Semana Mundial do Brincar  Por  arte de portada

Semana Mundial do Brincar

De: Aliança pela Infância
  • Resumen

  • A Semana Mundial do Brincar acontece sempre em torno do Dia Mundial do Brincar (28 de maio). Há 15 anos, a Aliança pela Infância vem propondo a Semana Mundial do Brincar, não apenas com atividades diretas de brincadeiras, mas também debates e reflexões sobre o contexto da infância e a garantia do direito de brincar.

    A cada ano, um tema inspirador é escolhido para orientar as ações. A Semana Mundial do Brincar é promovida desde 2009 como uma mobilização coletiva para lembrar que brincar faz parte das necessidades e direitos fundamentais das crianças.

    Um chamado para que o brincar ocupe todos os espaços! A SMB também busca contribuir para a garantia do direito de brincar previsto em leis e instrumentos como a Convenção dos Direitos da Criança (CDC) da ONU, a Constituição Federal do Brasil, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e o Marco Legal da Primeira Infância.
    Copyright Aliança pela Infância
    Más Menos
activate_primeday_promo_in_buybox_DT
Episodios
  • Vem pra roda - Especial Semana Mundial do Brincar
    May 28 2024
    A Aliança pela Infância se uniu novamente à Radinho Brasil de Fato para um podcast especial para a Semana Mundial do Brincar 2024, que neste ano tem como tema “Vem pra roda: no ritmo do brincar”. Neste episódio destacamos a importância das brincadeiras intergeracionais e o poder da roda no desenvolvimento infantil.

    Para isso, contamos com as participações da pedagoga Roseli Artes Francisco e da pesquisadora Daniela Signorini Marcilio, além de uma entrevista exclusiva com a rainha da ciranda, Lia de Itamaracá. Elas trazem histórias inspiradoras sobre como as brincadeiras atravessam gerações e refletem o impacto do brincar coletivo.

    O episódio está disponível no Spotify da Aliança pela Infância e no site do Brasil de Fato.
    Ficha Técnica: Pesquisa, roteirização e apresentação: Camila Salmazio Sonoplastia:Lua Gattinoni Coordenação de audiovisual: Monyse Ravena Direção executiva: Nina Fidelis Equipe Aliança pela Infância: Letícia Zero, Daniela Signorini e Tatiana Oliveira
    Más Menos
    43 m
  • Refugiados climáticos: a infância de crianças afetadas por deslocamentos forçados
    Oct 11 2023
    As crianças representam uma grande porcentagem da população migrante na América Latina e Caribe, conforme relatado pela UNICEF. Os principais motivos para esse deslocamento incluem violência, instabilidade e mudanças climáticas. Essas crianças enfrentam um caminho incerto, muitas vezes sozinhas, enfrentando riscos e desafios ao longo do caminho. Mas, mesmo quando alcançam seu destino, os desafios persistem, comprometendo seu futuro. A partir dessa reflexão, a Aliança pela Infância traz o episódio "Refugiados climáticos: a infância de crianças afetadas por deslocamentos forçados", em mais um podcast produzido em parceria com o Brasil de Fato e com o apoio da tdh-A, especial para a Semana da Infância e Cultura de Paz 2023.
    Neste episódio, abordamos a paz nas infâncias em relação a essa crise humanitária e como as mudanças climáticas agravam ainda mais a situação. Além disso, discutimos políticas públicas, a importância do brincar livre e como construir uma cultura de paz para crianças que passaram por experiências de migração.
    Os convidados são JP Amaral, Gerente de Meio Ambiente, Clima e Biodiversidade do Instituto Alana, e Jobana Moya Aramayo, membro do Coletivo Base Warmis, trazem suas valiosas perspectivas para enriquecer a discussão. A apresentação é de Camila Salmazio.
    FICHA TÉCNICA PRODUÇÃO: Brasil de Fato PESQUISA E ROTEIRIZAÇÃO: Camila Salmazio e Letycia Holanda APOIO EM ROTEIRO: Letícia Zero e Tatiana Oliveira APRESENTAÇÃO: Camila Salmazio CAPTAÇÃO DE SOM: Emerson Ramos COORDENAÇÃO: Monyse Ravena DIREÇÃO DE JORNALISMO: Nina Fidelis
    Más Menos
    40 m
  • Como a ausência de políticas públicas e as violações de direitos afetam a paz das infâncias?
    Oct 9 2023
    A paz não se resume à ausência total de conflitos ou ao não enfrentamento de desafios. Ela é moldada pela maneira como lidamos com nossa realidade, com os outros e com nosso planeta. Nós podemos ter muitas concepções sobre o que é paz a partir da experiência pessoal de cada um, mas é de senso comum entre todos que a ausência de direitos básicos, como o acesso à educação, saúde, moradia, espaços de lazer, entre outros, podem sim afetar a paz, em especial na infância, período da vida de extrema importância para o desenvolvimento físico e emocional.
    A partir dessa reflexão, a Aliança pela Infância traz, na Semana da Infância e Cultura de Paz 2023, o episódio "Como a ausência de políticas e as violações de direitos afetam a paz das infâncias?", em mais um podcast produzido em parceria com o Brasil de Fato e com o apoio da tdh-A.
    Para falar sobre o assunto, convidamos duas especialistas apaixonados pelo tema: Neia Bueno, coordenadora do PMMR - Projeto Meninos e Meninas de Rua, de São Bernardo do Campo, que integra o Movimento Nacional Meninos e Meninas de Rua, e Luciene Tognetta, doutora em psicologia escolar e do desenvolvimento humanismo pela USP, pesquisadora e líder do GEPEM (Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral).
    PRODUÇÃO: Brasil de Fato PESQUISA E ROTEIRIZAÇÃO: Camila Salmazio APOIO EM ROTEIRO: Letícia Zero e Tatiana Oliveira APRESENTAÇÃO: Letycia Holanda e Camila Salmazio CAPTAÇÃO DE SOM: Emerson Ramos e Adilson Oliveira COORDENAÇÃO: Monyse Ravena DIREÇÃO DE JORNALISMO: Nina Fidelis

    Más Menos
    42 m

Lo que los oyentes dicen sobre Semana Mundial do Brincar

Calificaciones medias de los clientes

Reseñas - Selecciona las pestañas a continuación para cambiar el origen de las reseñas.