Episodios

  • TUDO É ENERGIA
    Jun 6 2024

    Neste quinto e último episódio da primeira temporada do @medicinarpodcast nós abordamos um conceito fundamental para se pensar a saúde, que é a noção de: Qi 氣, muitas vezes traduzida por energia, sopros. Ao trabalharmos com a história deste conceito, através dos textos clássicos relacionados tanto ao pensamento chinês quanto à medicina chinesa, apresentamos as nuances e os desdobramentos desta noção, que permeia desde a mais densa manifestação até a mais sutil. Tudo é Qi 氣. O conceito de Qi é revolucionário para a medicina porque ele é o pilar de uma visão mais sutil do que significa saúde e doença.



    Referências citadas durante o Podcast:


    Os caracteres Qi 氣 e Zhi 治. Para o estudo etimológico utilizamos:

    1) Wieger, L. S. Chinese Characters: Their Origin, Etymology, History, Classification and Signification: a Thorough Study from Chinese Documents

    2) De la Vallée, E. R. Os 101 conceitos-chave da medicina chinesa.

    3) De la Vallée, E. R. Tudo é Qi.

    4) Site Chinese Etymology: https://hanziyuan.net/#氣

    5) Site Chinese Etymology: https://hanziyuan.net/#治


    ZhuangZi – O imortal do sul da China: uma leitura cultural do Zhuang zi.

    Budismo: As quatro nobre verdades.


    Nome da professora da Universidade Nacional de Taiwan: Cai Biming 蔡璧名

    Más Menos
    46 m
  • UNIDADE VERSUS MULTIPLICIDADE
    May 8 2024

    Neste quarto episódio abordamos a relação da unidade e da multiplicidade através de pensadores como: Laozi, Heráclito, Descartes e Merleau-Ponty. Observamos que muitas vezes há uma cisão no modo de pensar a relação entre: corpo e mente, consciência e mundo, matéria e espírito, sagrado e profano. Refletimos também sobre o impacto disso na maneira como vivemos a nossa saúde. Fica aqui o convite para vocês participarem dessas discussões.


    Referências Bibliográficas:

    Heráclito de Éfeso - Fragmentos.

    René Descartes - Meditações Metafísicas.René Descartes - Discurso do Método.

    Maurice Merleau-Ponty - O olho e o espírito.

    LaoZi - Dao De Jing - Capítulo 42

    Lati Rinpoche - Mind in Tibetan Buddhism

    Más Menos
    49 m
  • O VAZIO NA CONCEPÇÃO BUDISTA
    Apr 8 2024

    Nesse episódio trazemos a essência da Psicologia Budista, que é a compreensão do significado do vazio, ou, na linguagem budista, a vacuidade. Esse conceito se baseia na idéia de que todas os fenômenos, sejam eles pessoais ou coletivos, internos ou externos, psicológicos ou corporais, dependem de causas e condições para se manifestarem. Todos os fenômenos são interdependentes. Mas não se limita a apenas um conceito, precisamos experimentar essa sabedoria no corpo e na mente. Esse é o caminho direto para a saúde mais ampla e profunda que podemos alcançar.


    Referências citadas:

    ROCHAT DE LA VALLÉE, Elisabeth. “Movimentos do Coração”. 2007

    ROCHAT DE LA VALLÉE, Elisabeth. “101 conceitos-chave da medicina chinesa. 2019.

    GUANZI. Cap 49. Ver site: https://ctext.org/guanzi/nei-ye

    OWENS, Rod. "Love and Rage". 2020

    OWENS, Rod. Ver site: lamarod.com

    Más Menos
    49 m
  • O VAZIO DO CORAÇÃO NA VISÃO TAOISTA
    Mar 10 2024

    Neste episódio refletiremos sobre o aspecto vazio da vida, que, ao contrário de ser uma falta, é justamente a qualidade que nos faz viver em abertura e completude. Para os taoistas, encontrar um lugar de esvaziamento é um exercício constante que fazemos entrando em contato com o nosso coração, com o vazio do coração. Para estarmos em harmonia com o todo, em oposição a estarmos isolados e sós. É o vazio que nos permite nos sentirmos cheios!


    Referências citadas:

    - O caractere Xu: 虚. Para o estudo etimológico utilizamos:

    1)Wieger, L. S. Chinese Characters: Their Origin, Etymology, History, Classification and Signification: a Thorough Study from Chinese Documents

    2)De la Vallée, E. R. Os 101 conceitos-chave da medicina chinesa.

    3) Site Chinese Etymology: https://hanziyuan.net/#虚


    - DaoDeJing (道德經) capítulo 11. Tradução do chinês para o português feita pela Maria Lucia Lee : https://daodasartescorporais.wordpress.com/2013/12/18/329/


    - Livro: Guan Zi (管子), ver capítulo 49: https://ctext.org/guanzi/nei-ye .E seminário sobre o capítulo 49 deste texto: https://www.editorainserir.com.br/seminario-internacional-de-medicina-chinesa-com-elisabeth-rochat/pensamento-chines-guanzi-capitulo-49-neiye


    - O caractere para Coração é: XIN 心; e o caractere para Pulmão é: FEI 肺.

    O caractere para Pulmão é composto por um radical de carne (ROU 月), que está presente em vários outros caracteres ligados aos órgãos do corpo humano.

    Más Menos
    45 m
  • REFLEXÕES SOBRE A SAÚDE NA MEDICINA ORIENTAL
    Feb 9 2024

    Neste episódio iremos refletir sobre a saúde segundo o ponto de vista da medicina chinesa e da psicologia budista, tanto nos aspectos corporais quanto sutis. Trazendo exemplos do cotidiano em uma linguagem aberta a todos os públicos. Pensar a saúde é o convite inicial que fazemos para podermos investigar e abarcar a visão mais profunda possível sobre nossos processos de adoecimento e de cura.

    Más Menos
    39 m