Episodios

  • Ainda faz sentido haver pórticos nas estações de comboio?
    Aug 14 2024

    A CP confronta-se com um dilema: vale a pena manter os pórticos nas estações dos comboios urbanos de Lisboa quando não se consegue provar que seja uma medida eficaz de combate à fraude? O custo elevado de manutenção gera dúvidas à empresa. Neste Sobre Carris é também tema a uniformização de material circulante - com recurso às carruagens Arco - na linha do Minho e a multa aplicada aos administradores da CP por causa da renovação do aluguer de automotoras a Espanha. Também está em debate a forma como a administração da CP foi surpreendida com as palavras do ministro Miguel Pinto Luz sobre a compra de comboios de alta velocidade.

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Más Menos
    33 m
  • O ministro tirou o tapete à CP na alta velocidade?
    Jul 29 2024

    O ministro das Infraestruturas e da Habitação, Miguel Pinto Luz, disse na semana passada que "não vamos comprar tantos comboios quantos a CP queria" para operar os novos serviços de alta velocidade. Um erro estratégico ou uma decisão racional?

    Neste episódio, está também em análise o financiamento comunitário à nova linha de alta velocidade Porto-Lisboa, as derrapagens no programa de investimentos Ferrovia 2020 e a reabertura para passageiros da linha de Leixões.

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Más Menos
    28 m
  • Na linha do Oeste, o descontrolo em mais uma obra ferroviária
    Jul 22 2024

    Neste episódio do Sobre Carris está em foco o descontrole das obras na Linha do Oeste, que deveriam ter sido inicialmente concluídas em 2020, mas continuam a sofrer derrapagens. Neste momento não há uma previsão clara sobre a reabertura do troço Torres Vedras-Meleças, fazendo lembrar o descontrolo que já se assiste mais a norte, na linha da Beira Alta. Também está em destaque o concurso da primeira fase alta velocidade Porto-Lisboa, ganho pelo consórcio português liderado pela Mota-Engil. Os 25 anos do Alfa Pendular, as falhas nas máquinas de venda da CP, os bares nos comboios e a conclusão da privatização da CP Carga são outros assuntos em debate.

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Más Menos
    43 m
  • Os números da CP não são tão bons como parecem
    Jun 29 2024

    A perda generalizada de passageiros, só compensada pelo aumento brutal da procura nos comboios urbanos de Lisboa, deixa a CP num cenário complexo. Se em Lisboa a procura aumenta a pique, a CP tem sido incapaz de reformular os horários e aumentar a oferta: o resultado são comboios cheios em praticamente todas as horas do dia. Por outro lado, os lucrativos serviços de longo curso continuam condicionados à falta de capacidade das linhas e à pouca capacidade da CP em aumentar a oferta. São também temas neste episódio: a linha de Cascais, o futuro dos bares da CP e o Plano Ferroviário Nacional.

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Más Menos
    33 m
  • Será a IP a empresa que engana ministros?
    Jun 14 2024

    As obras na linha da Beira Alta transformaram-se numas "obras de Santa Engrácia" onde já ninguém sabe quando poderá a linha reabrir. As consequências estão à vista: perdeu-se mercado para as mercadorias, os passageiros estão a desistir do serviço rodoviário de substituição e os autarcas da região já não sabem quando pode a linha abrir. Depois de ser ter comprometido, por várias vezes, com datas para finalizar as obras, a Beira Alta é o exemplo de um plano de modernização da Infraestruturas de Portugal (IP) que fracassou. Está a IP a queimar ministros? E onde estão as responsabilidades pelas sucessivas falhas no plano? Porque não se realiza uma auditoria ao Ferrovia 2020?

    É ainda tema neste episódio o caso Cristina Dias, o atraso na entrega dos novos comboios regionais da CP ou o passaporte infantil da empresa ferroviária pública.

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Más Menos
    29 m
  • Ponte Chelas-Barreiro também para carros? Queremos mesmo mais automóveis em Lisboa?
    May 18 2024

    Num episódio especial gravado ao vivo no âmbito da Festa do Ferroviário, em Ermesinde, o Sobre Carris debate as novidades sobre o projecto da alta velocidade ferroviária. A ligação Lisboa-Madrid volta a ter um horizonte temporal – 2034 – e o Tejo vai ter nova ponte. Mas será a Terceira Travessia do Tejo – entre Chelas e o Barreiro – exclusivamente ferroviária? Ou Lisboa prepara-se para permitir mais automóveis na cidade, em contraciclo com as boas referências europeias. E como será a ferrovia que vai servir o novo aeroporto de Lisboa? Vamos levar só um ramal ao aeroporto de Alcochete? São temas para análise neste episódio.

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Más Menos
    39 m
  • O aviso do ministro espanhol dos transportes à CP: "A Renfe vai operar onde tiver oportunidade"
    May 4 2024

    Neste episódio está em debate o futuro do transporte ferroviário na Europa, a partir dos planos da Comissão Europeia para o sector. Ouvimos também o ministro dos Transportes do Governo de Espanha, Óscar Puente, sobre as relações com Portugal e possibilidade de a Renfe concorrer com a CP em Portugal. A operação ferroviária no Mundial de Futebol de 2030, a falta de cuidado da CP nos serviços especiais, os nomes do Governo de Luís Montenegro para a pasta das Infraestruturas, a reabertura da Linha de Leixões para passageiros e o fecho da Linha do Oeste para obras são também tema.

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Más Menos
    44 m
  • Fecho da estação central de Coimbra é inevitável?
    Apr 11 2024

    O Sobre Carris veio até à cidade de Coimbra gravar um debate na estação nova da cidade. Portugal prepara-se para perder mais uma estação ferroviária, na sequência da implementação do sistema de mobilidade por via rodoviária conhecido por Metro Mondego. Mas é incompatível o metrobus com a ferrovia pesada? E que futuro terá o edifício da estação nova?

    Neste Sobre Carris participam Duarte Miranda e Luís Neto, pelo Movimento Cívico pela Estação Nova, o Presidente da Câmara Municipal de Coimbra, José Manuel Silva, e o Presidente do Conselho de Administração da Metro Mondego, João Marrana.

    Debate gravado no café Queijadinha, dentro da Estação Nova de Coimbra, a 25 de Março de 2024.

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Más Menos
    47 m