Episodios

  • Desamparo e ansiedade de fim do mundo - com Rita Von Hunty
    Aug 16 2024
    Ecoansiedade é o termo definido pela Associação Americana de Psicologia para descrever o ‘medo crônico da catástrofe ambiental’ – uma sensação de ansiedade, frustração e pessimismo com o futuro em relação às consequências das mudanças climáticas. O termo está diretamente associado a um discurso de fim do mundo que parece permear notícias mundo afora.

    Mas quais são os caminhos para lidar com a ideia de fim dos tempos? Rita Von Hunty vem ao Pauta desta semana para nos ajudar a refletir sobre o desamparo e a ansiedade do fim do mundo. Professora, artista e estudante de psiquiatria, Rita Von Hunty discute a importância de se pensar em estratégias de enfrentamento não apenas para a crise climática, mas também para as crises sociais e políticas, além da necessidade de nos unirmos na construção de um futuro que não perpetue o modelo de vida que nos envenena, destroi e mata. O episódio está imperdível.

    Relacionado ao tema, convidamos você também a acompanhar, a partir de 22 de agosto, o Bom Dia Fim do Mundo, videocast da Agência Pública, realizado em parceria com a TV PUC. Serão programas semanais para discutir as diversas crises que afetam o mundo e o nosso dia a dia.


    Quem faz o Pauta:

    ● Apresentação: Andrea Dip e Clarissa Levy||
    ● Produção: Ricardo Terto e Stela Diogo ||
    ● Pauta e Entrevista: Andrea Dip e Clarissa Levy ||
    ● Roteiro, Edição e Mixagem Final: Ricardo Terto ||
    ● Artes e ID Visual: Tayná Gonçalves ||
    ● Coordenação de Redes Sociais: Karina Tarasiuk ||
    ● Publicação site e transcrição: Ana Alice e Raphaela Ribeiro ||
    ● Trilha original composta por Pedro Vituri ||
    Más Menos
    41 m
  • WikiLeaks e os bastidores de O Vazamento - com Natalia Viana
    Aug 9 2024
    Os vazamentos do WikiLeaks, organização comandada pelo ativista, programador e jornalista Julian Assange, abalou a história do jornalismo e marcou um dos eventos geopolíticos mais significativos da história.

    A jornalista e fundadora da Agência Pública, Natalia Viana, trabalhou na análise de 250 mil documentos da diplomacia dos EUA, no vazamento que ficou conhecido como Cablegate, que escancarou para o mundo como os Estados Unidos atuavam para espionar e influenciar a soberania de outros países com interesses próprios.

    Mais de uma década depois, Natalia revisita as experiências que teve sendo a única jornalista brasileira no QG do WikiLeaks e analisa a influência global dessas revelações até os tempos atuais em seu novo livro, "O Vazamento - memórias do ano em que o WikiLeaks chacoalhou o mundo" lançado pela Editora Fósforo em 2024.

    No Pauta, Natalia detalha suas motivações para contar esta história, curiosidades sobre o trabalho de proporções até então inéditas, algumas das descobertas mais impactantes do WikiLeaks incluindo a interferência dos EUA na política brasileira e faz uma reflexão sobre o machismo que enfrentou ao ser uma jornalista mulher com a história que todo mundo queria contar.
    Más Menos
    31 m
  • O que Elon Musk quer com o Brasil? - com Jack Nicas
    Aug 2 2024
    Elon Musk, o bilionário com diversos negócios pelo mundo, acumula não apenas fortuna, mas também controvérsias pela maneira como negocia seus interesses e transita pela política internacional. Uma das figuras mais comentadas deste início de século, Musk também vem ganhando destaque na mídia brasileira.

    Afinal, o que o bilionário que pretende ajudar o homem a colonizar Marte pode querer com o Brasil?

    Neste episódio, recebemos Jack Nicas, chefe da sucursal brasileira do New York Times, para discutir estes e outros temas. Nicas lidera toda a cobertura do veículo na América do Sul e escreveu reportagens que revelam a atuação de Musk como parte dessa "constelação da extrema direita no mundo". Ele aborda também a presença da Starlink na Amazônia e a aproximação do bilionário com o bolsonarismo no Brasil.

    Saiba mais sobre Elon Musk e seus interesses controversos neste episódio. Além disso, você pode colaborar com a nossa campanha para investigar os negócios do Elon Musk no Brasil. Basta acessar apoie.apublica.org e escolher como apoiar financeiramente nosso trabalho. A partir de 20 reais mensais você consegue nos ajudar a investigar, de forma totalmente independente, os negócios de Musk no país.
    Más Menos
    33 m
  • Crise na Venezuela e a violência contra refugiados - com Rafael Custódio e Márcia de Oliveira
    Jul 26 2024
    A crise econômica, social e política na Venezuela tem resultado na migração massiva de parte da população para o Brasil. Em resposta a este fluxo migratório, o Governo Federal lançou em 2018 a Operação Acolhida. Programa que na teoria consiste em abrigar de forma segura e ordenada os refugiados e migrantes venezuelanos, em situação de vulnerabilidade, que cruzam a fronteira com o Brasil. No entanto, ao visitar as instalações da Operação Acolhida em Roraima, o repórter Rafael Custódio constatou uma série de situações que levam famílias inteiras a preferir viver nas ruas a se submeter às condições desumanas e de violência dentro desses espaços de acolhimento.


    O episódio conta também com a participação da professora Márcia Maria de Oliveira, da Universidade Federal de Roraima, que analisa a atual situação da Operação Acolhida e avalia como o espaço acaba promovendo segregação e confinamento dos imigrante, sem levar em conta seu principal objetivo principal que é oferecer uma resposta humanitária para a crise migratória.


