Cultura e Consumo Pod  Por  arte de portada

Cultura e Consumo Pod

De: Culturaeconsumopod
  • Resumen

  • Sejam todos bem-vindos ao Podcast Cultura e Consumo. Eu sou a Melissa e eu sou a Lair. Somos pesquisadoras em Marketing e o nosso objetivo é conectar as pesquisas acadêmicas que envolvem cultura e consumo ao nosso dia a dia, de forma prática, descomplicada e fácil de entender. Vem com a gente!
    Culturaeconsumopod
    Más Menos
Episodios
  • #011 - Cultura e Consumo - Trilhando o Caminho da Sustentabilidade na Moda
    May 13 2024

    Bem-vindos a um novo episódio do cultura e consumo pod! Na sociedade contemporânea, a moda não é apenas um reflexo dos nossos estilos pessoais, mas também uma poderosa força moldadora de hábitos de consumo e, cada vez mais, uma plataforma para a expressão consciente e sustentável. Neste episódio, exploraremos como as escolhas que fazemos ao vestir não apenas definem nossa identidade individual, mas também influenciam significativamente o nosso impacto coletivo no planeta.

    Ao desvendar as complexidades da moda moderna, vamos analisar de que maneira a cultura do consumo está se transformando em direção a práticas mais éticas e sustentáveis. Examinaremos o papel crucial da sustentabilidade na indústria da moda, destacando inovações, desafios e soluções que buscam harmonizar o desejo por novas tendências com a responsabilidade ambiental e social. Através de conversas com especialistas defensores da moda consciente, exploraremos como podemos cultivar uma cultura de consumo que celebra a moda enquanto respeita os limites do nosso planeta e promove uma narrativa de moda mais ética e equitativa.

    Vamos com a gente em uma jornada, onde a moda, sustentabilidade, cultura e consumo se encontram e se entrelaçam.


    Convidada: Talita Codato

    https://www.instagram.com/talc.brechoconcept/?hl=pt-br

    Produzido e roteirizado por Lair e Melissa

    Assessoria técnica da Professora Olga Pépece

    Parceiros Rádio UEM e Rádio UEL

    Referências Acadêmicas:

    Barros, S. T., & Nunes, V. D. G. A. (2021). Sustentabilidade na indústria do vestuário: estudo de caso em uma empresa do segmento moda festa. MIX Sustentável, 7(2), 115-124.

    Felippe, A. M., & Feil, G. (2020). Brechó: do consumo de roupas velhas ao consumo emergente de moda. Projetica, 11(1), 295-322.

    Ramm, E. F., & Morais, R. T. R. (2022). Brechó: empreendimento focado no consumo sustentável da moda em constante crescimento no mercado. Revista de Administração de Empresas Eletrônica-RAEE, (16), 86-110.

    Zampier, R. L., Farias, R. D. C. P., & de Rezende Pinto, M. (2023). “Não é brechó, é loja”: articulações físicas e discursivas no campo de comércio de vestuário de luxo de segunda mão. Revista Gestão & Conexões, 12(1), 27-48.

    Blog da Joana Moreira - https://www.joana-moreira.com/br/patagonia-quer-salvar-o-planeta

    Revista Exame - https://exame.com/negocios/dono-patagonia-doa-companhia-de-3-bilhoes-para-a-caridade/

    Referências de Mercado:

    PATAGONIA

    Stella McCartney

    Siga a gente nas Redes Sociais:

    https://www.instagram.com/cultura_econsumopod/?hl=pt-br



    Más Menos
    54 m
  • #010 Passarelas, Produção, Mídia e Controvérsias: Desvendando as Polêmicas da Moda T2Ep4
    Apr 22 2024

    No mundo da moda, as passarelas servem como os palcos efervescentes onde as criações dos estilistas ganham vida, moldando as tendências que irão influenciar o guarda-roupa global. Por trás dessa exibição deslumbrante, existe uma complexa engrenagem de produção que envolve desde a seleção meticulosa de modelos até a criação de cenários que amplifiquem a narrativa conceitual das coleções. No entanto, por mais glamoroso que pareça, o brilho das passarelas muitas vezes é eclipsado pelas polêmicas que surgem em meio a esse universo, envolvendo questões de representatividade, ética na produção e o papel da mídia na amplificação dessas controvérsias.

