Episodios

  • Ep.01 – Passeio pela memória – Sérgio Reze
    Mar 20 2023
    O podcast O Deda Questão chega agora em sua segunda série, intitulada “Passeio pela Memória”, onde eu converso com Sérgio Reze, tradicional morador de Sorocaba que em junho próximo completará 87 anos de vida. Sérgio Reze é um dos mais bem-sucedidos empresários da cidade, atuando na área de concessionária de automóveis (Abrão Reze e Cobel) e, seguramente, dos mais importantes homens públicos do Brasil por sua atuação como representante de classe patronal ao ter presidido em mais de uma oportunidade a Fenabrave e Assobrav. O "Passeio pela Memória" busca extrair de Sérgio suas lembranças de um momento em que nossa sociedade não tinha o patamar de evolução dos dias de hoje. Não há juízo de valor, saudosismo e nem mesmo depreciação pelo que se vive. Há somente a memória, uma espécie de reviver através da memória. Nesta segunda série do podcast O Deda da Questão, quero mexer na caixa mágica de Sérgio Reze, a caixa no sentido exposto pelo poeta Caio Fernando Abreu: “Eu carrego comigo uma caixa mágica onde eu guardo meus tesouros mais bonitos. Tudo aquilo que eu aprendi com a vida, tudo o que eu ganhei com o tempo e que vento nenhum leva. Guardo as memórias que me trazem riso, as pessoas que tocaram minha alma e que, de alguma forma, me mudaram pra melhor. Guardo também a infância toda tingida de giz. Tinha jeito de arco-íris a minha.” Neste primeiro episódio, partimos de uma fala polêmica da MC que tanta polêmica causou dia desses se gabando de ganhar fortuna com seu rebolado enquanto um professor ganha uma miséria e Sérgio lembrar de uma época em que o status quo de um professor era o mesmo de um prefeito ou juiz de direito. É lembrado que, ao contrário de hoje, onde quem pode vai levar e buscar o filho de carro à escola, antigamente se ia de bonde ou a pé... É lembrado do trem e da chegada do DKW (abreviação do nome alemão A Pequena Maravilha) acessível ao operário. São lembranças que ajudam a entender como chegamos ao atual contexto histórico, cultural, social, econômico e psíquico em que o ser humano está inserido.
    Más Menos
    44 m
  • Ep.02 – Passeio pela memória – Sérgio Reze
    Mar 23 2023
    No episódio n° 2 do podcast O Deda Questão série “Passeio pela Memória”, onde eu converso com Sérgio Reze, tradicional morador de Sorocaba que em junho próximo completará 87 anos de vida, uma simples nota no obituário do jornal O Estado de S.Paulo, sobre o velório e sepultamento de um médico na capital paulista, nos conduz a lembranças da convivência de espanhóis, italianos, sírio-libanês, judeus numa Sorocaba pós 2° Guerra. O boom dos automóveis no Brasil a partir da política desenvolvimentista de JK e as primeiras famílias a terem concessionárias na cidade. A vinda da indústria têxtil inglesa a Sorocaba em razão da guerra civil nos Estados Unidos que prejudicou a plantação de algodão lá o que deu aos ingleses a oportunidade de vir para cá. Sérgio, com energia, crítica a falha de sucessivas gerações de políticos ao não terem dado o devido reconhecimento ao trabalho de Carlos Alberto Pereira da Silva, o primeiro grande industrial do século 20 de Sorocaba, fundador da Cianê (Companhia Nacional de Estamparia) a partir da compra por seu pai, Severino, que morava no Rio de Janeiro, das fábricas dos ingleses. Sérgio lembra como foi feito o negócio.
