Episodios

  • 'Trump fala disso como se ele tivesse sido sobrevivido a um milagre'
    Jul 15 2024
    Maria Cristina Fernandes analisa a expectativa para a convenção do partido Republicano, diante da postura estratégica e 'heroica' de Donald Trump, após o atentado que sofreu no sábado (13). A comentarista observa os possíveis impactos na eleição norte-americana, com a pressão pela desistência de Biden, e os desdobramentos no pleito municipal no Brasil. Confira!
    Más Menos
    14 m
  • 'Esforço de convencimento na manutenção do equilíbrio fiscal deu certo'
    Jul 4 2024
    Maria Cristina Fernandes analisa que a queda do dólar, após o anúncio da previsão de cortes de R$ 25,9 bilhões no orçamento de 2025, mostra que rendeu bons frutos a reunião entre Lula e Haddad, na noite de quarta-feira (3). Para a comentarista, há possibilidade de obras do governo serem adiadas com objetivo de remediar o corte. Confira!
    Más Menos
    14 m
  • Lula abusa das oportunidades para ir contra Banco Central e mercado
    Jul 3 2024
    Em 'Tudo é Política', Maria Cristina Fernandes comenta a 'queda de braço' entre o presidente e o Banco Central. Segundo a comentarista, apesar de ser o mercado quem possui o poder real para influenciar decisões, Lula estabelece uma esfera de poder formal ao influenciar as mudanças no mercado. A jornalista explica que especialistas recomendam que Lula baixe o tom na disputa com o BC e permita que o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, assuma a discussão, para evitar instabilidade econômica. Ouça agora!
    Más Menos
    12 m
  • Steve Bannon e a ascensão da extrema-direita global: 'um escalado de ameaças'
    Jul 2 2024
    Maria Cristina Fernandes comenta entrevista do New York Times com Steve Bannon, estrategista da extrema-direita mundial, feita antes do debate entre Joe Biden e Donald Trump e antes de Bannon ser preso por desacato ao Congresso. Ouça.
    Más Menos
    5 m
  • Engajamento jovem aumenta em 85% e pode definir segundo turno nas eleições legislativas francesas
    Jul 1 2024
    Maria Cristina Fernandes faz uma análise sobre o primeiro turno das eleições na França e destaca que o aumento no engajamento dos jovens de até 25 anos pode ser crucial para o segundo turno em 7 de julho.
    Más Menos
    8 m
  • 'A extrema direita transformou o embate pelo poder num domínio de tablado'
    Jun 28 2024
    Em "Tudo é Política", Maria Cristina Fernandes comenta o primeiro debate presidencial entre Joe Biden e Donald Trump nos EUA. Segundo Fernandes, em meio ao debate, onde Biden foi metralhado por mentiras de Trump, o candidato do partido democrata ficou "paralisado" e teve dificuldade em responder e questionar o ex-presidente que foi recentemente condenado. A falta de 'jogo de cintura' de Joe Biden para enfrentar um candidato de extrema direita foi evidente. Ouça agora!
    Más Menos
    12 m
  • Pesquisa Genial/Quaest indica, para as eleições municipais paulistas, frente ampla da direita
    Jun 27 2024
    Em 'Tudo É Política', Maria Cristina Fernandes comenta resultado da pesquisa Genial/Quaest que analisou as intenções de voto para as eleições municipais de São Paulo deste ano. Os mais bem posicionados são Ricardo Nunes (MDB), com 22% das intenções, Guilherme Boulos (PSOL) com 21% e Datena com 17%. Segundo a comentarista, reunindo todos os candidatos da direita, a soma da intenção de votos fica em 56%, já se são somados os da esquerda, o resultado é de 27%, dessa forma, é possível avaliar que, a frente ampla das eleições paulistas de 2024 é da direita, diferente do que aconteceu nas eleições presidenciais de 2022, quando o presidente Lula conseguiu reunir na cidade de São Paulo, uma frente ampla da esquerda. Ouça agora!
    Más Menos
    13 m
  • Declarações revelam 'dificuldade do presidente Lula de reciclar o seu discurso'
    Jun 26 2024
    Maria Cristina Fernandes repercute entrevista de Lula ao UOL, destacando a dificuldade do presidente em atualizar suas visões sobre o Estado e a sociedade. Ela observa que Lula ainda se mostra reticente em desvincular benefícios sociais da política de valorização do salário mínimo, mas não fornece soluções concretas para a crise fiscal.
    Más Menos
    7 m