    Enquanto a moda se torna cada vez mais uma plataforma para expressão e debate, a interseção entre produção, mídia e questões sociais se torna cada vez mais evidente. Através das lentes da mídia, as coleções são escrutinadas não apenas por sua estética, mas também por seu impacto cultural e político, alimentando debates sobre a apropriação cultural, a diversidade de corpos e a sustentabilidade na indústria da moda. Nesse contexto, desvendar as polêmicas que permeiam as passarelas se torna não apenas uma análise da estética, mas também uma investigação profunda das dinâmicas sociais e culturais que moldam esse universo tão fascinante e controverso.

    Vem com a gente pra esse bate papo!


    Fontes Acadêmicas:

    https://istoe.com.br/soltando-as-feras/

    DUNN, Gina V. Fashion Weeks, Power and Instagram: A Content Analysis of the Big Four Fashion Weeks and Their Audiences on Instagram. The American University of Paris (France), 2018.

    ZHANG, Xu et al. Decentralizing the power of fashion? Exploring the geographies and inter-place connections of fashion cities through fashion weeks. Urban Geography, v. 45, n. 1, p. 73-92, 2024.

    https://revistagalileu.globo.com/Revista/noticia/2016/06/escravos-da-moda-os-bastidores-nada-bonitos-da-industria-fashion.html

    NIINIMÄKI, Kirsi et al. The environmental price of fast fashion. Nature Reviews Earth & Environment, v. 1, n. 4, p. 189-200, 2020.

    WU, Jennifer Xiaopei; LI, Li. Sustainability initiatives in the fashion industry. In: Fashion industry-An itinerary between feelings and technology. IntechOpen, 2019.

    CHETIOUI, Youssef; BENLAFQIH, Hikma; LEBDAOUI, Hind. How fashion influencers contribute to consumers' purchase intention. Journal of Fashion Marketing and Management: An International Journal, v. 24, n. 3, p. 361-380, 2020.

    SILVA, Lair Barroso Arraes Rocha; PALAVECINI, Andressa Carla; PÉPECE, Olga Maria Coutinho. Influenciadoras digitais de moda como educadoras: reflexões a partir do pensamento freiriano. dObra [s]–revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda, n. 37, p. 93-118, 2023.


    Fonte de Mercado:

    Stella McCartney



    Más Menos
    55 m
  • #009 -A Função da Moda na Perspectiva da Cultura e Consumo - T2EP3
    Apr 3 2024

    Na complexa sociedade contemporânea, a moda transcende a mera escolha de vestuário e adentra os domínios mais profundos da identidade, comunicação, distinção e até mesmo da expressão artística. A indagação "Qual a função da moda?" propõe uma jornada que vai além das passarelas e vitrines, adentrando os espaços intricados da autoexpressão, construção de identidade e estabelecimento de conexões sociais. Ao explorar a moda como identidade, desvendamos o poder das escolhas de vestuário como manifestação visual de quem somos, enquanto a análise da moda enquanto comunicação nos conduz pelos códigos visuais que transmitimos ao mundo, muitas vezes sem proferir uma palavra.


    Referências:

    Barnard, M. (2014). Fashion theory: An introduction. Routledge.Texto Acadêmico - Livro as Engrenagens da MODA - Feghali, M. K., & Dwyer, D. (2020). As engrenagens da moda. Editora Senac Rio.

    Texto Acadêmico - Magalhães, D. K. D., Saraiva, L. A., & Neto, H. L. C. (2021). " EU SOU O QUE VISTO": ESTILO, IDENTIDADE E IMAGEM DE JOVENS EXECUTIVAS. Holos, 1, 1-18.

    Texto Acadêmico - de Almeida, R. D., Casotti, L. M., & de Miranda, A. P. C. (2021). Negociações simbólicas das regras religiosas do vestir em postagens no Instagram. dObra [s]: revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda, (31), 237-261.

    Via Tolentino: É uma marca reconhecida por oferecer moda evangélica moderna, com peças que seguem as tendências de moda, mas ainda respeitam os princípios de modéstia e discrição.

    MODA CROSSFIT

    Crossfiteria: Marca especialista em roupas e acessórios para a prática de crossfit.


    Episódio Produzido e Roteirizado por Lair Silva e Melissa Sperandio.

    Editado por Everton Melo.

    Assistentência técnica de conteúdo: Prof.a. Olga Pepece.

    Apoio: UEM FM e UEL FM




    Más Menos
    1 h

Lo que los oyentes dicen sobre Cultura e Consumo Pod

Calificaciones medias de los clientes

Reseñas - Selecciona las pestañas a continuación para cambiar el origen de las reseñas.