Episodios

  • Cunhas, escutas, nevoeiro e um reality show
    Jun 22 2024

    Apesar da frase da semana - “invoco o meu direito ao silêncio” -, muito se disse sobre o caso do “pistolão”. Embora ainda pouco tenha sido apurado. A mãe das crianças doentes confessa ter errado numa gravação feita à sua revelia, em que dizia ter protecção política superior. Admite que foi “parva” e que o fez por “vaidade”. O antigo secretário de estado Lacerda Sales respondeu a pouco, refugiando-se no estatuto de arguido. E o filho do Presidente da República, depois de ter feito saber que não compareceria à chamada da comissão de inquérito, deu instruções ao advogado para abrir a porta à possibilidade de vir a responder aos deputados. O nevoeiro em torno do caso adensa-se e o reality show está para continuar. Outro folhetim que tem muito futuro pela frente é o da situação política na Madeira: Miguel Albuquerque-contra-todos, todos-contra-Albuquerque. O que continua pelas ruas da amargura é o segredo de justiça. Aquilo que o ex-primeiro-ministro disse ao telefone, sem relevância criminal, foi gravado, guardado pelo sistema de justiça, e veio a público. Transitou em escutado. Na semana em que António Costa está na corrida por um importante cargo europeu. Ele há coisas do demo.

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Más Menos
    53 m
  • Livros da semana: Camões, um guião, linguística e homossexualidade
    Jun 22 2024

    Na estante desta semana, há a ousadia de biografar Camões levada a cabo pela escritora Isabel Rio Novo, em “Fortuna, Caso, Tempo e Sorte”; o guião de “Citizen Kane”, de Orson Welles, comentado por Lauro António; uma investigação intitulada “Dissidências e resistências homossexuais no século XX português”, com vários autores sob a coordenação de António Fernando Cascais; e a reedição aumentada de um livro do revisor linguístico Manuel Monteiro, que se assume como parte de um combate “Por Amor à Língua e à Literatura”.

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Más Menos
    6 m
  • Do Vaticano a Alcanena
    Jun 15 2024

    No rescaldo da eleições europeias, o Programa foi ao país real analisar os resultados. O pretexto foi o FALA, festival literário de Alcanena. A vila do distrito de Santarém, num fim de semana com livros, juntou-se para uma noite em torno do poucochinho que resultou do acto eleitoral, com pequenas vitórias e uma grande derrota. Mas valeu a pena, porque um elemento do painel do Programa chegou abençoado, vindo directamente do Vaticano.

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Más Menos
    51 m
  • Os livros da semana: Borges Coelho, Lucas, Weil e António
    Jun 15 2024

    Na estante desta semana, há apenas três livros (acompanhados por uma sugestão de visita à exposição do cartoonista António, em Vila Franca de Xira): uma reunião de “Crónicas e Discursos” do historiador António Borges Coelho; um álbum de banda desenhada intitulado “As Guerras de Lucas”, que narra a saga da criação de “A Guerra das Estrelas”; e “A Experiência de Deus”, da mística e resistente Simone Weil.

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Más Menos
    6 m
  • Os livros da semana: refugiados, escravatura, um longo diário e um poema medieval
    Jun 8 2024

    Na estante desta semana, há uma reportagem de uma antiga jornalista que voltou à escrita: Francisca Gorjão Henriques traça o retrato de três “Mulheres Refugiadas em Portugal”; há um “Atlas do Comércio Transatlântico de Escravos”, que é uma obra de referência a propósito da indústria da escravatura; há um novo volume (o sexto) do diário do diplomata Marcelo Duarte Mathias, desta vez com o título “A Desoras” e correspondente aos anos de 2017 a 2023; e há a primeira tradução portuguesa integral da mais antiga canção de gesta, a célebre “Canção de Rolando”, do século XI.

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Más Menos
    5 m
  • Buscas, suspeitas e uma condenação inédita
    Jun 7 2024

    É uma estreia: pela primeira vez, um antigo ministro foi condenado em tribunal por corrupção. Uma condenação inevitável, segundo o próprio, porque sem isso o sistema de justiça cairia em total descrédito. Há quem concorde, embora por razões opostas às de Manuel Pinho, o protragonista desta história. Num outro caso político-judicial, um antigo secretário de estado foi constituído arguido, mas quem teve de se explicar foi a antiga ministra. Marta Temido é cabeça-de-lista ao Parlamento Europeu e a investigação, com buscas em diversos locais, esta semana, entrou pela campanha eleitoral adentro, a três dias das eleições. Muito ativo, o governo decidiu mudar as regras para a admissão de imigrantes em Portugal, também em plena campanha eleitoral; fica a dúvida se o facto deste assunto ter sido intensamente explorado por certas forças políticas teve alguma coisa a ver com a pressa de apresentar servição antes do próximo domingo. Enquanto isso, a maioria de Governo acusa o PS e o Chega de terem um arranjinho. Até já lhe deu um nome: ‘cheringonça’. No parlamento, a proposta da AD para a redução do IRS foi chumbada, tendo sido aprovada a que o PS apresentou. Embora o sentido de voto do Chega tenha sido o mesmo: a abstenção. Afinal, quem é muleta de quem nesta legislatura perneta?

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Más Menos
    51 m
  • Livros da semana: Kafka, Sattouf, Didion e Djaimilia
    Jun 1 2024

    Esta semana, na estante do programa com o nome em banho-Maria, antecipa-se uma efeméride no calendário da próxima segunda-feira. O centenário da morte de Kafka é o pretexto para a edição (e a recomendação) de “K.”, o ensaio de Roberto Calasso dedicado aos autor de O Processo. Assinala-se a edição portuguesa do sexto e último volume da magistral novela gráfica “O Árabe do Futuro”, de Riad Sattouf. Chega também agora a Portugal, em português, o livro de despedida de Joan Didion, falecida em 2021: “Vou Dizer-te o que Penso”. Por fim, as complexidades da questão da identidade racial estão presentes num pequeno volume da escritora Djaimilia Pereira de Almeida intitulado “O que é ser uma escritora hoje, de acordo comigo”.

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Más Menos
    6 m
  • Cenas inéditas e coisas que ainda não foi desta
    Jun 1 2024

    Nunca um ex-presidente americano tinha sido condenado em tribunal. Trump volta a tornar-se pioneiro e ninguém sabe bem que efeito eleitoral isso poderá ter. Nunca o PSD perdeu uma eleição na Madeira. Também não foi desta, embora tenha obtido voltado a obter o pior resultado de sempre. A manter-se o ritmo (lento) a que a redução de votos se está a processar, é obrigatório fazermos contas para tentarmos perceber daqui por quanto tempo (anos, décadas, séculos?) haverá alternância no poder da ilha. Enquanto isso, a campanha para as europeias já está agora fase oficial. Com líderes ausentes e líderes omnipresentes. E com temas que regressam quando menos se espera, como é o caso da questão do aborto. Vai ser uma correria até dia 9.

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Más Menos
    52 m