Episodios

  • O melhor, o pior, a revelação e o influencer do ano político
    Jul 19 2024

    No último episódio desta temporada de Soundbite olhamos para um ano político intenso: duas eleições regionais na Madeira, uma nos Açores, eleições legislativas antecipadas e europeias. Dois primeiros-ministros, dois líderes do Partido Socialista e um renascimento político em Bruxelas. A análise ao ano político a partir das escolhas de Ana Sá Lopes e Helena Pereira.

    O Soundbite regressa depois da paragem de Verão.

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Más Menos
    16 m
  • Comissário da habitação: Costa tinha razão?
    Jul 18 2024

    A presidente reeleita da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, prometeu um novo plano de acção para a concretização do pilar europeu dos direitos sociais, e anunciou a sua intenção de nomear um comissário com responsabilidade directa pela área da habitação no próximo executivo, e de desenvolver um plano europeu para a habitação acessível – apesar de esta ser uma competência nacional e não europeia.

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Más Menos
    7 m
  • Estado da Nação: Montenegro não precisa de amigos do PS
    Jul 17 2024

    Montenegro passa à "última conclusão do estado da nação", "a confusão na oposição". Dirigindo-se ao PS, diz que "já sabíamos da inconsistência" dos socialistas, mas que "ver o PS exigir mais baixas de impostos, acordos com os professores e as forças de segurança que nunca teve vontade de fazer, abolir portagens que se tinha recusado a reduzir", isto é, "exigir ao Governo" o que não fez antes, "tem sido um exercício de contorcionismo político" e "uma das faces da irresponsabilidade". Desistiu o primeiro-ministro de ter o apoio do PS na proposta de Orçamento do Estado para 2025?

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Más Menos
    9 m
  • Pedro Nuno quer negociar Orçamento. E Montenegro quer acordo com o PS?
    Jul 16 2024

    Uma hora depois de o Presidente da República ter instado, em directo nas televisões, os partidos e o Governo a dialogarem "com tempo" sobre o Orçamento do Estado para 2025, o gabinete do primeiro-ministro divulgou uma nota de agenda em que anuncia que Luís Montenegro vai receber todos os partidos com assento parlamentar nesta sexta-feira. As reuniões começam pelas 10h, com o PAN e seguem até ao fim da tarde, à cadência de uma hora, com os partidos por ordem crescente de representatividade, e a terminar com a coligação PSD/CDS-PP. Da parte do PS, Pedro Nuno Santos encabeça as negociações.

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Más Menos
    6 m
  • Sondagem: PS à frente, mas Governo em estado de graça
    Jul 15 2024

    O “empate técnico” continua a ser o mantra da vida política nacional: se a sondagem de Julho da Universidade Católica para o PÚBLICO e a RTP dá o PS à frente da AD nas intenções de voto (33% contra 31% em estimativa), a popularidade do Governo anula esta vantagem. De resto, a superioridade do PS face à AD encontra-se dentro da margem de erro, que é de 3,2%. Na semana do debate do Estado da Nação, trazemos neste Soundbite a análise aos números desta sondagem.

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Más Menos
    11 m
  • O nosso verão quente na justiça
    Jul 12 2024

    Rita Alarcão Júdice garante ter “uma boa relação institucional” com a procuradora Lucília Gago, cujo mandato termina em Outubro, e não quer “alimentar nenhum clima de tensão ou de constrangimentos”. A ministra da Justiça rejeitou nesta sexta-feira estar ligada a qualquer "campanha orquestrada" contra a procuradora-geral da República, após Lucília Gago ter denunciado essa situação na entrevista à RTP1 e implicado Rita Alarcão Júdice num ataque ao Ministério Público.

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Más Menos
    7 m
  • Enquanto não se aprova o Orçamento, temos ânsias
    Jul 11 2024

    O secretário-geral do PS acusou nesta quinta-feira o Governo de "ânsia eleitoral" ao prescindir de "milhares de milhões de euros" de receita que são fundamentais para os serviços públicos e vão ser gastos com os que "menos precisam". Tem razão Pedro Nuno Santos?

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Más Menos
    7 m
  • Cavaco, Montenegro e Pedro Nuno: o Orçamento de 2025 vai ser um romance
    Jul 10 2024

    Aníbal Cavaco Silva é, afinal, “contra eleições antecipadas”. Em entrevista ao Observador, o antigo primeiro-ministro diz que o texto que escreveu no semanário Expresso, e que foi lido como uma defesa de legislativas antecipadas, foi erradamente interpretado. Cavaco Silva argumenta que tem havido “muitas dissoluções” e não se mostra favorável a que o cenário se repita. Também nos últimos dias temos assistido a uma troca de argumentos entre PS e PSD sobre o Orçamento de Estado para 2025.

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Más Menos
    10 m