraluxeditora@gmail.com


    Curso Desenrole seu Storytelling (cupom LDO50): ⁠⁠⁠⁠⁠⁠https://bit.ly/desenrolecomleitura⁠⁠⁠⁠⁠⁠

    👍 Apoie pela chave PIX: ⁠⁠⁠⁠⁠⁠leituradeouvido@gmail.com⁠⁠⁠⁠⁠⁠

    Ou pelo financiamento coletivo: ⁠⁠⁠⁠⁠⁠https://apoia.se/leituradeouvido⁠⁠⁠⁠⁠⁠

    📞 Entre em contato: ⁠⁠⁠⁠⁠⁠leituradeouvido@gmail.com⁠⁠⁠⁠⁠⁠

    Direção e narração: ⁠⁠⁠⁠⁠@daianapasquim⁠⁠⁠⁠⁠

    Direção, edição, trilha de abertura e arte de capa: ⁠⁠⁠⁠⁠@lplucas⁠⁠⁠⁠⁠

    Uma produção: ⁠⁠⁠⁠⁠@rockastudios⁠⁠⁠⁠⁠

    Padrinho: ⁠⁠⁠⁠⁠@miltonhatoum_oficial

    Más Menos
    58 m
  • Daiana Pasquim - Resistência em Musgo (conto)
    Aug 30 2024

    “Resistência em musgo” é a história de abertura de Verde Amadurecido, de Daiana Pasquim (1981), livro de contos publicado pela Editora Litteralux, em agosto de 2024. Apresenta um homem de 76 anos, viúvo e que havia desistido de viver. Ele jamais abria as janelas de seu casarão, com três enormes vidraças na frente e frequentemente, fechava as cortinas. Era um saudosista que havia se ramificado em sua própria vida, quando esteve diante da morte, ao se despedir de sua falecida esposa, Adele. A vizinhança também, já o dava como morto. Mas uma única vizinha, uma vez por ano, contratava pessoalmente um serviço de jardinagem para “desenterrar" o vizinho viúvo da grama agigantada, da necessidade de poda das árvores, dos peçonhentos que estavam a invadir. Naquele ano, contudo, a transformação no jardim não aconteceria com naturalidade. Verde Amadurecido recebeu a cuidadosa leitura da premiada escritora Maria Valéria Rezende, que cunhou as seguintes palavras: “(…) Daiana Pasquim explora, nestes contos que transitam pela permeável e vaga fronteira entre concretude e imaginação, com bela sucessão de imagens, riquíssimo vocabulário, inventivas metáforas que nos ajudam a expandir nossa própria imaginação”. Boa leitura!


    Livro autografado Verde Amadurecido de Daiana Pasquim: escreva para leituradeouvido@gmail.com


    Envie seu original para a Editora Litteralux: litteraluxeditora@gmail.com


    Curso Desenrole seu Storytelling (cupom LDO50): ⁠⁠⁠⁠⁠https://bit.ly/desenrolecomleitura⁠⁠⁠⁠⁠

    👍 Apoie pela chave PIX: ⁠⁠⁠⁠⁠leituradeouvido@gmail.com⁠⁠⁠⁠⁠

    Ou pelo financiamento coletivo: ⁠⁠⁠⁠⁠https://apoia.se/leituradeouvido⁠⁠⁠⁠⁠

    📞 Entre em contato: ⁠⁠⁠⁠⁠leituradeouvido@gmail.com⁠⁠⁠⁠⁠

    Direção e narração: ⁠⁠⁠⁠@daianapasquim⁠⁠⁠⁠

    Direção, edição, trilha de abertura e arte de capa: ⁠⁠⁠⁠@lplucas⁠⁠⁠⁠

    Uma produção: ⁠⁠⁠⁠@rockastudios⁠⁠⁠⁠

    Padrinho: ⁠⁠⁠⁠@miltonhatoum_oficial

    Más Menos
    44 m
  • O Chamado de Cthulhu - H.P. Lovecraft (parte 3)
    Aug 23 2024