    Ouça o episódio completo e saiba mais sobre a situação de violência contra refugiados venezuelanos no Brasil.Acompanhe também a série Segredos da Operação Acolhida, com reportagens do Rafael Custódio que estão sendo publicadas no nosso site.
    Más Menos
    29 m
  • Por que o Pantanal queima tanto e tão rápido em 2024? - com Cláudia Gaigher
    Jul 19 2024
    O Pantanal enfrenta em 2024, o junho com mais queimadas desde o início das medições pelo Programa de Queimadas do Inpe, em 1998. Entre 1º de janeiro e 25 de junho de 2024, o número de hectares queimados já ultrapassa 530 mil - mais que o dobro do mesmo período em 2020, até então o pior da história.Mas se em 2020 estávamos em um governo pouco preocupado com as causas ambientais, o que explica esses novos dados tão alarmantes? Por que o Pantanal queima tanto e tão rápido em 2024?

    Para a gente entender melhor e se aprofundar nas origens e consequências do Pantanal em chamas, o Pauta hoje recebe a jornalista Cláudia Gaigher. Jornalista especializada em Meio Ambiente e Desenvolvimento Social e Sustentável, por 24 anos morou em Mato Grosso do Sul, no Centro Oeste do Brasil fazendo a cobertura jornalística para a Tv Morena e Tv Globo sobre Pantanal, Cerrado, além de cobrir Amazônia e Caatinga e Mata Atlântica. Esse ano ela lançou o livro Diário de Uma Repórter No Pantanal, com relatos pessoais de seu trabalho.
    Más Menos
    40 m
  • O fórum da extrema direita no Brasil; os bastidores do CPAC - com Alice Maciel e Camila Rocha
    Jul 12 2024
    Desde 2019, o CPAC Brasil, versão nacional do Conservative Political Action Conference — evento anual dos Estados Unidos — é organizado pelo Instituto Conservador Liberal (ICL), liderado pelo deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP). O congresso ocorreu no último fim de semana em Santa Catarina, com a presença de destacadas figuras da extrema direita internacional e nacional, incluindo o presidente argentino Javier Milei, que optou por participar do evento em vez de comparecer à reunião da Cúpula do Mercosul, onde encontraria o presidente Lula pela primeira vez.

    Durante o evento, Eduardo Bolsonaro, junto com o ex-ministro da Casa Civil, Ônix Lorenzoni, também do PL, anunciou a "Aliança Pela Liberdade", uma articulação internacional entre partidos conservadores dos continentes americano e europeu.Em um ano marcado por eleições decisivas, o programa Pauta Pública continua a monitorar os movimentos da extrema direita cada vez mais articulada. Neste episódio, contamos com a participação da cientista política Camila Rocha e da repórter Alice Maciel, que esteve pessoalmente no congresso e compartilha detalhes sobre suas descobertas.

    Saiba mais: https://apublica.org/2024/07/bolsonaristas-articulam-na-europa-criacao-de-coalizao-da-extrema-direita-internacional/
    Más Menos
    38 m
  • O que gerou a tentativa de golpe na Bolívia? - com Marília Closs
    Jul 5 2024
    Pesquisadora analisa aspectos que podem ter influenciado intentona militar Na quarta-feira dia 26 de junho, a nossa querida América Latina presenciou um novo episódio turbulento na região. Na Bolívia, militares liderados pelo ex-comandante do exército, Juan José Zúñiga, mobilizaram tropas e tanques que invadiram o Palácio Quemado, sede do governo em La Paz. O presidente boliviano, Luis Arce, denunciou as "mobilizações irregulares" dos militares e foi pessoalmente ao palácio confrontar Zúñiga, que havia sido destituído do cargo um dia antes.

    Toda essa movimentação durou cerca de quatro horas e a tentativa de golpe no fim acabou desmobilizada, com Luiz Arce determinando a prisão imediata de Zúñiga. Diferente de 2019, a tentativa de golpe não teve êxito, mas será que esse novo episódio tem ligação com o que aconteceu no país anos antes? O que gerou a tentativa de golpe na Bolívia e por que é importante acompanharmos de perto essa história? Para trazer um panorama das origens e possíveis desdobramentos desta instabilidade, o Pauta hoje recebe Marília Closs, coordenadora de projetos da Plataforma CIPÓ, doutora em Ciência Política pelo IESP-UERJ e pesquisadora do Observatório Político Sul-americano (OPSA).
    Más Menos
    38 m
  • Morte e Vida Javari | Cerco e resistência: caso Bruno e Dom
    Jul 3 2024
    Após 10 dias de buscas pelo indigenista Bruno Pereira e o jornalista Dom Phillips, a confirmação do duplo assassinato chocou o país e o mundo no ano de 2022. Bruno atuava na proteção da Terra Indígena Vale do Javari. Um crime covarde que se inscreve no contexto de uma série de problemas que assolavam e ainda assolam a região.

    Chegamos ao quinto e último episódio do Morte e Vida Javari. A série inteira está disponível gratuitamente aqui, onde você agora me escuta – em todos os tocadores de podcast e no Youtube da Agência Pública.

    Equipe do episódio

    Reportagem: Rubens Valente e José Medeiros
    Captação de som direto: José Medeiros
    Produção e pesquisa de arquivo: Clarissa Levy e Stela Diogo
    Roteiro: Rubens Valente
    Apoio de roteiro: Clarissa Levy e Stela Diogo
    Narração: Rubens Valente e Ricardo Terto
    Edição de som, mixagem, composição de trilha sonora e finalização: Ricardo Terto
    Artes: Auá Mendes
    Coordenação geral: Thiago Domenici
    Más Menos
    55 m