Episodios

  • Fuga em Vale de Judeus: “É preciso que a casa comece a arder para que se preocupem” e o “entendimento de conveniência” entre Governo e PS
    Sep 13 2024

    Miguel Sousa Tavares acredita que haverá acordo entre os maiores partidos no OE, por necessidades conjunturais, mas sublinha as diferentes concepções de Estado. Sobre a fuga em Vale de Judeus, aponta vários problemas, como o abuso da prisão preventiva e o excesso de presos e, associando outros exemplos, conclui que "estamos perante uma quase falência do Estado". Nota positiva para a ministra da Justiça.

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Más Menos
    21 m
  • A “nódoa insustentável" para Maria Luís Albuquerque e o “disparate ideológico” do PCP que “devia ser refundado ou sepultado”
    Sep 5 2024

    O caso do inquérito à TAP está em destaque na análise de Sousa Tavares, que não esconde as criticas à ex-ministra que “não pode ocupar” o cargo de comissária. Pinto Luz também é visado: “não deve poder reconduzir o processo”. O posicionamento português face às eleições nos EUA também mereceu com criticas a PSD e PCP, mais carregadas para os comunistas. O podcast começa pelo Médio Oriente e por Israel onde o cronista detecta “uma deriva de loucura”.

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Más Menos
    19 m
  • O uso da língua portuguesa e a escolha da comissária que “não deixou saudades” no Governo: bem-vindos ao episódio número 100
    Aug 29 2024

    Sousa Tavares considera que a escolha de Maria Luís Albuquerque para Comissária Europeia não terá deixado “ninguém entusiasmado”, diz que era possível encontrar alguém politicamente “mais abrangente”, mas admite que possa vir a ocupar uma pasta influente. O cronista contesta a entrevista do escritor Sérgio Rodrigues que traça um retrato negativo da forma como os portugueses avaliam o português escrito no Brasil: “o diagnóstico assenta em coisas falsas”. O podcast chega ao centésimo episódio. Servirá para influenciar a escrita? Confira a resposta.

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Más Menos
    15 m
  • O regresso de Miguel Sousa Tavares: “O bodo aos pobres” de Montenegro, a estratégia de Netanyahu para ajudar o “amigo Trump” e o sorriso de Kamala
    Aug 23 2024

    Miguel Sousa Tavares está de regresso ao podcast em "dias de verão", sem esquecer os temas que marcam a atualidade. O cronista critica as medidas ("a despropósito") anunciadas pelo PM este mês. Pelo mundo, o foco vai para Israel que, para o comentador, "quer a continuação da guerra". Sobre a candidata democrata às eleições nos EUA, Sousa Tavares entende que trouxe "uma certa alegria", onde havia "uma depressão absoluta".

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Más Menos
    14 m
  • “É muito provável que Biden acabe por se retirar à força” e o “ensaio geral” para o debate do OE
    Jul 19 2024

    A bala que atingiu Trump de raspão fez dele "um herói" para muita gente, perante um Biden "debilitado", com uma candidatura que "não vai aguentar um mês" até à convenção. É a leitura de Miguel Sousa Tavares sobre as eleições americanas. É o destaque do podcast onde analisamos ainda o debate do Estado da Nação, um "pré-debate", ensaio geral para o OE. E olhamos para as suspeitas em torno da "história estranha e mal contada" do ex-adjunto Frederico Pinheiro.

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Más Menos
    20 m
  • A “jogada populista e demagógica” da PGR e o acordo que deixa o Governo “bem na fotografia”
    Jul 12 2024

    Miguel Sousa Tavares faz uma análise crítica da entrevista de Lucília Gago para sublinhar que deve esclarecimentos pelo cargo que ocupa e que "o mínimo era que refletisse sobre as críticas". Sousa Tavares acusa a procuradora de "arrogância total" e de usar um tom de "ameaça" em relação a António Costa. Falamos ainda dos mais recentes acordos do Governo com os sindicatos e dos 75 anos da NATO com a possível adesão da Ucrânia: a acontecer "não haverá fim à guerra num horizonte próximo".

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Más Menos
    22 m
  • “Biden deve, obviamente, retirar-se da corrida” e a degradação das instituições por causa das redes sociais
    Jul 5 2024

    Miguel Sousa Tavares fala do impacto das redes sociais nas nossas vidas dos "danos" para a democracia e as relações pessoais, sinais de uma degradação humana e das instituições. Para o cronista, "a nova luta de classes já não é entre capital e trabalho, mas entre quem sabe e quem ignora". Sobre as eleições americanas, conclui que a desistência de Biden "é inevitável" e que o partido democrata tinha obrigação de ter preparado a sucessão. No caso de França, sublinha que pode tornar-se "ingovernável".

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Más Menos
    21 m
  • A concertação entre políticos para não mexer no MP “com medo da opinião pública” e o “clamor” que pode ter influenciado a ministra
    Jun 27 2024

    Miguel Sousa Tavares analisa os dias que marcam a Justiça: o recurso às escutas que "em Portugal se tornou no primeiro instrumento de investigação", as polémicas propostas do pacote anticorrupção, sem esquecer as declarações recentes da ministra Rita Júdice. O cronista vê sinais positivos na aproximação entre Montenegro e Pedro Nuno Santos para uma reforma, mas conclui que o medo da opinião pública domina as ações dos políticos. Olhamos ainda para o desempenho da seleção no Euro. Para Sousa Tavares, "o futebol é um jogo simples que os treinadores tentam complicar o mais que podem".

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Más Menos
    23 m