Era da Pressa Podcast

By: Fernanda Fazzio
  • Summary

  • Entre esperas e extremos, precisamos nos ouvir. O objetivo desse podcast “Era da Pre(s)sa: psicanálise entre esperas e extremos” é promover um espaço para reflexões sobre psicanálise, arte e cultura em tempos que trepidam. Os episódios são escritos por Fernanda Fazzio, costurados também com depoimentos e entrevistas. Escutar uns aos outros e também o que os psicanalistas, artistas e pesquisadores dizem, fazem e produzem são recursos significativos para elaborarmos psiquicamente os momentos excessivos e turbulentos da Era da Pre(s)sa.
    All rights reserved
    Show more Show less
Episodes
  • Ep#9 - Baratite: uma estreita relação entre ódio e voz
    Aug 22 2024
    A invasão das baratas na vida pública e privada acontece de modo quase silencioso, mas altamente destrutivo. As baratas não compactuam das mesmas leis que os animais humanos. As baratas criam as leis de onde vieram: do esgoto. Neste lugar, não se preocupam em conhecer as leis necessárias à civilização. Quanto mais distante é a linha entre opressor e oprimido, mais difícil é perceber e nomear a violência, o que contribui para a perpetuação das relações de poder. Através de uma leitura lacaniana, o psicanalista Mauro Mendes Dias mostra, na nossa entrevista, a estreita relação entre ódio e voz. Existem condições discursivas que ativam essa cativação, esse encantamento pela voz. Vamos entender como isso acontece? Nos acompanhe nesse percurso com trechos do livro "Entre Baratas e Rinocerontes" de Mauro Mendes Dias e as relações com "A Metamorfose" de Franz Kafka. O episódio foi idealizado, escrito e apresentado por Fernanda Fazzio. A edição é de Arthur Chagas. A Ana Cris cuida da identidade visual e da divulgação do nosso podcast.
    Show more Show less
    45 mins
  • Ep#8 - A Praga de Kafka
    Dec 11 2023
    Oi oi Apressados, A aliança Baratas e Rinocerontes é um elo poderoso. A satisfação derivada dessa ligação nos remete à possibilidade de deixar de lado as regulações sociais e nos entregar aos deleites das fantasias sem nenhum pudor. Privilegiando o enfoque animal na literatura, Franz Kafka escreve A Metamorfose, obra que problematiza o entrecruzamento entre humanidade e animalidade. Ao mostrar o espelho disforme da animalidade, Kafka desestabiliza o antropocentrismo: há um outro animalesco que nos habita e que, a qualquer momento, pode tomar posse de nós. No episódio #8 "A Praga de Kafka" do podcast Era da Pre(s)sa veremos como uma metamorfose abrupta acontece quando a nossa parte animalesca toma conta de nossas falas e ações humanas. Nesse episódio, contextualizaremos a obra A Metamorfose de Franz Kafka, voltando a Praga do in. do sec. XX para compreender como a baratite se alastra feito praga, nos transformando em insetos repugnantes. Nos acompanhe nesse percurso com trechos do livro "Entre Baratas e Rinocerontes" de Mauro Mendes Dias. O episódio foi idealizado, escrito e apresentado por Fernanda Fazzio. A edição é de Arthur Chagas. A Ana Cris cuida da identidade visual e da divulgação.
    Show more Show less
    35 mins
  • Ep#7 A Metamorfose - Uma introdução à ''Baratite''
    Oct 9 2023
    Quando perdemos a capacidade de nos comunicar e os nossos comportamentos se tornam animalescos, podemos estar entre baratas e rinocerontes. Ou pior: talvez tenhamos nos metamorfoseado em algum deles. Nesse episódio, partimos das discussões dos livros “O discurso da estupidez” e “Entre baratas e rinocerontes” do psicanalista Mauro Mendes Dias, fundador do Instituto Vox. O reconhecimento é necessário para a nossa constituição subjetiva. Pensar na obra A Metamorfose (1915) de Franz Kafka é mais do que atual para refletirmos sobre os efeitos danosos do não-reconhecimento que está nos transformando em animais. Na Era da Pressa, os sujeitos não reconhecidos em sua humanidade podem ter duas saídas: ou se transformam em bestas truculentas, os rinocerontes, ou se tornam baratas ao trazer à tona o pior dos esgotos. E, se você escapou da Rinocerontite, vamos mostrar como a Baratite também é extremamente contagiosa. Nesse episódio, discutimos sobre o Desmentido, conceito do psicanalista Húngaro Sándor Ferenczi, para entendermos melhor sobre a Baratite em nossos tempos. O episódio foi idealizado, escrito e apresentado por Fernanda Fazzio. A edição é de Arthur Chagas. A Ana Cris cuida da identidade visual e da divulgação.
    Show more Show less
    24 mins

What listeners say about Era da Pressa Podcast

Average customer ratings

Reviews - Please select the tabs below to change the source of reviews.