    Más Menos
    36 m
  • Ep.03 – Passeio pela memória – Sérgio Reze
    Mar 30 2023
    No episódio n° 3 da série "Passeio pela Memória", podcast do blog O Deda Questão, onde eu converso com Sérgio Reze, tradicional morador de Sorocaba, que em junho próximo completará 87 anos de vida, sabemos um pouco mais sobre dois episódios marcantes da história nacional. No primeiro deles, a tentativa de assassinato de Getúlio Vargas, então presidente da República. Os Sherepel passam a noite no telhado do Clube União Recreativo e disparam de uma escopeta, espécie de espingarda, em direção a Getúlio quando esse subiu ao palanque na praça Coronel Fernando Prestes, onde ia discursar. Além de terem errado o tiro, também erraram o personagem. Não era Getúlio quem havia subido ao palco, mas o chefe da polícia que tinha a mesma feição e estatura do presidente. Ao lembrar esse episódio, no qual foi testemunha ocular, Sérgio esclarece o grande mistério de todos esses anos: Por que matar Getúlio? "Sherepel era capacete de aço, a elite dos soldados da Revolução de 32, e era questão de honra para eles matar Getúlio porque no seu primeiro mandato ele havia humilhado os paulistas". No segundo episódio marcante, onde jovens sorocabanos deram tiro no KarmanGhia do cantor Erasmo Carlos, Sérgio lembra o motivo. A presença de Erasmo num show despertou as emoções das meninas o que motivou a provocação dos meninos. Ao final do show, foi formado um "corredor polonês" e quando Erasmo passava por ele começou um xingamento de bixa (homossexual), a maior ofensa pra época, e Erasmo deu um tapa da cabeça de um desses jovens. Isso despertou a ira, o cerco ao carro e o tiro na lataria. Ninguém queria matar o Erasmo, era só pra reagir ao seu tapa, explica Sérgio. Para evitar processos, Sérgio lembrou que ele e os investigadores de polícia, Caruso e Peralta, foram em São Paulo tratar do assunto com Erasmo, fato antes nunca falado quando o assunto é lembrado. Nesse episódio n° 3, Sérgio ainda lembra do footing, dos bailes, da exigência de gravata para se entrar na sala de cinema.
    Más Menos
    48 m
  • Ep.04 – Passeio pela memória – Sérgio Reze
    Apr 6 2023
    No episódio n° 4 da série "Passeio pela Memória", podcast do blog O Deda Questão, Sérgio Reze, tradicional morador de Sorocaba, que em junho próximo completará 87 anos de vida, lembra do ambiente da primeira semana de implantação do Regime Militar no Brasil deflagrado em 31 de março de 1964 e que durou até 1985. A insatisfação da sociedade com o governo de Jango Goulart indicava que alguma coisa iria acontecer, lembra Sérgio. Ele lamentou os excessos do período que vitimou o sorocabano Alexandre Vannucchi Leme, aos 22 anos, estudante da USP. E lembra que havia apoio da população ao novo regime. Esse momento histórico da vida política, econômica e social coincide com o crescimento da indústria automobilística no país o que significa não apenas a produção, mas também a comercialização dos carros. E Sérgio foi ativo na fundação das associações de marcas e da federação das associações que fazia as intermediações com os governos estaduais e também o federal. Era uma relação técnica, não havia política de partido A ou B. Encerrando o passeio pela memória de Sérgio neste quarto episódio, ele enaltece o trabalho desenvolvido pelo Instituto Humberto de Campos em atendimento escolar a crianças e um trabalho específico com autistas carentes.
    Más Menos
    26 m
  • Ep.05 – Passeio pela memória – Sérgio Reze
    Apr 15 2023
    No episódio n° 5 da série "Passeio pela Memória", podcast do blog O Deda Questão, as lembranças de Sérgio Reze, tradicional morador de Sorocaba, que em junho próximo completará 87 anos de vida, mostram que algumas vezes a mudança profunda de uma sociedade acontece pelos motivos mais prosaicos. Esse foi o caso da emancipação política e administrativa de Votorantim que se deslocou de Sorocaba para ser um município. O motivo? A decisão do prefeito de Sorocaba em aumentar o imposto sobre o cimento produzido na fábrica de Votorantim e o dono da empresa não aceitar. Na queda de braço, José Ermínio de Moraes quis demonstrar que era mais forte e decidiu pela separação. Um movimento político e de mobilização popular. Sérgio também lembra as razões para a transferência do centro administrativo e político da cidade para o Alto da Boa Vista, que foi brecar qualquer tentativa do Éden e Cajuru de serem municípios. Sérgio também lembra do sistema ferroviário e cobra das autoridades uma resolução para o abandono da linha férrea. A memória também aborda o clima e a chegada do ar condicionado nos carros. Não perca!
