• Pessoas que furaram a fila da vacina devem receber a segunda dose?
    Feb 18 2021
    O debate fica entre o lado biológico e social para os dois entrevistados. A favor da aplicação da segunda dose para essas pessoas, o diretor da Sociedade Paulista de Infectologia e médico infectologista do Hospital de Clínicas de São Paulo, Evaldo Stanislau, diz que 'seremos punidos duas vezes: por a pessoa ter furado a fila e não ter tomado a segunda dose'. Já o advogado e médico sanitarista Daniel Dourado comenta que a situação é complicada já que 'são poucas doses' e em alguns municípios elas já acabaram. Assim, a aplicação da segunda dose, para ele, tira a possibilidade do grupo prioritário tomar a vacina.
    Show more Show less
    16 mins
  • Como ler os clássicos?
    Feb 10 2021
    Em pauta na coluna desta quarta, a importância da leitura e a forma como as escolas introduzem a literatura entre os alunos. Para conversar sobre o tema e sobre os riscos de se oferecer livros densos demais, foram convidados dois especialistas no assunto. Afinal, como ler os clássicos? Neste ponto, a estratégia da escola é fundamental.
    Show more Show less
    19 mins
  • Licença de obras: o equilibro entre o ‘liberou geral’ e o excesso de burocracia
    Feb 4 2021
    Coluna fala sobre mudanças na lei para licenciamento de obras a partir de ação do Ministério da Economia. A ideia era desburocratizar os processos. Foi criado um serviço público de licenciamento. Para debater o controverso assunto, visto por muitos como ‘um liberou geral’, os convidados foram o doutor em Urbanismo Sergio Magalhães e o presidente do Secovi-SP, Basilio Jafet.
    Show more Show less
    16 mins
  • A disputa pela presidência do Senado
    Jan 21 2021
    O senador Rogério Carvalho (PT-SE), que é líder do PT no Senado, justifica o apoio à candidatura de Rodrigo Pacheco (DEM-MG) dizendo que a bancada viu no parlamentar 'as condições de defesa da democracia, abrindo espaço para a diversidade de representação'. Já o senador Esperidião Amin (PP-SC) defende a eleição de Simone Tebet (MDB-MS) porque, segundo ele, ela terá 'independência e autonomia' para colocar em votação projetos como a PEC 8219, que limita os pedidos de vista e as decisões monocráticas do Supremo.
    Show more Show less
    16 mins
  • A suspensão das contas de Donald Trump nas redes sociais
    Jan 14 2021
    O professor e pesquisador sobre ciências de dados, redes sociais e comunicação política e coordenador do Laboratório de Estudos sobre Imagem e Cibercultura da UFES, Fabio Malini, destaca que os usuários das plataformas devem obedecer às regras estabelecidas, mas há um 'certo limite' quando essa decisão pelo banimento é unilateral, porque há impactos, sobretudo, na liberdade de expressão. Já o professor de comunicação digital pela ECA-USP e consultor em inovação digital Luli Radfahrer avalia que as redes sociais não são 'praças públicas nem veículos de informação', mas, sim, empresas privadas que podem banir quem elas quiserem. Para ele, o grande problema não está no cerceamento, porque o que está em questão é um debate sobre o que é público e o que é privado.
    Show more Show less
    17 mins
  • A disputa para a presidência da Câmara dos Deputados
    Jan 8 2021
    O deputado Marcelo Ramos (PL-AM), que é vice na chapa de Arthur Lira (PP-AL), e o deputado Alessandro Molon (PSB-RJ), líder do partido na Câmara, debatem as principais questões que envolvem a sucessão na Casa. Segundo Ramos, Lira garantiu que qualquer projeto, para chegar ao plenário, terá que passar pelo colegiado de líderes, num 'debate democrático', lembrando que ser apoiado pelo presidente não significa submissão ao Planalto, já que o próprio Rodrigo Maia foi reeleito com aprovação de Bolsonaro. Já Molon, que é favorável à eleição de Baleia Rossi (MDB-SP), destaca que Maia está engajado na campanha do emedebista justamente pela defesa à independência da Casa e à democracia. 'O Poder Legislativo tem papel central e não pode virar um puxadinho do Palácio do Planalto', afirma.
    Show more Show less
    13 mins
  • A compra das vacinas contra a Covid-19 pelo setor privado é válida?
    Jan 5 2021
    O presidente do Conselho Deliberativo da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein e presidente do Instituto Coalizão Saúde, Claudio Lottenberg, vê a busca por doses pelas clínicas particulares como 'algo natural', já que o sistema de saúde brasileiro é organizado com o setor cooperando com o governo. Para ele, 'quem ganha é a sociedade', porque a iniciativa contribui para a 'imunidade de rebanho'. Já o sanitarista Gonzalo Vecina, que é mestre em administração e concentração de saúde pela EAESP/FGV, é contra a negociação. Segundo ele, o grande problema é a criação de uma fila independente que anda com uma outra velocidade. 'No meio de uma pandemia, não deveria haver desigualdades', afirma. O médico admite que, do ponto de vista de uma economia liberal, 'é assim mesmo que funciona', mas, segundo ele, neste momento, isso representa uma 'imoralidade'.
    Show more Show less
    16 mins
  • As coligações proporcionais deveriam voltar nas próximas eleições?
    Dec 15 2020
    O presidente nacional do PSOL, Juliano Medeiros, se diz contra a medida porque, segundo ele, havia no país uma 'farra das coligações, em que partidos sem nenhuma afinidade ideológica se juntavam a partir de interesses meramente eleitorais'. Já a deputada federal Renata Abreu, que é presidente do Podemos, é a favor das coligações. Ela acredita que, na prática, pouca coisa mudou com o veto. 'Triplicou o número de candidatos, e ficou muito mais caro', diz a deputada.
    Show more Show less
    13 mins