Episodios

  • TAG DOS 50%.
    Jul 31 2024

    Ouvintes sejam bem vindes a mais um episódio, hoje como de costume nós vamos falar sobre os livros que a gente leu nesses últimos seis meses, os bons e os ruins, eu li pouco esse ano até agora, mas eu li livros longos e médios então foram muitos capítulos muitas palavras, e muitas emoções.

    Então nós vamos tentar pegar leve nos spoilers dos livros mais importantes por aqui, já que hoje eu tenho poucas coisas a reclamar sobre hoje.

    Más Menos
    53 m
  • A cultura das fanfics
    Jul 17 2024

    Ouvintes sejam bem vindes a mais um episódio, Essa ideia veio de uma junção de fatores, primeiro porque a Amy, vulgo Yasmin queria falar sobre fanfics, porém ela não tinha uma abordagem pra um assunto deste tamanho. Então eu e a Anny começamos a tentar desmembrar esse tópico até a que a paulista se lembrou de um tweet, que diz o seguinte: https://x.com/bangyedawn/status/1810850283074867568 —-- Esse tweet veio em resposta a um formulário, criado pela Joli, @bangyedawn . Que gerou várias respostas, incluindo a da Babi Dewet, confessando que:

    https://x.com/babidewet/status/1811072064666677656

    Resposta que gerou dezenas de comentários que vão nos ajudar a falar durante os próximos blocos, sobre onde nós líamos fanfics no início de tudo, falar sobre o que nos motivava a leitura naquela época, o que mudou ao longo dos anos, e o que essa cultura representa agora.

    Então vamos começar.

    Más Menos
    1 h y 12 m
  • Brigue como um leitor
    Jun 28 2024
    Então vamos lá, nossa história começa em maio deste ano, onde surgiu o primeiro anúncio dado pelo canal “Sem Spolier” e outros canais de mídia que o influenciador e empresário FN, estava se juntando com a companhia das letras, isso por si só já causou um baita burburinho porque muitas pessoas de dentro da booksfera começaram a reclamar sobre o fato de entregar tanto poder nas mãos de alguém que nunca trabalhou diretamente com literatura, e até mesmo em outra ocasião tratou com desprezo as pessoas que trabalham com livros há anos. Agora chegamos a semana passada, onde o Paulo Ratz lançou um vídeo dizendo as opiniões dele sobre a criação desse clube, fazendo comparações com o conhecido “clube do livro da Oprah”, que é muito grande nos EUA geralmente lê muitos best sellers dos maiores jornais do país, e ajuda muito na disseminação de histórias muito boas e importantes. Ele elogiou o Felipe como empresário de grande influência dentro e fora do Youtube, mas apresentou também o fato que muitas pessoas consideram o Felipe arrogante por causa do comportamento dele online, fez algumas considerações sobre como o fandom do FN atacou pessoas em algumas ocasiões. E isso motivou que fã do Felipe mandassem o link deste vídeo na live que o Felipe faz pros membros do canal dele, e o Felipe respondeu furiosamente, reclamou que o resolver o assunto das sugestões e outras coisas sobre o clube, que o Paulo tentou falar sobre através de “DM” deveria ter sido por email(mas isso já no twitter), falou sobre uma suposta falta de profissionalismo em geral da classe que fala de livros, que ele tem uma missão de incentivar a literatura que ele já faz há anos através de alguns atos isolados. Grande parte da booksfera se juntou para defender seu maior representante. Todo mundo que tem e não tem clube do livro ainda, fez piada do assunto, desde o “moço do vinho” até as pessoas mais desconhecidas da cena, tipo nós 3 (...) mas piadas à parte, vamos agora tentar falar um pouco sério sobre isso.
    Más Menos
    49 m
  • Crushes Literários
    Jun 12 2024

    ❤Crush Eterno:O macho mais amado até aqui, aquele pra quem vc daria de graça e se casaria amanhã.

    🖤Crush de uma noite:Aquele que vale uma ficada apenas.

    💔Macho Escroto:O pior dos piores. 💙Crush poça d'água:Aquele pra quem vc passa pano. Divirtam-se com as nossas escolhas, anotem as recomendações e mande pra gente a sua resposta lá no twitter : @castsumarios.

