• Portugal deve reparar os danos da colonização?
    Apr 27 2024

    Numa semana em que se assinalaram os 25 anos do 25 de Abril, dia que foi celebrado em Lisboa com uma multidão e no CCB com uma cerimónia onde estiveram presentes todos os presidentes dos paises de Língua Oficial Portuguesa, houve uma polémica com as declarações do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que trouxe ao debate o tema das eventuais reparações que podem ou não ser dadas às chamadas ex-colónias. Este é um tema muito debatido em França, Alemanha, Bélgica ou Reino Unido mas em Portugal quase nunca foi abordado pelas entidades oficiais. A discussão está aberta e vários partidos teceram as suas considerações sobre o tema na Assembleia da República. Os convidados deste episódio foram Giuliana Miranda, jornalista, João Pedro Marques, historiador e colunista, Graça Fonseca, ex-ministra da cultura e Paulo Núncio, líder parlamentar do CDS. O programa foi exibido na SIC Notícias a 26 de abril.

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Show more Show less
    48 mins
  • É possível Montenegro cumprir tudo, ou as promessas a corporações comprometem o Orçamento?
    Apr 19 2024

    IRS desce ou não desce? Afinal quais eram os números no debate que marcou a última semana? Luís Montenegro veio esclarecer esta sexta-feira. Descida pífia de impostos ou um choque fiscal à vista? Que condições terá o Governo para cumprir as promessas feita às várias corporações? Ricardo Costa e Ângela Silva moderam o debate entre José Matos Correia, ex-deputado do PSD, António Mendonça Mendes, ex-secretário de Estado dos Assuntos Fiscais de António Costa, Mafalda Pratas, politóloga, e Marina Costa Lobo, politóloga.

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Show more Show less
    45 mins
  • Redução do IRS: “Embuste” ou prometido alívio fiscal?
    Apr 13 2024

    O Governo está, oficialmente, em plenas funções. Já com o Programa de Governo aprovado, Luís Montenegro deu ordens de marcha aos seus ministros para começarem a trabalhar. As negociações com as forças de segurança já tiveram o seu início e com os professores arrancam em breve. A redução do IRS em 1500 milhões de euros, que se somariam aos 1300 milhões do Orçamento em curso do Governo PS, afinal, e segundo Miranda Sarmento, ministro das finanças, vai ser de apenas 200 milhões face ao que já está em vigor. O PS fala em “embuste” e diz que revela a “falta de credibilidade” do cenário económico e orçamental traçado pela AD.

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Show more Show less
    47 mins
  • O Governo tem margem para cumprir promessas?
    Apr 6 2024

    Esta semana tomaram posse os ministros e os secretários de Estado, estão reunidas as condições para que o Governo possa começar a trabalhar. Face a uma realidade política totalmente nova em 50 anos de democracia, com um Parlamento tripartido, ficam as questões: quanto tempo dura este Governo e há dinheiro para cumprir as promessas eleitorais? A análise à margem de manobra do novo Governo deste Expresso da Meia-Noite, com Pedro Duarte, novo ministro dos assuntos parlamentares, Fernando Medina, ex-ministro das Finanças, Paulo Baldaia e Maria João Avilez. Este programa foi emitido a 5 de abril e a moderação é de Ângela Silva e Ricardo Costa.

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Show more Show less
    48 mins
  • Como é que a AD deve lidar com o Chega?
    Mar 16 2024

    Como é que a Aliança Democrática consegue governar sozinha? Depois dos resultados algo surpreendentes do último domingo eleições legislativas, Portugal ainda faz a digestão dos resultados antes de alguma incerteza política. Neste Expresso da Meia-Noite em podcast, Ricardo Costa e Ângela Silva moderam o debate entre Miguel Morgado, professor universitário, Riccardo Marchi, investigador, André Freire, politólogo, Filipe Melo, deputado do Chega.

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Show more Show less
    45 mins
  • “No pior debate do campeonato, tivemos Ventura no seu pior e Rui Tavares a ficar-se”
    Feb 17 2024

    A maratona de debates televisivos está quase a acabar, faltam ainda 3 dias. O grande debate entre Luís Montenegro e Pedro Nuno Santos, que acontece nesta segunda-feira, é dos mais aguardados, mas o nível de confrontação tem vindo a aumentar. Chega e Livre, nas pessoas de André Ventura e Rui Tavares, são exemplo dessa crescente e violenta discussão pelas ideias, que são divergentes, para o país. Para analisar a semana política, estiveram à mesa Vítor Matos, jornalista de Política do Expresso, Miguel Santos Carrapatoso, editor-adjunto de Política do Observador, Ana Sá Lopes, jornalista de Política do Público e António Salvador, presidente da Intercampus. A moderação ficou a cargo de Ricardo Costa e Bernardo Ferrão.

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Show more Show less
    51 mins
  • O que há num debate?
    Feb 10 2024

    Pode um debate decidir eleições? Os debates para as eleições legislativas começaram na segunda-feira, já podendo ser feito um balanço do que os candidatos têm oferecido nestes embates diários, este ano também em podcast. Neste Expresso da Meia-Noite em podcast, Ricardo Costa e Ângela Silva moderam o debate entre João Marques de Almeida, consultor e cronista do Observador, António Mendonça Mendes, secretário de Estado adjunto do primeiro-ministro, Vasco Ribeiro, professor e chefe de gabinete de Rui Moreira, e João Paulo Velez, consultor de comunicação. O Expresso da Meia-Noite foi emitido a 09 de fevereiro na SIC Notícias.

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Show more Show less
    1 hr and 6 mins
  • Sondagens: Só a Aliança Democrática sofre com o crescimento do Chega?
    Feb 3 2024

    O Expresso da Meia-Noite analisa a sondagem do ICS/ISCTE para a SIC e para o Expresso que revela um crescimentos brutal do Chega - o partido de André Ventura, se contabilizarmos os indecisos, poderá chegar aos 21% de eleitores. PS vai na frente com um impacto técnico com a AD. Assim, sobra muito pouco espaço à esquerda para Bloco de Esquerda e PCP e a AD, apesar da margem à direita, tem um tremendo desafio pela frente na conquista do voto útil. Em Belém, ao contrário do que aconteceu em 2015 com a geringonça, o Presidente só conta aceitar um Governo de quem for o vencedor, não contabilizará segundos lugares. Só a AD vai sofrer com a subida do Chega? Ouça o Expresso da Meia-Noite em podcast com os jornalistas Bernardo Ferrão e Ângela Silva e os convidados Nuno Morais Sarmento, Maria João Avilez, Ana Gomes e Francisco Assis. O programa foi emitido a 2 de fevereiro.

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Show more Show less
    45 mins