Sertões: histórias de Canudos

De: Rádio Batuta
  • Resumen

  • No final do século 19, o exército matou todos os habitantes do povoado de Canudos, na Bahia, inclusive o líder, Antônio Conselheiro. Em 1902, em "Os sertões", Euclides da Cunha chamou a ação de "crime". A obra se tornou uma das mais importantes da literatura brasileira. As histórias da guerra, do livro e do autor são contadas nesta série, que tem concepção, roteiro e apresentação do jornalista Guilherme Freitas. Ele entrevista estudiosos, artistas e um canudense, morador da região. Trechos de "Os sertões" são lidos pelo ator Fernando Alves Pinto.
    Más Menos
activate_WEBCRO358_DT_T2
Episodios
  • Episódio 1 – O livro vingador
    Jul 2 2019
    Em 1897, Euclides da Cunha se tornou correspondente de guerra em Canudos. Cinco anos depois, em "Os sertões", ele definiu a vitória do Exército como “um crime”. Walnice Nogueira Galvão e Francisco Foot Hardman mostram como Euclides inscreveu Canudos no imaginário nacional.
    Más Menos
    24 m
  • Episódio 2 – A história dos vencidos
    Jul 2 2019
    "O sertanejo é, antes de tudo, um forte", sentenciou Euclides da Cunha. Este episódio discute como o escritor retratou os sertanejos em sua obra. Também conta quem foi Antônio Conselheiro e como era a vida em Canudos antes do massacre.
    Más Menos
    29 m
  • Episódio 3 – Visões do sertão
    Jul 2 2019
    As fotos feitas por Flávio de Barros, como a dos cerca de 400 habitantes de Canudos presos, são a documentação visual da guerra. Evandro Teixeira e Maureen Bisilliat, fotógrafos entrevistados deste episódio, tiveram a obra de Euclides da Cunha como inspiração para seus livros.
    Más Menos
    27 m

Lo que los oyentes dicen sobre Sertões: histórias de Canudos

Calificaciones medias de los clientes

Reseñas - Selecciona las pestañas a continuación para cambiar el origen de las reseñas.