Urbanidades  Por  arte de portada

Urbanidades

De: UrbanData-Brasil
  • Resumen

  • O Urbanidades é o podcast sobre o urbano brasileiro. Desenvolvido pelo UrbanData-Brasil/CEM (USP), o programa quinzenal traz entrevistas com pesquisadores de diferentes áreas que dedicaram suas pesquisas às dinâmicas sociais urbanas. Em 2023, o Urbanidades foi agraciado com menção honrosa no III Prêmio ANPOCS de Divulgação Científica em Ciências Sociais.
    UrbanData-Brasil
    Más Menos
activate_primeday_promo_in_buybox_DT
Episodios
  • #113 - Tecnologia, cidades e mobilidades híbridas
    Jul 19 2024

    No episódio 113 do Urbanidades, continuamos a discutir o dossiê "(I)mobilidades socioespaciais e suas infraestruturas". Sob a mediação de Palloma Menezes, reunimos Ana Carolina Padua Machado, Helena Lancellotti e Henrique Chaves para conversar sobre as suas contribuições ao dossiê. Ana Carolina comenta a entrevista com Jennie Germann Molz, intitulada "Viagens, tecnologia e mobilidades híbridas", ao passo que Helena e Henrique comentam seus artigos, respectivamente, "Tornozeleiras eletrônicas, mobilidades e construção de subjetividades" e "Percursos para a mobilidade sustentável em territórios desiguais".

    Palloma Menezes é Professora Adjunta e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Sociologia do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP-UERJ), além de ser coordenadora de pesquisa do Dicionário de Favelas Marielle Franco (FIOCRUZ). Ana Carolina é Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (PPGS - FFLCH/USP) e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Turismo da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (PPGTUR-EACH/USP). Helena é Professora de Sociologia do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Restinga. Henrique é Doutorando em Políticas Públicas pela Universidade de Aveiro (Portugal) e Investigador do GOVCOPP (Universidade de Aveiro), CIES-ISCTE e CEM-USP.

    Acesse o dossiê: https://rbs.sbsociologia.com.br/index.php/rbs/issue/view/42

    Visite nosso site: https://urbandatabrasil.fflch.usp.br/

    Este episódio foi editado por Ana Yuki Kurimoto Trigilio.

    Más Menos
    57 m
  • #112 - Pensando gênero
    Jul 5 2024

    No segundo episódio da série especial "Cidade e Esporte", Bruno Vieira Borges, Debora Caje Yamamoto e Maurício Rodrigues Pinto recebem Barbara Gomes Pires e Mariane da Silva Pisani para refletir sobre gênero e esporte dentro e fora dos campos. A conversa é feita com base no artigo "A integridade olímpica: disputas sobre virilidade, elegibilidade esportiva e proteção social na Rio 2016" e no capítulo "Mulheres que jogam futebol: sociabilidade e circulação na cidade de São Paulo" da Tese de Doutorado de Mariane, intitulada 'Sou feita de chuva, sol e barro’: o futebol de mulheres praticado na cidade de São Paulo.

    Barbara é Doutora em Antropologia Social pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), integra o Centro Latino-Americano em Sexualidade e Direitos Humanos (CLAM - IMS/UERJ) e o Núcleo de Estudos em Corpos, Gêneros e Sexualidades (NuSEX - MN/UFRJ). Além disso, é assistente editorial da Mana: Estudos de Antropologia Social e Editora Associada da Revista Sexualidad, Salud y Sociedad.

    Mariane é Professora Adjunta I na Universidade Federal do Piauí (UFPI) e Pós-Doutoranda na Universidad de Buenos Aires (2024 - 2025), com bolsa de Pós-Doutorado no Exterio pelo CNPq. É editora da Revista Ponto Urbe (USP), Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Antropologia e Interseccionalidades (ANTROPOS) e Vice-Coordenadora do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Estudos do Futebol Brasileiro.

    Debora é Mestranda em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo. Graduada em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH).

    Maurício é doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade de São Paulo (PPGAS-USP) e pesquisador do Núcleo de Estudos sobre os Marcadores Sociais da Diferença (NUMAS/USP).

    Acesse o artigo de Barbara: https://www.scielo.br/j/mana/a/fJqvvG7r7cy9tssYF8pTrvG/?lang=pt

    Acesse a tese de Mariane: https://ludopedio.org.br/biblioteca/sou-feita-de-chuva-sol-e-barro/

    Visite nosso site: https://urbandatabrasil.fflch.usp.br/

    Este episódio foi editado por Bruno Vieira Borges.

    Más Menos
    1 h y 6 m
  • #111 - Experimentações sonoras de uma pesquisa sobre a feira da madrugada
    Jun 21 2024
    No episódio 111 do Urbanidades, Juliana Alcantara, Clara Campetelli e Otavio Cardoso recebem Felipe Rangel Martins e Luana Dias Motta para conversar sobre a experiência de divulgação científica por meio da linguagem dos podcasts. O diálogo é feito com base no podcast sobre a Feira da Madrugada, produzido por ambos a partir de materiais inéditos e materiais oriundos da pesquisa de doutorado de Felipe, "A empresarização do comércio popular em São Paulo: trabalho, empreendedorismo e formalização excludente" (2015-2019). O podcast sobre a Feira da Madrugada, que será lançado em breve e terá um site recheado de materiais de apoio, foi fomentado pela Urban Studies Foundation e contou com a colaboração do LAbI - UFSCar. Felipe Rangel é Professor do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de São Carlos e Pesquisador Visitante no Departamento de Sociologia da UFSCar. Luana Motta é Professora Adjunta do Departamento de Sociologia e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de São Carlos, além de coordenar o NaMargem - Núcleo de Pesquisas Urbanas da UFSCar. Visite nosso site: https://urbandatabrasil.fflch.usp.br/ Este episódio foi editado por Otavio Cardoso.
    Más Menos
    39 m

Lo que los oyentes dicen sobre Urbanidades

Calificaciones medias de los clientes

Reseñas - Selecciona las pestañas a continuación para cambiar el origen de las reseñas.