• Carimbeira #01 - Jorge Maravilha

  • Jun 15 2024
  • Length: 4 mins
  • Podcast

Carimbeira #01 - Jorge Maravilha

  • Summary

  • As Beiras Novas de hoje vêm diretamente do Rio de Janeiro da década de 1970, em pleno regime militar.

    Falamos de uma canção de Chico Buarque, mas uma não tão conhecida, que se chama Jorge Maravilha. É uma das músicas mais dançantes de Chico, praticamente um rock and roll.

    Após a gravação de Apesar de Você, uma crítica explícita à ditadura, os censores ficaram implacáveis com as músicas de Chico. Para escapar, ele passou a usar o pseudônimo Julinho da Adelaide e conseguiu driblar a censura, como uma estratégia criativa: apresentou a canção Jorge Maravilha com uma letra enorme, parecendo uma canção romântica. A música foi aprovada, mas como não era obrigado a gravar toda a letra, tirou o início e o final, deixando só a parte do meio, que era o que interessava.

    Depois que a imprensa revelou que Julinho da Adelaide era Chico Buarque, a censura passou a exigir documentos dos compositores.

    Na época se pensava que a letra de Jorge Maravilha tinha sido feita para o presidente Ernesto Geisel, cuja filha era fã de Chico. Mas ele esclareceu que a música se referia a um agente do DOPS que pediu autógrafo para a filha enquanto levava chico para a prisão, episódio que que ficou marcado na letra, quando diz: "Você não gosta de mim, mas sua filha gosta".

    Eu sou Marcos Ricardo dos Santos, pesquisador selecionado no edital número 12/2023, da Rádio Cultura de Brasília.

    E esta é a Carimbeira, o cartão postal das beiras do mundo.


    Hosted on Acast. See acast.com/privacy for more information.

    Show more Show less

What listeners say about Carimbeira #01 - Jorge Maravilha

Average customer ratings

Reviews - Please select the tabs below to change the source of reviews.