    "A loucura provinda do mar” é o capítulo 3 de “O chamado de Cthulhu” [(1926)1928], de H.P. Lovecraft (1890-1937) quando o narrador vai mais a fundo na investigação, a partir de encontrar um jornal australiano que cita o acidente com o vapor neozelandês, em 1925. Neste capítulo, o herdeiro do antropólogo prof. Angell faz uma extensa acareação de datas, levanta muitos questionamentos e vai concatenando os fatos, a partir do texto escrito por Gustav Johansen, segundo imediato da Escuna Emma, que após deparar-se com uma monstruosa Acrópole, sofre um envelhecimento abrupto. Neste trecho da narrativa há uma correlação com a Odisseia, de Homero, conectada a partir da frase: “como Polifemo amaldiçoando a nau de Odisseu”, relacionando-se ao Ciclope de um olho só que Ulisses enfrenta e mutila. O que os marinheiros de O Chamado de Cthulhu vivem relaciona-se ao poema épico justamente quando aportam num "litoral que é uma mistura de lama, lodo e ciclópica alvenaria limosa que não pode ser nada menos que a essência tangível do supremo terror da terra - a fantasmagórica cidade-pesadelo de R’lyeh". É arrepiante. Boa leitura!


    ⁠O Chamado de Cthulhu PARTE 1⁠

    ⁠O Chamado de Cthulhu PARTE 2⁠

    ⁠O Chamado de Cthulhu PARTE 3⁠


    Envie seu original para a Editora Litteralux: litteraluxeditora@gmail.com


    Livro autografado Verde Amadurecido de Daiana Pasquim: escreva para leituradeouvido@gmail.com


    Curso Desenrole seu Storytelling (cupom LDO50): ⁠⁠⁠⁠https://bit.ly/desenrolecomleitura⁠⁠⁠⁠

    👍 Apoie pela chave PIX: ⁠⁠⁠⁠leituradeouvido@gmail.com⁠⁠⁠⁠

    Ou pelo financiamento coletivo: ⁠⁠⁠⁠https://apoia.se/leituradeouvido⁠⁠⁠⁠

    📞 Entre em contato: ⁠⁠⁠⁠leituradeouvido@gmail.com⁠⁠⁠⁠

    Direção e narração: ⁠⁠⁠@daianapasquim⁠⁠⁠

    Direção, edição, trilha de abertura e arte de capa: ⁠⁠⁠@lplucas⁠⁠⁠

    Uma produção: ⁠⁠⁠@rockastudios⁠⁠⁠

    Padrinho: ⁠⁠⁠@miltonhatoum_oficial

    Más Menos
    1 h
  • O Chamado de Cthulhu - H.P. Lovecraft (parte 2)
    Aug 16 2024

    "A narrativa do Inspetor Legrasse" é o capítulo 2 do clássico de terror “O chamado de Cthulhu” [(1926)1928], de H.P. Lovecraft (1890-1937). Este capítulo dá brecha para um amplo debate de racismo, além de perniciosas aventuras das artes das trevas jamais descritas desta forma na literatura mundial. Em primeiro lugar, é preciso dizer que o próprio Lovecraft era mestiço, palavra e pessoas que ele utiliza várias vezes nessa parte da obra, para ancorar a adoração à malígna criatura - cuja descrição minuciosa parte de uma atuação policial do inspetor Legrasse. Cultos secretos são relacionados a negros alados na floresta assombrada, a um fetichismo negro, a negros espíritos e ao Necronomicon, escrito por Abdul Alhazred (que por sua vez, é um dos personagens mais famosos do próprio Lovecraft). O que torna esse miolo da narrativa muito assustador é a impossibilidade de fuga, já que as forças do mal se comunicam por transmissão de pensamento. Os ancestrais formaram o culto em torno de pequenos ídolos trazidos de sombrios astros de remotas eras. O que se espera é o realinhamento dos astros, para liberar essas forças e o Cthulhu reassumir a Terra. Boa leitura!


