Mais lento do que a luz  Por  arte de portada

Mais lento do que a luz

De: David Marçal e Carlos Fiolhais
  • Resumen

  • Uma conversa sobre ciência, o Universo e tudo o resto com David Marçal e Carlos Fiolhais. O som é muito mais lento do que a luz: 340 m/s em contraste com os estonteantes 300 000 km/s da luz, a sua velocidade no vazio. A voz dos convidados deste podcast chegará aos microfones à velocidade da som e daí seguirá, mais lento do que a luz no vazio, através dos cabos de fibra óptica, que formam a Internet hoje.
    2024 David Marçal e Carlos Fiolhais
    Más Menos
activate_primeday_promo_in_buybox_DT
Episodios
  • Vítor Cardoso e o Guia Para Entrar em Buracos Negros
    Jul 29 2024

    O nosso convidado é professor no Departamento de Física do Instituto Superior Técnico e no Instituto Niels Bohr, na Universidade de Copenhaga, na Dinamarca. É um pioneiro em espectroscopia de buracos negros e testes da teoria de Einstein. É autor de mais de 250 artigos científicos em revistas internacionais, tendo a sua investigação sido distinguida três vezes pelo European Research Council. Em 2015, foi agraciado pelo Presidente da República com a Ordem de Santiago D’Espada, pelas suas contribuições para a ciência. É membro fundador da Sociedade Portuguesa de Relatividade Geral.

    No campo da divulgação científica é um dos autores do livro Nas Fronteiras do Universo, saído em 2011 na Gradiva. Assinou um prefácio para a recente reedição de Subtil é o senhor, a biografia que Abraham Pais escreveu de Einstein e que a Gradiva publicou. Há muito pouco tempo assinou um novo livro, intitulado O eclipse do tempo - Guia para entrar em Buracos Negros, saído na Oficina do Livro.

    É deste mais recente livro, acerca das grandes questões, que partimos para nossa conversa: O que é tempo. O que é a luz? Que truques se podem usar para falar de modo compreensível para leigos acerca destes temas de física moderna altamente matematizados? Falámos também do futuro da física: alguma vez haverá uma teoria de tudo, que junte a teoria quântica e a teoria da relatividade geral?

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Más Menos
    31 m
  • As sugestões de livros para o Verão de David Marçal e Carlos Fiolhais
    Jul 15 2024

    No episódio de hoje não temos convidados, ou melhor, temos muitos convidados que chegam na forma de livros. Fazemos 10 sugestões de livros de ciência para o Verão, pois nas férias há mais tempo para leituras aprofundadas: não há nenhuma lei que obrigue à Silly Season!

    Começamos com livros de física:

    1. Carlo Rovelli, Há lugares no mundo onde a gentileza é mais importante do que as regras, Objectiva
    2. Neil de Grasse Tyson, Cartas de um astrofisico. Objectiva
    3. Carlos Fiolhais, Toda a Física Divertida, Gradiva

    Seguimos com a biologia:

    4. Lixing Sun, Os Mentirosos da Natureza e a Natureza dos Mentirosos - Batota e dissimulação no mundo vivo. Temas de Debates
    5. Nicklas Brendborg, As medusas envelhecem, ao contrário. Aprenda os segredos da longevidade com a Natureza, Contraponto
    6. David Reich, Quem Somos e Como Chegámos até Aqui, Gradiva
    O ambiente:
    7. Jeff Goodell, O calor é que te vai matar. O que está realmente a acontecer no planeta e as dramáticas previsões do clima. Lua de papel.

    O humor:

    8.João Barbosa. Piadas mais ou menos secas para achar (ainda mais) piada às ciências. Lisboa: Ideais com história. Prefácio meu.
    A biografia de um cientista contada por um romancista
    9. Benjamin Labarut, Maniac, Relógio d’Agua. (biografia de John von Neumann)

    E para terminar um romance contado por um cientista:
    10. Carl Sagan, Contacto. Gradiva

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Más Menos
    32 m
  • Sexo, tubarões voadores e rock’n’roll, com João Correia
    Jul 1 2024

    João Correia é um biólogo marinho, especialista em tubarões e raias, interesse improvável para um miúdo do Cartaxo. Para além de investigador e professor no ensino superior, ele é um empresário com actividade em vários sectores, alguns relacionados com a ciência e animais marinhos, outros nem por isso.

    O seu primeiro negócio foi uma sex shop online, fundada nos anos de 1990, a que deu o nome de Alalunga, que é um tipo de atum com um nome sexy, que soa a lingerie.

    A sua empresa mais emblemática é, no entanto, a Flying Sharks, que fundou em 2006, e com a qual transporta organismos marinhos para o mundo inteiro. Em 2010 fez o maior transporte aéreo de peixes vivos no mundo: 3200 animais movidos em 44 tanques transportados em dois A300 de Lisboa para Istambul. Nesse transporte foram perdidos apenas três peixes.

    Para além disso é baterista, o que contribui para explicar o título da sua trilogia de livros intitulada Sex, Sharks and Rock & Roll, escritos em inglês e saídos na Editora Chiado. Em português, é autor de Tubarões Voadores, saído em 2019 na Bertrand, livro que chegou ao cimo do top “não ficção” da FNAC, onde figura na categoria de “auto-ajuda”.

    Nesta conversa também lhe pedimos ajuda para responder à pergunta de um milhão de dólares: como em Portugal podemos aprofundar as relações entre a ciência e as empresas?

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Más Menos
    33 m

Lo que los oyentes dicen sobre Mais lento do que a luz

Calificaciones medias de los clientes

Reseñas - Selecciona las pestañas a continuación para cambiar el origen de las reseñas.