Episodios

  • Raquel Barreto sobre ‘Noturno do Chile’, de Roberto Bolaño
    Apr 22 2020
    No romance de Roberto Bolaño, a ditadura de Augusto Pinochet é retratada com humor ácido, estrutura sofisticada e personagens baseadas em figuras reais. A historiadora e pesquisadora Raquel destaca aspectos de uma obra que vai muito além de rótulos como "engajada".
    Más Menos
    6 m
  • Daniel Pellizzari sobre ‘Decameron’, de Boccaccio
    Apr 16 2020
    Em "Decameron", os personagens ficam isolados por conta de uma peste. O livro de Giovanni Boccaccio (1313-1375) é, portanto, perfeito para o momento. Mas, para o escritor e tradutor Daniel Pellizzari, a obra é forte em qualquer época, com sua vitalidade temperada com humor e sexo.
    Más Menos
    5 m
  • Carla Rodrigues sobre ‘O segundo sexo’, de Simone de Beauvoir
    Apr 15 2020
    Mais do que a frase "Não se nasce mulher, torna-se mulher", o livro de Simone de Beauvoir guarda o embrião da revolução feminista que se movimenta hoje com grande força. É o que ressalta a professora de filosofia e pesquisadora Carla Rodrigues.
    Más Menos
    6 m
  • Aldir Blanc sobre ‘Tabloide americano’, de James Ellroy
    Apr 14 2020
    No último registro gravado de sua voz, o compositor e escritor Aldir Blanc disse que Tabloide americano, de James Ellroy (foto), é um manual para se entender como os EUA desembocaram em Donald Trump presidente. Blanc ainda ressalta que o romance deixa uma lição para o Brasil.
    Más Menos
    4 m
  • Juliana Borges sobre ‘Olhos d’água’, de Conceição Evaristo
    Apr 13 2020
    A escritora e pesquisadora em antropologia Juliana Borges diz que nunca tinha conseguido falar de "Olhos d'água", livro de Conceição Evaristo. O motivo: as personagens dos 15 contos lhe tocam profundamente. como mulher negra. Ela explica a força da obra.
    Más Menos
    7 m
  • Guilherme Freitas sobre ‘Caminhando no gelo’, de Werner Herzog
    Apr 10 2020
    Werner Herzog andou de Munique até Paris para ver uma amiga doente. O motivo de ter optado pela jornada exaustiva e os sofrimentos da viagem estão no diário que virou livro. Guilherme Freitas, editor-assistente da revista "serrote", destaca aspectos do relato "assombroso", como a solidão.
    Más Menos
    7 m
  • Carola Saavedra sobre ‘A metamorfose’, de Kafka
    Apr 9 2020
    No clássico romance de Franz Kafka, o caixeiro viajante Gregor Samsa se transforma num inseto monstruoso e fica impedido de trabalhar, de produzir. A escritora Carola Saavedra destaca que ele perde seu valor para a família e para o mundo.
    Más Menos
    8 m
  • Sérgio Augusto sobre ‘1984’, de George Orwell
    Apr 8 2020
    Romance fundamental do século XX, "1984" está mais forte do que nunca. George Orwell lançou em 1949 a história de um país onde todos são vigiados pelo Big Brother e o amor é proibido. Para o jornalista Sérgio Augusto, o escritor não falava apenas da União Soviética, mas de qualquer forma de poder totalitário.
    Más Menos
    9 m