Episodios

  • 37- Conectados às telas: e desconectados de nós mesmos - parte 1
    Jul 31 2024
    Dr. Gustavo Meirelles recebe duas convidadas: Dra. Ana Escobar, médica pediatra e autora do livro "Meu Filho Tá Online Demais", e Marina Helou, deputada estadual em São Paulo, autora do projeto de lei 293/2024, que busca contribuir para um ambiente escolar mais educacional e menos digital nas escolas públicas e particulares de todo o estado de São Paulo.


    Dr. Gustavo introduz o tema discutindo o impacto das telas, smartphones e redes sociais no desenvolvimento das crianças e adolescentes, especialmente após a pandemia.
    Dra. Ana Escobar enfatiza as diretrizes da Sociedade Brasileira de Pediatria: sem telas para os menores de 2 anos, até 1 hora diária de tela para as crianças de 2 a 7 anos; e até 2 horas diárias de telas para os maiores de 7 anos. Ela destaca os efeitos físicos do uso de telas, como miopia e obesidade, e os efeitos psicoemocionais como ansiedade e depressão.


    Marina Helou detalha seu projeto de lei ,que visa proibir o uso de celulares nas escolas, salvo para usos pedagógicos específicos, e discute os impactos negativos do uso excessivo de telas na aprendizagem, socialização e saúde mental das crianças. Ela ressalta a desigualdade social exacerbada pelo acesso desigual às telas.


    Dra. Ana Escobar apoia a proibição dos celulares nas escolas como um ambiente crucial para o desenvolvimento social e emocional das crianças, mas reconhece a necessidade de educação familiar sobre o uso consciente das tecnologias. Ela alerta para os riscos das redes sociais na autoestima e desenvolvimento emocional dos adolescentes.


    confira também:


    link para o projeto de lei 293/2024: https://www.al.sp.gov.br/propositura/?id=1000549285&tipo=1&ano=2024

    link para o livro "Meu Filho tá online demais": https://www.draanaescobar.com.br/livro-meu-filho-ta-online-demais/

    link para o texto do Dr. Gustavo Meirelles publicado na Folha de S.Paulo: https://www1.folha.uol.com.br/opiniao/2024/05/conectados-as-telas-e-desconectados-de-nos-mesmos.shtml
    Más Menos
    25 m
  • 36- A Maratona da Inovação: Superando Desafios na Saúde - parte 2
    Jul 24 2024
    Na segunda parte do episódio, Dr.Gustavo Meirelles continua a conversa com Luiz De Luca, consultor e conselheiro de empresas na saúde, e Cláudio Terra, diretor sênior Latam na Pfizer. Eles abordam temas como gestão de equipe, importância de medições e aplicação de tecnologia, especialmente inteligência artificial. Também discutem como no esporte há medições precisas de desempenho, enquanto na inovação e empreendedorismo essas práticas são menos comuns.


    Luiz De Luca destaca a necessidade de supervisão humana para corrigir desvios, mesmo com tecnologias avançadas. Ele compara adversidades enfrentadas na corrida de rua com desafios na gestão e inovação. Terra complementa, relacionando lições do esporte ao empreendedorismo, enfatizando a necessidade de disciplina, visão clara de objetivos e desejo ardente de transformação para alcançar o sucesso.



    Luiz De Luca discute como velocistas podem transformar-se em fundistas devido à sua adaptação física e mental, comparando executivos de "10K" (rápidos a se adaptar e correr) e "maratonistas" (resistentes e persistentes), ressaltando que os executivos de "10K" são ideais para a transformação digital na saúde. Cláudio Terra complementa, destacando a evolução no esporte e no empreendedorismo com o uso intensivo de ciência, tecnologia e metodologia, sugerindo paralelos entre a preparação física de atletas e a preparação estratégica de empreendedores.



    O episódio enfatiza como autoconfiança, preparação meticulosa e inovação são cruciais tanto no esporte quanto no empreendedorismo, destacando a importância de persistir e adaptar-se para alcançar o sucesso em ambas as áreas



    ** Ouça também o episódio 12 do ExpertCast que aborda outros paralelos entre inovação, empreendedorismo e esporte. Participação especial de dois atletas olímpicos: Marcelo Apovian OLY e Adriana Silva.

    Parte 1: https://open.spotify.com/episode/6LGv2pmVw5vl1vNuquK1xR?si=sYynGuiaSMOO-x3V2JlNdg

    Parte 2: https://open.spotify.com/episode/3Nv81Ak52coax0F4IqZxNV?si=WXfvsFmCRfSv-j6mLDomvQ


    Confira textos do Dr. Gustavo Meirelles sobre o assunto:
    https://noticias.spr.org.br/conexao-digital/correr-e-empreender-tudo-a-ver/

    https://www.the-yuan.com/734/Running-and-entrepreneurship-may-seem-unrelated-but-have-many-synergies.html
    Más Menos
    34 m
  • 36- A Maratona da Inovação: Superando Desafios na Saúde - parte 1
    Jul 17 2024
    O que correr uma maratona e inovar na saúde têm em comum? Ambas exigem quebrar paradigmas, superar limites e buscar a excelência.

