Episodes

  • Carlos Santos, da Zome: “Infelizmente, poucos jovens vão ser beneficiados [pelas medidas do Governo]”
    Jul 5 2024

    O Presidente da República já promulgou as medidas para os jovens (quer a isenção de IMT, quer a garantia pública para o crédito à habitação) e estas deverão entrar em vigor no primeiro dia de agosto. Carlos Santos, CEO da Zome, analisa estas medidas e o seu impacto nos jovens e no mercado. Numa tentativa de fixar os jovens a Portugal o Governo apresentou um conjunto de medidas, entre elas algumas que ajudassem os jovens até aos 35 a ter a sua própria casa, como a isenção de IMT e a garantia pública no crédito à habitação. Mas estas medidas vão mesmo beneficiar os jovens? E o que acontece ao mercado, numa altura em que a procura aumenta?

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Show more Show less
    16 mins
  • Francisco Horta e Costa: “Quando olhamos para os gráficos da procura de estrangeiros, vemos uma queda de chineses que era muito mais sensíveis aos Golden Visa e vemos um aumento dos americanos, que não é sensível a nenhum regime fiscal”
    Jun 28 2024

    O ano arrancou com menos casas vendidas, mas mais caras. O INE revela que a queda que foi maior nos compradores estrangeiros: uma descida de 20% no arranque do ano, em comparação com o trimestre anterior. Estará esta descida relacionada com o fim de benefícios fiscais como as alterações ao regime para Residentes Não Habituais e o fim dos chamados Vistos Gold? O CEO da consultora CBRE Portugal, sublinha que parte da procura estrangeira é imune a regimes ficais e dá como exemplo os norte-americanos, cada vez mais interessados em Portugal para viver. Francisco Horta e Costa diz também que uma descida dos preços das casas não está no horizonte

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Show more Show less
    18 mins
  • O que torna Lisboa tão atrativa para o investimento em residências universitárias?
    Jun 21 2024

    Um estudo da consultora JLL revela que a capital portuguesa é a oitava cidade europeia mais atrativa para os investidores. A responsável pela área de research e consultoria estratégica da JLL explica os fatores que fazem de Lisboa um dos mercados com maior potencial de crescimento. Joana Fonseca explica que Lisboa é uma cidade emergente, com grande capacidade de atratividade para os estudantes estrangeiros aponta os baixos níveis de oferta e a chegada de cada vez mais estudantes estrangeiros como os principais fatores que fazem de Lisboa um mercado tão atrativo.

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Show more Show less
    15 mins
  • Ricardo Fernandes: “É injusto que alguém que precisa de bem essencial, que é uma casa para habitar, pague quase 50% de impostos”
    Jun 14 2024

    Ricardo Fernandes, empresário e especialista em fiscalidade, analisa os novos números do setor da construção e sublinha que o maior desafio do Governo em matéria de IVA é "refletir a descida de 17% do IVA [da construção, passando dos atuais 23% para 6%], diretamente no consumidor". No primeiro trimestre de 2024, foram concluídas mais de 5600 casas para habitação das famílias, uma subida de 9,5% face ao mesmo período de 2023. Será suficiente para a falta de oferta? Estará o setor preparado para construir mais? Ou estarão apenas à espera da baixa do IVA?

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Show more Show less
    16 mins
  • António Nogueira Leite: "A geração que agora tem 35-40 anos e um empréstimo para casa já teve pelo menos um susto, os que têm 45-50 tiveram dois. É melhor pagar um bocadinho mais nos períodos de grande abundância e estar um pouco mais confortável nos períodos de grande aperto"
    Jun 7 2024

    É uma notícia há muito aguardada pelas famílias portuguesas com crédito à habitação com taxa variável. O Banco Central Europeu anunciou uma descida das taxas de juro. É a primeira descida das taxas de referência em cinco anos e surge depois de um ciclo de subidas que durava desde o verão de 2022. A presidente do Banco Central Europeu anunciou um corte de 25 pontos base, que vai refletir-se nos empréstimos para a compra de casa. Analisamos o impacto da decisão, com o economista António Nogueira Leite.

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Show more Show less
    16 mins
  • José Cardoso Botelho, CEO da Vanguard: “O silêncio e a qualidade do ar da Comporta faz parte daquilo que para mim é o luxo do século XXI”
    May 31 2024

    A zona, no concelho de Alcácer do Sal, está cada vez mais na mira dos investidores. O maior promotor na região é agora a Vanguard Properties, com projetos que totalizam cerca de 3 mil milhões de euros. José Cardoso Botelho, CEO da Vanguard, desvenda o ambicioso plano de investimento. Na edição desta semana, o Expresso traça o retrato de uma nova Comporta a a crescer entre Tróia e Melides e revela uma nova elite de investidores, nacionais e estrangeiros, interessados em investir na zona. O principal promotor é agora a Vanguard Properties, do empresário Claude Berda, que detém a grande maioria das propriedades turísticas que pertenciam ao antigo Grupo Espírito Santo.

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Show more Show less
    18 mins
  • Carla Costa Reis: “A perseguição que foi feita ao Alojamento Local não veio trazer soluções para a habitação. A maior parte das casas alocadas ao AL não têm condições para albergar uma família”
    May 24 2024

    Carla Costa Reis, CEO da Turisma, empresa gestora na área do Alojamento Local, sublinha que as medidas restritivas do Mais Habitação ao AL não tiveram o efeito pretendido de colocar casas no arrendamento de longa duração. Refere ainda que os empresários estão cautelosos com o anúncio do governo da AD, que prometeu a revogação de algumas medidas do anterior executivo. Na estratégia do ministro das Infraestruras e habitação, está o fim do imposto extraordinário para o Alojamento Local e os municípios recuperam a autonomia para decidir as novas licenças. O setor fala em medidas positivas mas aguarda com algum ceticismo a concretização das medidas.

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Show more Show less
    18 mins
  • Pedro Brinca: “A minha geração pagou a crise de 2008, pagou a crise de 2011 e agora é quem paga a crise da Habitação. Quando é que deixo de pagar e começo a receber?”
    May 17 2024

    Pedro Brinca analisa as principais medidas anunciadas pelo governo para a habitação. O economista avisa: “É um programa que vai ser mais eficaz a estimular a procura do que a oferta, o que pode trazer, uma vez mais, problemas ao nível dos preços.” O Governo apresentou a estratégia para resolver a crise na habitação, com 30 medidas para fazer face à escalada dos preços, subida das taxas de juro e falta de oferta. Com o programa “Construir Portugal”, o ministro das Infraestruturas espera restabelecer a confiança dos portugueses. Será mesmo assim?

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Show more Show less
    18 mins