    Más Menos
    34 m
  • Ep.06 – Passeio pela memória – Sérgio Reze
    Apr 19 2023
    No episódio n° 6 da série "Passeio pela Memória", podcast do blog O Deda Questão, as lembranças de Sérgio Reze, tradicional morador de Sorocaba, que em junho próximo completará 87 anos de vida, chegam ao momento em que ele atende ao chamado da mãe, abandona o sonho de ingressar na Aeronáutica, para ser piloto de avião, e passa a trabalhar lado lado com o pai, seo Abrão, que havia deixado o curtume e fábrica de calçados com o irmão e entrara de cabeça no negócio de venda e assistência de automóveis. Era o ano de 1946, o pós 2° Guerra Mundial, e um mercado que praticamente não existia. Seo Abrão teve visão e Sérgio conta o que lembra desse momento, fala de suas lembranças já participando da vida da empresa até chegar ao mercado de hoje. Sérgio também lembra da Minie Mahuad, falecida aos 95 anos neste abril de 2023, quando tinha apenas 16 anos e dançou com ela no baile do Sorocaba Club. Lembra da intensa atividade na construção da legislação que organizou as concessionárias.
    Más Menos
    42 m
  • Ep.07 – Passeio pela memória – Sérgio Reze
    May 4 2023
    No episódio n° 7 da série "Passeio pela Memória", podcast do blog O Deda Questão, as lembranças de Sérgio Reze, tradicional morador de Sorocaba, que em junho próximo completará 87 anos de vida, vagueiam por pessoas de seu convívio desde criança. São colegas do Santa Escolástica e do Ginásio do Estado, o Estadão a centenária escola da avenida Eugênio Salerno. Não são lembranças de fatos ou datas, mas a emoção de reviver a amizade e a força do companheirismo de ter passado uma noite na cadeia, de ter tirado a carteira de motorista aos 16 anos, do modo como os pais educaram os seus filhos. Este episódio expôe a revelação do sentimento de ver, um a um, os amigos partindo... É um episódio marcante que nos ajuda a pensar no verdadeiro sentido do viver. Leia mais no blog O Deda Questão. Lá você encontrará também meus programas da rádio e meus artigos publicados na revista Showroom.
    Más Menos
    42 m
  • Ep.08 – Passeio pela memória – Sérgio Reze
    May 26 2023
    Neste Episódio da série "Passeio pela Memória", podcast do blog O Deda Questão, as lembranças de Sérgio Reze, tradicional morador de Sorocaba, que em junho próximo completará 87 anos de vida, partem da data 23 de Maio, dia gravação do programa. Ele lamenta que a data ficou conhecida apenas por dar nome à um dos principais corredores de veículos da capital paulista e lembra que os acontecimentos do dia 23 de maio de 1932 foram o estopim da Revolução Constitucionalista, ou seja, do movimento armado ocorrido no estado de São Paulo, entre julho e outubro de 1932, que tinha por objetivo derrubar o governo provisório de Getúlio Vargas e fazer a convocação de uma Assembleia Nacional Constituinte. No dia 23 de maio Martim, Miragaia, Dráuzio e Camargo foram assassinados. Sérgio também lembra de sua mãe, dona Victoria Saker Reze, do ambiente familiar e acolhedor que fez da sua casa, no Largo do Rosário, um ponto de reunião de amigos e familiares. Sérgio lembra de um tio que levou para almoçar lá ninguém menos do que Leônidas da Silva, o diamante negro, ídolo do São Paulo. A partir de Leônidas, Sérgio faz uma conexão com os dias de hoje e lamenta o racismo sofrido pelo jogador Vinícius Jr no campeonato espanhol de futebol, se solidarizando com o jogador. Sérgio também lembra do início da vida empresarial de Milton Muraro, um dos principais empreendedores sorocabanos, fundador da famosa Loja Wanel e do bairro Wanel Ville.
    Más Menos
    34 m