    Más Menos
    45 m
  • Estrague o seu kindle!
    May 11 2024

    Ouvintes sejam bem vindes a mais um episódio, na semana passada um pseudo escritor de romances gays, posto no twitter algo que eu vou resumir como: “Todos os livros eróticos escritos por mulheres são iguais, e por isso são uma porcaria, as pessoas deveriam parar de ler esses livros e começar a dar atenção para livros como o dele, que não chegam ao ranking graças a essas porcarias, e que as mulheres estragaram o kindle.” Resultado prático disso, as mulheres da comunidade do booktwitter se reuniram e foram caçar o couro desse cara, e literalmente reduziram a pó tudo o que restava da pseudo carreira dele, o sujeito postou textão chorando tentando fazer geral ter pena dele, mas o pessoal não arredou o pé, e logo depois ele deletou a conta. E agora nós vamos falar nossas considerações sobre esse assunto, e partilhar sobre quais serão os efeitos dessa história.

    Más Menos
    57 m
  • Parte 02
    May 4 2024

    Parte 02 e final do episódio: "A influência da extrema direita na literatura".

    Essa influência também acontece com frequências nos livros, mesmo quando muita gente não percebe, ou finge não perceber, um gênero onde isso é muitas vezes escancarado é a ficção científica, que se utiliza de metáforas pra te levar a torcer pra um lado específico da história, isso também ocorre na fantasia, mas nesse gênero as coisas são elevadas a outros níveis.

    Como a existência do nicho da “fantasia cristã conservadora” que visa alimentar o imaginário de leitores já inseridos nessa religião, geralmente pertencentes a denominação evangélica, usando discursos como as conhecidas “Teologia da prosperidade” e “Teologia da libertação”. E isso pode ser muito legal, mas também pode ser perigoso, e é sobre a parte perigosa que nós vamos falar ao longo deste episódio.


    Más Menos
    40 m
  • A influência da extrema direita na ficção.
    May 4 2024

    Esta é apenas a primeira parte do episódio sobre o assunto, por favor ouça a segunda logo depois! #BrasilParasita.

    Ouvintes sejam bem vindes a mais um episódio, vou abrir esse bloco dizendo que este não é um episódio contra o nicho de “ficção cristã” da literatura, sim será citado o papel que a religião tem exercido no auxílio de espalhar o problema principal que nós vamos discutir hoje, mas o objetivo não é repudiar nenhuma religião em específico.

    Vamos com o contexto histórico primeiro, desde do início dos tempos ideologias ao redor do mundo, e principalmente no ocidente vem sendo popularizadas através do entretenimento voltado para convertidos e pessoas passíveis a conversão, isso acontece em filmes que você já viu, onde por exemplo o herói é sempre alguém conectado aos EUA e a tradições norte americanas, e o inimigo é sempre alguém que além de ser um estrangeiro a aquelas tradições, é muitas vezes uma pessoa de cor, que vem de um país que possui objetivos que divergem dos interesses americanos.

    Más Menos
    36 m
  • Plágio VS Inspiração.
    Apr 27 2024

    Ouvintes sejam bem vindes a mais um episódio, se preparem hoje vai ter leis, polêmicas e tristeza .

    Porém, eu creio que os livros que nós vamos citar hoje não sejam recomendações para as suas listas de leitura.

    Primeiramente, eu vou ter explicar para audiência de escritores deste podcast alguns pontos da “Lei de direitos autorais brasileira”, para que eles fiquem informados sobre como ele estão definidos dentro dessa lei, e onde podem aparecer os problemas. Definir como ocorre o crime de plágio no Brasil segundo as leis que temos, qual é a pena prevista, como são discutidos esses casos aqui, e as meninas depois vão dar alguns exemplos de casos que já apareceram pelo booktwitter e pelo instagram, de escritores brasileiros e estrangeiros.

    E por último, eu vou ajudar vocês a saberem quais são as medidas que vocês podem tomar para proteger seus livros, mas acalmem-se, esse episódio também vai ser bom pra quem não é artista, porque você leitor vai ficar prevenido e vai saber onde denunciar depois dele também, ok? Então vamos pra aulinha de Direito autoral.

    Más Menos
    53 m