    Nesse episódio Dr. Gustavo Meirelles recebe Luiz De Luca, consultor e conselheiro de empresas na saúde, e Cláudio Terra, diretor sênior Latam na Pfizer. Eles compartilham suas experiências nas duas áreas: além de serem executivos com anos de estrada, também praticam esporte de alta performance.


    Cláudio Terra compara a inovação em saúde com uma maratona, enfatizando que ambas requerem inspiração e motivação genuínas. Ele discute a necessidade de superar desafios constantes e a importância da paixão pessoal na realização de inovações significativas. Luiz De Luca compartilha sua jornada na corrida de maratonas ao longo de 20 anos, e a conquista da mandala das seis maiores maratonas do mundo. Ele faz paralelos entre a persistência necessária para completar uma maratona e a dedicação exigida para inovar na área de saúde.



    O podcast discute a importância da inovação e do trabalho em equipe no contexto corporativo e de saúde, destacando que a inovação de grande impacto geralmente envolve várias camadas concêntricas de pessoas e influenciadores. É enfatizado que um líder de inovação não precisa necessariamente ter a ideia original, mas sim a habilidade de mobilizar e engajar diferentes stakeholders, incluindo sócios, talentos e clientes, para apoiar e implementar ideias transformadoras.



    A analogia com esportes, especialmente corridas de longa distância, ilustra a importância de trabalhar em equipe, enfrentar desafios e medir o sucesso ao longo de fases do processo, seja na maratona física ou no desenvolvimento de projetos empresariais e tecnológicos, como a aplicação de inteligência artificial.



    ** Ouça também o episódio 12 do ExpertCast que aborda outros paralelos entre inovação, empreendedorismo e esporte. Participação especial de dois atletas olímpicos: Marcelo Apovian OLY e Adriana Silva.

    Parte 1: https://open.spotify.com/episode/6LGv2pmVw5vl1vNuquK1xR?si=sYynGuiaSMOO-x3V2JlNdg

    Parte 2: https://open.spotify.com/episode/3Nv81Ak52coax0F4IqZxNV?si=WXfvsFmCRfSv-j6mLDomvQ


    Confira textos do Dr. Gustavo Meirelles sobre o assunto:
    https://noticias.spr.org.br/conexao-digital/correr-e-empreender-tudo-a-ver/

    https://www.the-yuan.com/734/Running-and-entrepreneurship-may-seem-unrelated-but-have-many-synergies.html
    Más Menos
    35 m
  • 35- OpenCare 5G - parte 2
    Jul 10 2024
    Dr.Gustavo Meirelles continua a conversa com Marco Bego, diretor-executivo do Instituto de Radiologia do Hospital das Clínicas e do Inova HC, e Paulo Pontes, diretor América Latina da área de ultrassonografia da Siemens Healthineers, sobre o impacto da tecnologia 5G na saúde. Eles discutem o projeto OpenCare 5G, que utiliza diferentes tecnologias de telecomunicações para melhorar o acesso à saúde em regiões remotas e urbanas do Brasil.


    Paulo compartilha suas experiências com a teleultrassonografia e como o 5G tem permitido que exames sejam realizados em tempo real, mesmo em áreas como o Xingu, onde a logística é desafiadora. Marco explica as dificuldades e aprendizados na implementação de uma rede privativa de telecomunicações para o hospital, destacando a importância da combinação de várias tecnologias para garantir conectividade e segurança.


    Os convidados também exploram as perspectivas futuras da telesaúde, incluindo o uso potencial do 6G e a importância de democratizar o acesso à saúde. Gustavo e seus convidados ressaltam o valor de parcerias e inovação contínua para enfrentar desafios e melhorar a assistência médica no Brasil e além.
    Más Menos
    23 m
  • 35- OpenCare 5G - parte 1
    Jul 3 2024
    Dr.Gustavo Meirelles recebe Marco Bego, diretor executivo do Instituto de Radiologia do Hospital das Clínicas e do Inova HC, e Paulo Pontes, diretor América Latina da área de ultrassonografia da Siemens Healthineers. Juntos, discutem o revolucionário projeto OpenCare 5G, que visa levar exames e cuidados médicos a regiões remotas do Brasil através da tecnologia 5G.


    Marco Bego explica como a ideia surgiu a partir do leilão de bandas de frequência 5G pela Anatel e a possibilidade de criar redes privativas. Ele detalha a formação do consórcio multidisciplinar, envolvendo empresas e instituições renomadas para viabilizar o projeto. Já Paulo Pontes destaca a escolha da ultrassonografia como modalidade inicial devido à sua portabilidade, versatilidade e capacidade de transmitir imagens em tempo real, beneficiando áreas com infraestrutura limitada.


