• Ana Gomes: “Neste caso, o alvo foi o povo turco, mas e se fosse o povo judeu? Aguiar Branco ficava caladinho e quietinho?”
    May 19 2024

    Uma semana de polémicas no parlamento. Por um lado, André Ventura associa o povo turco a uma ideia de pouco trabalhador e preguiçoso. Por outro lado, os ataques ao presidente da Assembleia da República, José Aguiar Branco, após não tomar qualquer atitude perante o discurso do líder da bancada do Chega. Afinal, Aguiar Branco deve ou não deve intervir nestes casos? E, se sim, de que forma deve proceder? Ouça a análise de Ana Gomes na versão podcast do programa ao qual dá o nome, emitido na SIC Notícias no dia 19 de maio.

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Show more Show less
    25 mins
  • Ana Gomes: "O Presidente Macron disse que a Europa pode morrer e é um facto, estamos a ser atacados de fora mas também por forças internas"
    May 12 2024

    Ana Gomes salienta a importância das eleições europeias, tendo em conta os desafios que a União Europeia enfrenta, realçando que "precisamos de eurodeputados críticos da própria Europa, não precisamos de 'eurobeatos', assim a Europa não avança." A comentadora alerta ainda para as força internas que querem destruir a UE e "servir as forças de Putin", identificando o Chega e o ADN como partidos dessa família europeia. Quanto à política nacional, Ana Gomes diz que finalmente o governo começou a governar e considera positiva a medida dos medicamentos gratuitos para idosos, mas ainda tem dúvidas do caminho tomado relativamente à habitação, e não encontra "medidas contra a especulação imobiliária." Ouça o programa em podcast emitido na SIC Notícias a 12 de maio.

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Show more Show less
    24 mins
  • Ana Gomes sobre violência no Porto: “Justiça popular nunca se justifica num estado de Direito e democrático”
    May 5 2024

    Ana Gomes manifesta-se sobre os casos de violência no Porto no seu espaço habitual de comentários. “A eleição de 50 deputados da extrema-direita criou um clima que instiga muitas pessoas a pensar que pode fazer justiça por si e contra imigrantes”, lamenta. Sobre este tema, recorda a sua importância dos imigrantes para a economia portuguesa e pede que o seu processo de integração seja feito de forma “digna”, embora reconheça a herança pesada do SEF para a AIMA que tem 400 mil processos em atraso na atribuição de documentos. Em análise está também o Manifesto pela Justiça, assinado cinquenta personalidades, que é uma longa crítica ao Ministério Público e os acordos de paz que tardam em chegar para pôr fim à situação de Gaza, “o novo Vietnam”. Ouça o programa em podcast emitido na SIC Notícias a 5 de maio.

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Show more Show less
    20 mins
  • A bonita festa dos 50 anos do 25 de Abril e a tragédia da descolonização
    Apr 28 2024

    Ana Gomes começa por citar Chico Buarque, “Foi bonita a festa, pá”, para descrever as celebrações dos 50 anos do 25 de Abril. Em relação às palavras de Marcelo Rebelo de Sousa sobre a reparação histórica às ex-colónias, a comentadora relembra que a descolonização “foi uma tragédia” e que a guerra, que durou 13 anos, causou 50 mil mortos e muitos casos de stress pós-traumático que deram origem a alcoolismo e violência doméstica. A questão é muito relevante para Ana Gomes, que apenas discorda da forma como o tema foi abordado pelo Presidente da República. O comentário foi exibido na SIC Notícias a 28 de abril.

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Show more Show less
    23 mins
  • “A decisão do Tribunal da Relação é um arraso ao Ministério Público”
    Apr 21 2024

    No seu comentário semanal em podcast, Ana Gomes analisa a decisão do Tribunal da Relação de Lisboa sobre os recursos do Ministério Público e dos arguidos Vítor Escária e Diogo Lacerda Machado, no âmbito da Operação Influencer. A diplomata aposentada relembra a ironia de ter sido António Costa a nomear a atual procuradora-geral da República, Lucília Gago, que considera que "deveria ser convidada a demitir-se pelo presidente da República ou pelo Governo" de Luís Montenegro. O comentário de Ana Gomes foi emitido a 21 de abril, na SIC Notícias.

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Show more Show less
    22 mins
  • “O choque fiscal passou a retoque fiscal”
    Apr 14 2024

    A estreia “desastrosa” da Aliança Democrática, o lançamento do livro “polémico” por Passos Coelho e a luta contra carta europeia por Montenegro marcaram a semana. Marcelo condecorou Spínola sem divulgar e ficou a saber-se que a Euronews foi comprada com dinheiro da Hungria. Já no Médio Oriente, o Irão atacou Israel e o que deve fazer Portugal?

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Show more Show less
    30 mins
  • "O PSD perdeu mais uma oportunidade para deixar uma boa impressão no discurso da tomada de posse, ao assumir uma posição hostil com o PS"
    Apr 7 2024

    "A AD perdeu mais uma oportunidade para deixar uma boa impressão", garante Ana Gomes depois da semana de tomada de posse do novo Governo. Quanto ao discurso de Luís Montenegro, lamenta a hostilidade, que pode danificar a relação com o PS e garantir inevitabilidade na aproximação ao Chega, e no que toca às decisões, nomeadamente do polémico logótipo, recorda de quem foi a ideia original de fazer ver na mudança questões de comprometimento da identidade nacional: a extrema-direita de André Ventura. Ouça a análise em podcast, emitida na SIC Notícias a 8 de abril.

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Show more Show less
    26 mins
  • "Aguiar-Branco começou a falhar logo no primeiro dia como Presidente da AR; assistiu impávido ao ataque miserável de André Ventura a Augusto Santos Silva e Luís Montenegro"
    Mar 31 2024

    Conhecido o novo Governo, Ana Gomes analisa as escolhas de Luís Montenegro e os desafios que enfrentam. A comentadora acredita que o PSD não aprendeu nada com o impasse na Assembleia da República, já que votou favoravelmente na eleição de Diogo Pacheco de Amorim, do Chega, para vice-presidente. Ana Gomes critica ainda a postura de Aguiar-Branco, presidente da Assembleia da República, que "assistiu impávido ao ataque miserável de André Ventura a Augusto Santos Silva e a Luís Montenegro". O comentário foi exibido na SIC Notícias a 31 de março.

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Show more Show less
    32 mins