Episodes

  • Bruno Lara fala do seu livro de poemas “Domingo de Manhã”
    Oct 4 2024
    O Autores e Livros desta semana traz uma conversa com o poeta e cronista Bruno Lara, autor dos livros de poesias “Domingo de Manhã” e “Presente em poesia” e também do livro infantil “Gabi e Bacana em: amor, família e diálogo”. Na entrevista, ele fala sobre seus livros e seu blog, processo criativo e ainda sobre as crônicas que escreve para o Jornal de Brasília. Outro destaque no programa é o mais recente lançamento do cantor e escritor Miguel Vaz, “Cheiro de suor e vinho”, uma história de desejos, frustrações e ousadia, com toques intrigantes da máfia. No programa, Miguel fala como foi criar essa história pela perspectiva de uma personagem feminina. O programa fala ainda de saúde mental ao destacar o livro “Café com Freud e Lacan - A dor de existir – Ansiedade, depressão, burnout, síndrome de pânico e os cuidados em saúde mental”, da psicanalista Fabiana Ratti. Na obra, a autora explica os conceitos da psicanálise relacionados à vida prática e defende a necessidade da atenção e tratamento da saúde mental.
    Show more Show less
    28 mins
  • Felipe Larêdo - 1ª parte
    Oct 1 2024
    O Autores e Livros Dose Extra desta semana traz uma conversa com Felipe Larêdo sobre a Larêdo Editora e sobre o mercado editorial do Norte do Brasil. O escritor, professor e editor Filipe Larêdo fundou a Larêdo Editora com a proposta de dar voz aos autores paraenses e da Amazonia e aos autores que têm a região como tema central em suas obras. Com destaque às obras de ficção e não ficção, aos relatos poéticos, históricos e biográficos que refletem a diversidade e a riqueza cultural dessa região, a Larêdo Editora também tem o propósito de contribuir para uma sociedade mais justa e democrática, valorizando a cultura e o conhecimento tradicional do Norte. Atualmente, Filipe Larêdo é editor de literatura em Larêdo Editora, gestor da Agência de Comunicação e professor de Comunicação Social na Universidade da Amazônia.
    Show more Show less
    21 mins
  • Autores e Livros destaca três semifinalistas do Prêmio Oceanos: André Giusti, Luís Henrique Pellanda e Micheliny Verunschk
    Sep 27 2024
    No final do mês de agosto, o Oceanos – Prêmio de Literatura em Língua Portuguesa anunciou os 60 títulos semifinalistas da edição de 2024. Neste ano, a premiação contou com 2.619 livros inscritos, submetidos a dois júris especializados, um de prosa e outro de poesia, ambos formados por profissionais de Angola, Brasil, Cabo Verde, Moçambique e Portugal. Entre os finalistas, estão nomes como Mia Couto, Micheliny Verunschk, Germano Almeida, André Giusti, Adilia Lopes, Nei Lopes e Luis Henrique Pellanda. E o Autores e Livros dessa semana destaca três desses 60 livros selecionados: “O caçador chegou tarde”, de Luís Henrique Pellanda, “Caminhando com os mortos”, de Micheliny Verunschk, e “As filhas moravam com ele”, de André Giusti. O programa traz também obras da poetisa, ilustradora e performer Rupi Kaur. Quando tinha 21 anos e era estudante universitária, Rupi escreveu, ilustrou e autopublicou sua primeira coletânea de poesia, “Outros jeitos de usar a boca”. Em seguida, veio “O que o sol faz com as flores”. Essas coletâneas venderam mais de 10 milhões de cópias - sendo mais de 600 mil delas apenas no Brasil - e foram traduzidas para mais de quarenta idiomas. Seu terceiro livro, “Meu corpo minha casa”, conquistou o primeiro lugar em listas dos mais vendidos em todo o mundo.
    Show more Show less
    28 mins
  • Juliana Valentim - O Abrigo de Kulê - 1ª parte - Autores e Livros Dose Extra 107 – 24/09/2024 - Juliana Valentim - "O Abrigo de Kulê"
    Sep 24 2024
    No Autores e Livros Dose Extra desta semana você acompanha uma conversa com escritora brasiliense Juliana Valentim. Com mais de 66 mil seguidores no perfil literário "Palavras que Dançam", Juliana lançou a webcomic "O Abrigo de Kulê". Ambientada no interior de Minas Gerais, a trama explora as nuances e o contexto histórico brasileiro dos anos 1940. Com roteiro de André Pacano e ilustrações de Flávio Custela, a narrativa gira em torno do amor e da coragem mas também segue com a proposta de unir realidade e fantasia. Regada de referências culturais, esta HQ virtual vai além e traz ainda importantes debates sociais para o centro da narrativa. Por meio da história de amor entre um caixeiro-viajante e uma jovem leitora, a autora atravessa discussões pertinentes como preconceito, injustiças sociais, racismo e machismo. Juliana Valentim é jornalista e escritora brasiliense, pós-graduada em Comércio Exterior e Jornalismo Digital. Cronista, poeta e romancista, ela também é professora de poesia contemporânea e especialista em comunicação criativa. Tem quatro livros publicados: "Manuscritos de um viajante”; a coletânea de poemas Palavras que Dançam”; o romance “O abrigo de Kulê” e a obra "Palavras que dançam ao redor do sol – 365 poemas”. Juliana também gerencia o perfil literário Palavras que Dançam, que conta com mais de 66 mil seguidores no Instagram. Em 2021, ganhou o prêmio literário Ler é Legal, sendo a escritora homenageada do ano pelo Ministério Público do Distrito Federal.