    O episódio explora os desafios técnicos superados, a importância das redes privativas e a aplicação prática do 5G em áreas remotas. Os convidados também discutem a expansão futura do projeto, incluindo outras modalidades de imagem e possíveis telecirurgias, mostrando o potencial transformador do OpenCare 5G na saúde pública brasileira.


    Com este episódio, o ExpertCast proporciona uma visão aprofundada sobre as inovações tecnológicas na saúde, destacando como o 5G está revolucionando o acesso a cuidados médicos em regiões remotas e carentes.
    Más Menos
    22 m
  • 34- From Local Sucess to Global Impact: Key Insights into Device Innovation and Market Expansion - part 2
    Jun 26 2024
    Dr. Gustavo Meirelles leads the second part of the episode with guests Jasper Van De Sande, senior business consultant and partner at Suazio and Namsa, and José Leovigildo Coelho, CEO and co-founder of IONIC Health.

    Through their experiences and knowledge, they offer valuable guidance for companies looking to reach new markets and make a positive impact on global health. The journey of global expansion requires meticulous planning and a deep understanding of the inherent challenges at each stage. Jasper and Leo highlight the importance of assessing scalability and relevance, selecting strategic markets, conducting pilots and local validations, seeking specialized advisory, forming local teams, adjusting the product to the market, and defining a global roadmap.


    Finding the balance between innovation, speed, and meeting regulatory requirements is crucial for the success of global expansion. Achieving this goal also depends on a combination of factors, including strong leadership committed to the company's global vision.
    Más Menos
    26 m
  • 34 - From Local Sucess to Global Impact: Key Insights into Device Innovation and Market Expansion - part 1
    Jun 19 2024
    The episode explores the challenges and strategies that medical device companies face in expanding their products and achieving a significant impact on a global scale. Dr. Gustavo Meirelles talks with Jasper Van De Sande, senior business consultant and partner at Suazio and Namsa, and José Leovigildo Coelho, CEO and co-founder of IONIC Health.


    The discussion delves into the main challenges companies encounter when trying to globally expand their healthcare innovations, such as rising healthcare costs that hinder the adoption of new technologies, constant changes in regulatory environments requiring continuous adaptation, and intense competition that necessitates distinction and differentiation. To overcome these challenges, the experts highlight the importance of partnerships and collaborations with local specialists, facilitating navigation in specific markets and regulations. A phased approach, with tests and pilots in smaller markets before expanding to larger regions, is crucial to ensure solid and sustainable growth. Adapting to local culture is critical to ensuring a connection with the specific needs of each market. Effective communication, overcoming language barriers and ensuring clarity with customers and partners, is essential for success.


    IONIC Health, a Brazilian company that developed innovative solutions for remote CT and MRI operations, expanding to Europe and the USA, is an inspiring example of how to overcome challenges and achieve global success. The lessons learned by the guests emphasize the importance of being a constant learner and being open to new experiences. Thinking globally and acting locally, adapting solutions to local realities, is fundamental for success. Investing in global talent to build a team with expertise in different areas and cultures is essential for competitiveness. Communicating the value of the solution to demonstrate how innovation can benefit different audiences builds relationships and generates demand.
    Más Menos
    22 m
  • 33 - Análise de Dados em Saúde e o Impacto na Sustentabilidade do Sistema - parte 2
    Jun 12 2024
    Nesta segunda parte, o episódio destaca a importância de usar dados de forma estratégica e fazer as perguntas certas para garantir decisões sustentáveis no setor de saúde.

    Para continuar a conversa, o Dr.Gustavo Meirelles recebe novamente Ana Cláudia Pinto, médica, executiva em saúde digital, conselheira consultiva de health techs, especialista em data science e gestão de saúde populacional; Marcelo Tournier, médico, cientista de dados, engenheiro de machine learning no Vale do Silício, especializado em tecnologias de processamento de linguagem natural em saúde; e Thiago Pavin, empreendedor, diretor de produtos de IA na Semantix, especialista em gestão de saúde e inteligência artificial.

    Os convidados destacaram o papel da análise de dados para melhorar tanto a eficiência financeira quanto a qualidade do atendimento ao paciente, evidenciando a sinergia entre saúde e economia na gestão de saúde populacional. Citam vários exemplos que mostram como o uso de dados proporciona melhores resultados clínicos e financeiros, e exploram a falta de avanços na gestão de saúde em comparação com a inovação tecnológica em diagnósticos e tratamentos.

    Ana Cláudia destaca a importância da disciplina e consistência na execução de ações no setor e critica a abordagem de curto prazo adotada por muitos gestores e empresas. Marcelo traz a necessidade de educar profissionais de saúde em ciência de dados. Thiago discute a necessidade de uma intervenção estatal moderada para equilibrar os interesses financeiros e a qualidade da assistência.

    gravação e edição: soupods
    Más Menos
    40 m