Diversiarte Podcast

By: Eduardo Estellita e Pedro Schenk
  • Summary

  • Podcast dedicado a comentários sobre séries, filmes e outras manifestações culturais que abordam questões ligadas a diversidade e inclusão. Realizado pelo Instituto Diversidade. Produzido por Eduardo Estellita e Pedro Schenk. Editado por Pedro Schenk.
    Eduardo Estellita e Pedro Schenk
    Show more Show less
Episodes
  • TDAH ou TOD: Mommy
    Jul 10 2024

    O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é a condição de saúde mais buscada nas redes sociais. Entre desinformação, banalização e romantização do TDAH e do Transtorno de Oposição Desafiante (TOD), somente 20% do conteúdo no TikTok traz, de fato, informações e verdadeiras e úteis.

    As redes sociais preencheram um vácuo de representatividade deixado pelo cinema e séries de TV. Uma exceção à regra é o vencedor do Prêmio do Jury de 2014 em Cannes, “Mommy” (ou “Mamã, no catálogo da Amazon Prime). Escrito e dirigido por Xavier Dolan, o filme retrata, de maneira crua e bela, os desafios de criar um filho com TDAH e TOD. As vidas de uma mãe, seu filho e sua vizinha cruzam-se, equilibrando-se entre amor, dor e esperança.

    Afinal, TDAH é um mero traço de personalidade? O que difere um adolescente neurotípico de um com TDAH? Toda pessoa com TDAH tem TOD? Como evitar que o TOD evolua para um transtorno de conduta? Como os personagens de Steve e Die podem contribuir para uma compreensão mais empática e realista de jovens com essas condições e suas mães?

    Dicas do episódio:

    • Pedro: Desenho infantil “Bluey” (T2E13), de Joe Brumm, e influenciador digital @olivierdante
    • Eduardo: Filme “Precisamos falar sobre Kevin”, de Lynne Ramsay (para Transtorno de Conduta) e livros e série "⁠Percy Jackson", de Rick Riordan

    Links:

    • Instituto Diversidade: ⁠⁠https://www.institutodiversidade.com.br⁠⁠
    • Página IMDB de “Mommy⁠⁠”
    • Diversiarte Podcast: Episódios relacionados #17: Neurodiversidade⁠ e #24: Representatividade Asiática
    Show more Show less
    1 hr and 4 mins
  • Bissexualidade: Rivais
    Jun 14 2024

    Após sua representação pouco convincente do desejo homossexual em “Me chame pelo seu nome”, o diretor italiano Luca Guadagnino retorna às telas com “Rivais”, filme de 2024 sobre um triângulo amoroso entre tenistas de alto desempenho. Com atuações marcantes de Zendaya, Mike Faist e Josh O’Connor, o filme obteve reações mistas do público e fomentou debates acalorados nas redes sociais sobre visibilidad­e bissexual e a linguagem visual do desejo no cinema.

    Afinal, “Rivais” é um bom filme? Sua divulgação foi coerente com as temáticas que aborda? Como ele subverte o clichê do triângulo amoroso? Faz queerbaiting ou traz uma representatividade atual da bissexualidade? Por que o apagamento da bissexualidade ainda é um problema dentro e fora da comunidade LGBTQIA+? Como debatemos não-monogamia, não-binarismo e fluidez sexual em uma sociedade em que letramento básico ainda é tão urgente? O rótulo importa?

    Dicas do episódio:

    • Pedro: Série “Eu Tu e Ela”, de John Scott Sheperd e perfil @bacomvi no Instagram
    • Eduardo: Filmes “E sua mãe também”, de Alfonso Cuarón, “Saltburn”, de Emerald Fennell, e série "⁠Entrevista com o vampiro", de Rolin Jones e Anne Rice.

    Links:

    • Instituto Diversidade: ⁠⁠https://www.institutodiversidade.com.br⁠⁠
    • Página IMDB de “Rivais⁠⁠”
    • Episódios #33: Liberdade Feminina e #12: Visibilidade Lésbica do Diversiarte Podcast
    • Artigo em inglês “The Epistemic Contract of Bisexual Erasure”, de Kenji Yoshino na Stanford Law Review
    • Vídeo “Lésbicas são bissexuais?” da Louie Ponto
    Show more Show less
    44 mins
  • Altas Habilidades: Gifted e Ficção Americana
    May 8 2024

    Conversamos com Christine da Silva-Schröeder, pesquisadora e professora em Administração de Empresas na UFRGS, além de autora do livro “A diversidade invisível: as pessoas AH/SD e a vida profissional”, sobre altas habilidades-superdotação (AH/SD),

    “Gifted: Um laço de amor”, filme de 2017, com esplendorosa de Mckenna Grace, aborda uma batalha judicial entre tio e avó pela custódia de uma órfã superdotada de 7 anos. Já, “Ficção Americana”, vencedor do Oscar 2024 de Melhor Roteiro Adaptado, é uma sátira que acompanha um escritor negro com AH/SD inconformado com a indústria literária, enquanto lida com problemas familiares e financeiros. Para revelar a hipocrisia da branquitude progressista, ele escreve um romance repleto de clichês raciais que rapidamente se torna best-seller.

    O que esses filmes nos revelam sobre vivências de pessoas AH/SD na infância e fase adulta? Como acolher crianças AH/SD na escola, no círculo social e no seio familiar? Quais desafios adultos AH/SD encontram para se adaptarem no mercado de trabalho? Quais dores e traumas adultos AH/SD precisam superar para reconquistarem sua saúde mental e autoestima? O que acontece quando esses adultos também têm outros marcadores sociais da diferença?


    Dicas do episódio:

    • Christine: Filme "Estrelas além do tempo”, de Theodore Melfi
    • Pedro: Série “Young Sheldon”, de Chuck Lorre e Steven Molaro e filme "Prova de fogo⁠⁠", de Doug Atchison
    • Eduardo: Filme “Lances Inocentes”, de Steven Zaillian e série "⁠Eu nunca..." - 4ª temporada, de Mindy Kaling e Lang Fisher

    Links:

    • Instituto Diversidade: ⁠⁠https://www.institutodiversidade.com.br⁠⁠
    • Página IMDB de “Gifted: Um laço de amor⁠⁠” e “Ficção Americana”
    • Livro da Christine: “A diversidade invisível: As pessoas AH/SD e a vida profissional”, de Christine da Silva-Schröeder
    Show more Show less
    51 mins

What listeners say about Diversiarte Podcast

Average customer ratings

Reviews - Please select the tabs below to change the source of reviews.