    Show more Show less
    25 mins
  • Dicas de leitura e lançamentos são os destaques da semana no Autores e Livros
    Sep 20 2024
    Um dos destaques do “Autores e Livros” desta semana é o livro “Nós também falamos português”, da professora e pesquisadora Avani Souza Silva. Publicado pela editora Martin Claret e com ilustrações de Thales Fernando Pomb, a obra reúne 18 contos que ilustram culturas de nove países. Com um estilo e uma linguagem característica, Avani recria as histórias com muito bom-humor e criatividade, dando à oralidade o valor que merece. Os contos incluem elementos sociais, históricos e culturais que aproxima melhor o leitor brasileiro dessas culturas e povos. Em destaque também no programa, a coletânea de contos de Thiago Arantes em “A terceira margem da folha”. Aqui, o autor mistura elementos sobrenaturais e mágicos com situações do cotidiano, gerando certa estranheza e mistério. Ao tratar de questões filosóficas e metafísicas naturais aos seres humanos, como vida, morte, destino, arrependimento e desilusão. No quadro “Encantos de Versos”, poesias de Alberto Caeiro (heterônimo de Fernando Pessoa), Castro Alves e Antônio Gideão inspiradas na Primavera.
    Show more Show less
    28 mins
  • Alex Andrade – Meu nome é Laura - 1ª parte - Autores e Livros Dose Extra 106 – 17/09/2024 – Alex Andrade – "Meu nome é Laura"
    Sep 17 2024
    O Autores e Livros Dose Extra dessa semana traz uma conversa sobre o mais recente lançamento do escritor Alex Andrade: “Meu nome é Laura”. Aqui, Alex Andrade nos leva a conhecer a história da construção de uma identidade. A questão da busca de quem somos, o que somos e o que podemos ser, leva o leitor a acompanhar o descortinar da sexualidade de um menino que pouco a pouco vai encontrando os caminhos, muitas vezes dolorosos, para ser o que realmente é. Meu nome é Laura é um livro cheio de lirismos e preenchido de imagens. Este é o décimo quinto livro do escritor, entre literatura infantil, infantojuvenil e adulta, e o quinto livro em parceria com a editora Confraria do Vento. Em 2023, o autor foi um dos semifinalistas do Prêmio Oceanos de literatura, selecionado entre mais de 2.600 autores dos países lusófonos com o romance “Para os que ficam “.
    Show more Show less
    15 mins
  • Bienal do Livro de São Paulo reúne mais de 700 autores
    Sep 13 2024
    A 27ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo é um dos maiores eventos do país dedicado ao livro. A edição deste ano contou com mais 700 autores, nacionais e estrangeiros, como Conceição Evaristo, Ailton Krenak, Pedro Bandeira, Itamar Vieira Jr., Thalita Rebouças e ainda Carley Fortune, Jeff Kinney e Margarita García Robayo, entre outros. O Autores e Livros desta semana destaca a Bienal e os lançamentos que aconteceram por lá. Entre os destaques, “Entrevistando Você”, de Roberta Gurriti, que traz o protagonismo negro e a descendência africana para o centro da narrativa nesta comédia romântica. Na entrevista, Ullisses Campbell fala do seu novo livro, "Francisco de Assis, O Maníaco do Parque", biografia não autorizada do maior serial killer do país. No fim da década de 1990, o país acompanhou a jornada de um assassino brutal de mulheres e a caçada pelo suspeito, um motoboy. Quase 30 anos depois, detalhes inéditos da vida do serial killer brasileiro condenado pela morte de sete jovens – apesar de ele ter confessado o assassinato de nove – e pelo estupro de mais uma dezena.
    Show more Show less
    28 mins
  • Lúcio Saretta – "O Beijo na Lona" - 1ª parte - Autores e Livros Dose Extra 105 – 10/09/2024 - Lúcio Saretta – "O Beijo na Lona"
    Sep 10 2024
    No Autores e Livros Dose Extra dessa semana, uma conversa com Lúcio Humberto Saretta sobre "O Beijo na Lona", livro que reúne crônicas sobre esporte, com olhar bem-humorado e espirituoso. Na apresentação, Luiz Antonio de Assis Brasil diz que este livro é um excelente exemplo da literatura como fonte de prazer, transformação e conhecimento, que traz uma coletânea de crônicas com uma prosa límpida, aliciante e inquietadora. Lúcio Humberto Saretta (1972) é natural de Caxias do Sul (RS). Formado em Publicidade e Propaganda pela PUC-RS e Biblioteconomia pela UCS, é autor dos livros Alicate contra diamante, Crônicas douradas, Lições da barbearia, O louco no espelho (crônicas) e O cão e o violão (poesia). Como coautor, integrou as coletâneas Tetraedro (crônicas), Onisciente contemporâneo, Translações singulares, Não culpe o narrador, Tudo soma zero e Vigílias (contos).
    Show more Show less
    27 mins