Episodios

  • Episódio 1 – O tesouro de Chiquinha Gonzaga
    Feb 2 2020
    O único disco gravado por Chiquinha Gonzaga estava perto de ir para o lixo quando o colecionador Gilberto Inácio Gonçalves o salvou num sebo. Ele conta a história neste episódio. A voz que anuncia as duas faixas de piano solo é, muito provavelmente, de Chiquinha, num registro também único.
    Más Menos
    11 m
  • Episódio 2 – Francisco Alves no meio da história do samba
    Feb 1 2020
    Francisco Alves gravou em 1928 um disco que sintetiza a virada histórica do samba. De um lado, uma composição de Sinhô, ainda com traços de maxixe. Do outro, um samba de Ismael Silva no estilo que consagrou o gênero. João Máximo explica esse momento e a importância do "rei da voz".
    Más Menos
    8 m
  • Episódio 3 – A linda morena de Lamartine
    Feb 1 2020
    Lamartine Babo dizia que "Linda morena" era a sua composição favorita. A gravação feita para o carnaval de 1933 tem interpretação de Mario Reis e Lamartine, além de um arranjo de Pixinguinha cuja genialidade é explicada pelo violonista Luis Filipe de Lima, convidado do episódio.
    Más Menos
    10 m
  • Episódio 4 – O Bando da Lua e outras vozes
    Feb 1 2020
    O Bando da Lua, que acompanhou Carmem Miranda em Hollywood, foi um dos construtores da tradição dos conjuntos vocais brasileiros. Cynara e Cyva, do Quarteto em Cy, falam da tradição e do grupo (liderado por Aloysio de Oliveira) a partir de um disco lançado em 1936.
    Más Menos
    11 m
  • Episódio 5 – Um disco, dois Pixinguinhas: ‘Carinhoso’ e ‘Rosa’
    Feb 1 2020
    Em 28 de maio de 1937, Orlando Silva gravou duas músicas de Pixinguinha para o disco que lançaria em julho. De um lado, "Carinhoso", com letra de Braguinha; do outro, "Rosa", de um letrista misterioso. O pesquisador José Silas Xavier ajuda a contar a história e a pré-história dessas canções clássicas.
    Más Menos
    12 m
  • Episódio 6 – Aracy de Almeida canta o miserê e a orgia
    Feb 1 2020
    Ciro de Souza é daqueles compositores que foi sendo esquecido com o tempo. Em 1937, quando já era uma das melhores cantoras brasileiras, Aracy de Almeida gravou dois sambas deliciosos de Ciro: "Tenha pena de mim" e "Marido da orgia". Cristina Buarque e Rodrigo Alzuguir comentam Ciro, Aracy e os sambas.
    Más Menos
    13 m
  • Episódio 7 – O mar e o violão de Dorival Caymmi
    Feb 1 2020
    "O mar", lançada em 1940, é a mais forte das canções praieiras de Dorival Caymmi. Neste episódio, seu filho Dori conta que, na infância, ela o fascinava e o assustava. Ele recorda quando quase se afogou e seu pai não foi salvá-lo, como se preferisse rogar a Iemanjá.
    Más Menos
    11 m
  • Episódio 8 – ‘Asa branca’ nasceu antes de Luiz Gonzaga criá-la
    Feb 1 2020
    Antes de ser lançada sem muita confiança, no lado B de um disco de 78 rotações, "Asa branca" já tinha melodia e tema conhecidos no Nordeste. Segundo Nirez, pesquisador cearense, Luiz Gonzaga fez um "arranjo" e Humberto Teixeira criou os versos, gerando uma obra-prima.
    Más Menos
    12 m