• Paulo Silva: “Há jovens que vêem o futuro castrado porque não têm a possibilidade de ir estudar para uma cidade, não têm poder de compra”
    Dec 21 2023

    O ano de 2023 foi “deveras trabalhoso, devíamos olhar para trás e ver o que não fizemos bem, nomeadamente no que diz respeito à habitação e que tem de ser imperativamente corrigido”. É assim que Paulo Silva, diretor-geral da consultora imobiliária Savills Portugal, sumariza os últimos doze meses do sector imobiliário. A falta de alojamento para estudantes e a habitação marcaram o ano que está quase a findar, mas houve áreas como a hotelaria e a indústria e logística que tiveram um desempenho positivo. O próximo ano será de recuperação. Oiça a avaliação que Paulo Silva faz da área, no último episódio desta temporada do Expresso Imobiliário

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Show more Show less
    39 mins
  • "Há uma narrativa falaciosa de que o turismo, os estrangeiros e os promotores são os responsáveis pelo aumento dos preços"
    Dec 14 2023

    Foi lançado em outubro um livro que propõe desfazer "mitos" sobre a crise na habitação. No Expresso Imobiliário, ouvimos a visão de André Pinção Lucas e Filipa Osório, do Instituto +Liberdade, autores do livro "Trancas à Porta", em co-autoria com o deputado Carlos Guimarães Pinto e Juliano Ventura, também ligados ao mesmo instituto. Recorrendo a estatísticas e dados sobre o mercado, os autores pretendem desconstruir o que consideram ser "falácias" e encontrar as causas para o aumento dos preços em Portugal. Oiça aqui a entrevista.

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Show more Show less
    33 mins
  • André Escoval: “Não é possível continuar a trabalhar para ao fim do mês entregar todo o salário para pagar a habitação, seja no crédito à banca ou renda"
    Dec 7 2023

    André Escoval é porta-voz do movimento Porta a Porta – Casa para Todos que luta pelo direito à habitação. Durante o mês de novembro este movimento promoveu manifestações frente ao Parlamento Europeu e nas ruas de algumas cidades nacionais, em prol de medidas que resolvam de imediato o problema da habitação. Defende maior regulação do mercado, mais habitação pública, a proibição dos despejos e a colocação de um travão ao aumento das rendas previsto para 2024. Oiça detalhadamente neste episódio o que reivindica o Porta a Porta e como espera resolver o que vai mal na habitação.

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Show more Show less
    32 mins
  • O que é o manifesto"Não matem o investimento no futuro de Portugal"? João Moreira Rato explica a contestação ao fim do regime para Residentes Não Habituais
    Nov 30 2023

    “O fim do regime para Residentes Não Habituais é uma medida populista, que se toma sem olhar para os prós e contras mas somente ao impacto na opinião pública”. Quem o diz é João Moreira Rato, uma das vozes que se fez ouvir contra o fim dos benefícios fiscais para Residentes Não Habituais (RNH) e subscreveu o manifesto intitulado "Não matem o investimento no futuro de Portugal". 59 personalidades de vários setores juntaram-se para contestar o fim do regime para RNH. A contestação levou o PS a dar um passo atrás. Embora não deixe cair a medida, dá-lhe mais um ano de vida, prolongando o regime até dezembro de 2024, mediante algumas condições. Oiça aqui a entrevista no Expresso Imobiliário

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Show more Show less
    30 mins
  • “Cerca de 400 mil portugueses vivem em pobreza habitacional, com chuva dentro de casa ou sem eletricidade ou sem casa de banho”
    Nov 23 2023

    Na zona da Grande Lisboa cerca de 30 mil fogos apresentam pobreza habitacional. Esta é a estimativa da Just a Change, uma organização que reabilita casas, com a ajuda de trabalho voluntário. Só no ano passado recuperaram 66 casas e dessas, 49 careciam de uma instalação sanitária. São problemas que atualmente ainda ocorrem, já que, como José Afonso, diretor de parcerias desta organização, afirma, “a pobreza habitacional em Portugal existe em todo o território e está mais próxima do que imaginamos”. Oiça o episódio do Expresso Imobiliário

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Show more Show less
    33 mins
  • Imobiliário comercial: o investimento caiu quase 50% e o segmento dos escritórios é o mais atingido. O que é que isto significa para o mercado?
    Nov 16 2023

    O investimento em imobiliário comercial caiu quase 50% nos primeiros nove meses do ano, em comparação com o mesmo período do ano passado. Um estudo da consultora JLL revela que o investimento rondou os mil milhões de euros. Joana Fonseca, responsável pela área de Research e consultoria estratégica, justifica a quebra com "uma maior incerteza e cautela dos investidores". Uma tendência global, que atinge também Portugal. Oiça aqui a entrevista.

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Show more Show less
    29 mins
  • Proprietários consideram atualização das rendas em 2024 “um retorno à normalidade” e inquilinos reivindicam “maior regulação do mercado”
    Nov 9 2023

    “O que aqui está em causa é a aplicação de uma lei que está em vigor desde 1985”, explica Diana Ralha, diretora da Associação Lisbonense de Proprietários (ALP), relativamente à não aplicação de um travão ao aumento das rendas em 2024 que será de 6,94%. Já Pedro Ventura, Vice-Presidente da Associação de Inquilinos Lisbonense (AIL) considera que o apoio financeiro do Estado às famílias é positivo. Mesmo assim e para este dirigente falta “estabilidade” a este mercado. Nisso, tanto proprietários como inquilinos estão de acordo. Oiça aqui as posições destas duas partes, em mais um episódio do Expresso Imobiliário, gravado uns dias antes da demissão de António Costa.

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Show more Show less
    44 mins
  • Fim de regime fiscal para residentes não habituais: qual o impacto no imobiliário?
    Nov 2 2023

    O Governo decidiu acabar com os benefícios fiscais para residentes não habituais. A medida está inscrita no Orçamento do Estado e foi anunciada pelo primeiro-ministro, ainda antes da apresentação da proposta do Governo. Bruna Melo, fiscalista da Consultora EY, discorda e fala mesmo num "impacto dramático desta decisão no mercado internacional", com prejuízo para Portugal que se torna menos competitivo. Oiça aqui a entrevista.

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Show more Show less
    29 mins