Episodios

  • ‘Brasil não precisava entrar nessa disputa quase que pessoal com Musk’
    Sep 2 2024
    Merval Pereira fala sobre a Primeira Turma do STF que decidiu manter a decisão de Alexandre de Moraes de suspender o X no Brasil até que a plataforma designe um representante legal da empresa no país e também pague as multas que está devendo. ‘No fundo, Moraes tem razão. Uma empresa não pode funcionar no Brasil sem ter um responsável’. Comentarista destaca, no entanto, que Moraes não teve o cuidado necessário para não cair nas armadilhas do Musk. ‘Ele podia ter usado um método mais lento dentro das regras’.
    Más Menos
    6 m
  • ‘Bloquear as contas de uma outra empresa do Musk para pagar multas é completamente ilegal'
    Aug 30 2024
    Merval Pereira fala sobre o embate entre Alexandre de Moraes e Elon Musk e os reflexos na empresa Starlink. Moraes mandou bloquear as contas dessa empresa. ‘Aí é abuso de poder. Pela legislação, não se pode bloquear empresas distintas, mesmo que os sócios sejam os mesmos’. Moraes está bloqueando a conta da Starlink para pagar as multas do X. ‘Isso não pode. Isso é completamente ilegal. Não há nenhuma base jurídica que permita isso’. Comentarista destaca que isso é uma ‘consequência do excesso de poder’.
    Más Menos
    6 m
  • ‘Musk está provocando Alexandre de Moraes’
    Aug 29 2024
    Merval Pereira fala sobre embate envolvendo Alexandre de Moraes e Elon Musk. ‘Pela nossa legislação, nenhuma empresa pode funcionar no Brasil sem ter um representante. Se não tiver, não pode funcionar’. Merval destaca que Musk está provocando, mas a lei tem que ser cumprida por qualquer pessoa. Comentarista ressalta que o Brasil precisa de uma lei que regulamente as plataformas.
    Más Menos
    6 m
  • ‘Um panorama que pressupõe uma decadência do governo petista bem antes da metade do mandato’
    Aug 28 2024
    Merval Pereira faz uma análise das campanhas municipais. Segundo as últimas pesquisas, o PT não lidera em nenhuma das capitais. A surpresa é o Nordeste. ‘Era esperado que o PT se saísse mal nas eleições municipais. Tudo indica que o centrão vai dominar essa eleição. Os bolsonaristas também estão muito ativos’. Merval fala sobre os reflexos para 2026. ‘Se o Lula não conseguir manter a liderança na única região em que venceu Bolsonaro e que garantiu a vitória dele, a chance dele ganhar em 2026 ou um candidato do PT se reduz muito’.
    Más Menos
    5 m
  • ‘Uma briga de poder, uma tentativa de pressão sobre o Supremo’
    Aug 27 2024
    Merval Pereira fala sobre a Comissão de Constituição e Justiça da Câmara que discute uma série de medidas de intervenção nas atividades do STF. Comentarista explica que a única que tem fundamento é a que envolve decisões monocráticas dos juízes. No entanto, Merval ressalta que a mudança já foi feita pelo próprio Supremo. ‘Chover no molhado’. Ele acrescenta que as outras todas, inclusive a que faz com que o Congresso possa rejeitar uma decisão do Supremo, são completamente inconstitucionais. ‘O Congresso não tem possibilidade de interferir em outro poder’.
    Más Menos
    8 m
  • Eleições em SP: como seria um segundo turno entre Boulos e Marçal?
    Aug 26 2024
    Merval Pereira fala sobre o cenário político e eleitoral da cidade de São Paulo. A possibilidade de Pablo Marçal chegar ao segundo turno junto com Boulos aumento e isso faz com que se pense em como seria o comportamento do eleitorado paulistano nesse caso. Comentarista destaca que Boulos pode atrair mais eleitores de centro do que Marçal. ‘Esse quadro pode se concretizar e seria bom para a esquerda’.
    Más Menos
    5 m
  • ‘Marçal é uma nova cepa do bolsonarismo’
    Aug 23 2024
    Merval Pereira faz uma análise dos desdobramentos pesquisa Datafolha para a Prefeitura de São Paulo. ‘Ricardo Nunes, que parecia praticamente eleito, agora, com o surgimento do Pablo Marçal, pode se desidratar completamente’. Comentarista destaca que pode estar surgindo um novo tipo de bolsonarismo.
    Más Menos
    6 m
  • Lira retira da gaveta PEC que limita decisões do STF: ‘retaliação’
    Aug 22 2024
    Merval Pereira fala sobre os desdobramentos da reunião entre representantes dos Três Poderes para discutir a tramitação das emendas. Logo depois desse almoço, Arthur Lira tirou da gaveta PEC que limita as decisões monocráticas do STF. ‘É mais uma demonstração de que Lira quer manter a pressão sobre o Supremo. É disso que se trata: retaliação’.
    Más Menos
    4 m