    O Chamado de Cthulhu PARTE 1

    O Chamado de Cthulhu PARTE 2

    O Chamado de Cthulhu PARTE 3


    Envie seu original para a Editora Litteralux: litteraluxeditora@gmail.com


    Livro autografado Verde Amadurecido de Daiana Pasquim: escreva para leituradeouvido@gmail.com


    Curso Desenrole seu Storytelling (cupom LDO50): ⁠⁠⁠⁠⁠https://bit.ly/desenrolecomleitura⁠⁠⁠⁠⁠

    👍 Apoie pela chave PIX: ⁠⁠⁠⁠⁠leituradeouvido@gmail.com⁠⁠⁠⁠⁠

    Ou pelo financiamento coletivo: ⁠⁠⁠⁠⁠https://apoia.se/leituradeouvido⁠⁠⁠⁠⁠

    📞 Entre em contato: ⁠⁠⁠⁠⁠leituradeouvido@gmail.com⁠⁠⁠⁠⁠

    Direção e narração: ⁠⁠⁠⁠@daianapasquim⁠⁠⁠⁠

    Direção, edição, trilha de abertura e arte de capa: ⁠⁠⁠⁠@lplucas⁠⁠⁠⁠

    Uma produção: ⁠⁠⁠⁠@rockastudios⁠⁠⁠⁠

    Padrinho: ⁠⁠⁠⁠@miltonhatoum_oficial

    Más Menos
    1 h y 8 m
  • O Chamado de Cthulhu - H.P. Lovecraft (parte 1)
    Aug 9 2024

    “O chamado de Cthulhu” [(1926)1928], de H.P. Lovecraft (1890-1937) introduz uma nova forma de tratar o terror, no mundo. Esse longo conto é o grande responsável, por isso e, a partir de hoje, abre-se aqui no LdO o portal para a Mitologia do Universo de Horror Lovecraftiano, que seguirá nas duas próximas semanas. Começamos com a parte "I. O horror desenhado em argila”. Este é o momento em que Lovecraft “engatilha" a angústia provocada pelo desconhecido que tenta ser explicado por uma palavra inaudita: Cthulhu, uma escultura sinistra recém-saída da mente de um artista que vinha sendo perturbado em sonhos, por tentáculos e gosmas esverdeadas: Henry Anthony Wilcox. O conto é narrado por uma espécie de investigador, que é o sobrinho do cientista que catalogou todas as estranhezas narradas pelo artista. O tio-avô George Gammel Angell, professor emérito de Línguas Semíticas da Brown University, em Providence, Rhode Island, era mundialmente aclamado por ser especialista em inscrições antigas. Quando seu tio-avô morre, aos 92 anos, o jovem narrador, que é responsável pelo espólio do pesquisador, começa a desvelar absurdos que o perturbam e instigam, ao ponto de ele mesmo declarar que nunca deverá revelar o elo desta cadeia mal-apessoada. Boa leitura!


    ⁠⁠O Chamado de Cthulhu PARTE 1⁠⁠

    ⁠⁠O Chamado de Cthulhu PARTE 2⁠⁠

    ⁠⁠O Chamado de Cthulhu PARTE 3⁠⁠


    Envie seu original para a Editora Litteralux: litteraluxeditora@gmail.com


    Livro autografado Verde Amadurecido de Daiana Pasquim: escreva para leituradeouvido@gmail.com


    Curso Desenrole seu Storytelling (cupom LDO50): ⁠⁠⁠⁠⁠https://bit.ly/desenrolecomleitura⁠⁠⁠⁠⁠

    👍 Apoie pela chave PIX: ⁠⁠⁠⁠⁠leituradeouvido@gmail.com⁠⁠⁠⁠⁠

    Ou pelo financiamento coletivo: ⁠⁠⁠⁠⁠https://apoia.se/leituradeouvido⁠⁠⁠⁠⁠

    📞 Entre em contato: ⁠⁠⁠⁠⁠leituradeouvido@gmail.com⁠⁠⁠⁠⁠

    Direção e narração: ⁠⁠⁠⁠@daianapasquim⁠⁠⁠⁠

    Direção, edição, trilha de abertura e arte de capa: ⁠⁠⁠⁠@lplucas⁠⁠⁠⁠

    Uma produção: ⁠⁠⁠⁠@rockastudios⁠⁠⁠⁠

    Padrinho: ⁠⁠⁠⁠@miltonhatoum_oficial

    Más Menos
    46 m