Episodes

  • Doença silenciosa: mais 1,5 mi não sabem que têm hepatite e poderiam se tratar no SUS | Pod+Saúde 09
    Jul 24 2024

    As hepatites virais podem permanecer por décadas no corpo sem manifestação de sintomas, aumentando o risco de problemas graves no fígado. A gerente de Hepatites Virais da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ), Clarice Gdalevici, explica que o SUS oferece teste e tratamento. Por isso, neste Julho Amarelo, mês de combate às hepatites virais, a médica faz um apelo para que as pessoas procurem as unidades básicas de saúde para fazer um exame. O Ministério da Saúde estima que 1,7 milhões de brasileiros tenham hepatite B ou C e não sabem. Canal oficial da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ). Aqui você fica por dentro do que acontece na saúde do estado: programas, ações, informações para a sua saúde e muito mais.

    Show more Show less
    35 mins
  • SaúdeGovRJ lança Guia de Prevenção de Quedas em Pessoas idosas | Pod+Saúde 08
    Jul 22 2024

    Clique no link e baixe o Guia orientador para profissionais de saúde da Atenção Primária à Saúde. https://www.saude.rj.gov.br/atencao-p... Canal oficial da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ). Aqui você fica por dentro do que acontece na saúde do estado: programas, ações, informações para a sua saúde e muito mais.

    Show more Show less
    27 mins
  • Qual a diferença entre gripe, resfriado e sindrome respiratória aguda grave (SRAG)? | Pod+Saúde 07
    Jul 17 2024

    Daniela Vidal, médica da Vigilância e Atenção Primária à Saúde da SaúdeGovRJ, explica as diferenças entre gripe, resfriado e sindrome respiratória aguda grave (SRAG).

    Podcast oficial da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ). Aqui você fica por dentro do que acontece na saúde do estado: programas, ações, informações para a sua saúde e muito mais.

    Show more Show less
    25 mins
  • Excesso de telas prejudica visão, inteligência e saúde emocional das crianças | Pod+Saúde 06
    Jul 12 2024

    Férias escolares com pais trabalhando significa, muitas vezes, crianças mais tempo no celular, tablet, ou em frente à televisão. A pediatra Roberta Serra alerta que o excesso de exposição às telas é um perigo para crianças e adolescentes, podendo afetar o desenvolvimento motor e provocar problemas de visão, psicológicos e atraso de aprendizagem. A coordenadora de Saúde da Criança da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro recomenda dar prioridade às brincadeiras ao ar livre e manter as crianças em movimento.

    Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, crianças e adolescentes devem ficar, no máximo, três horas por dia diante de telas. Para menores de dois anos, o ideal é não ter contato com as telas.

    Tempo de tela recomendado pela Sociedade Brasileira de Pediatria: - menores de 2 anos de idade: evitar exposição a telas; - de 2 a 5 anos de idade: até uma hora por dia; - de 6 a 10 anos de idade: de uma a duas horas por dia; - de 11 a 18 anos de idade: de duas a três horas por dia.

    Show more Show less
    33 mins
  • Cientistas do RJ testam vírus na destruição do mais agressivo dos tumores cerebrais | Pod+Saúde 05
    Jul 12 2024

    Cientistas do Instituto Estadual do Cérebro (IEC), no Rio de Janeiro, pesquisam uma técnica que pode revolucionar a luta contra o câncer. Testes de laboratório indicam que o Zika vírus tem potencial de destruir as células cancerígenas do tipo de tumor cerebral mais agressivo que existe. Estudos também mostram que os alérgicos têm menos chances de desenvolver câncer. Na semana em que se celebra o Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador, a Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro presta homenagem a todos os cientistas com essa entrevista do diretor científico do IEC, Vivaldo Moura Neto. Canal oficial da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ). Aqui você fica por dentro do que acontece na saúde do estado: programas, ações, informações para a sua saúde e muito mais

    Show more Show less
    49 mins
  • Prevenção de gravidez não planejada tem programa pioneiro no RJ | Pod+Saúde 04
    Jul 12 2024

    Prestes a completar um ano, o programa Acolhe, da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, comemora a marca de 10 mil mulheres atendidas. O projeto oferece métodos contraceptivos de longa duração para mulheres e dá atenção especial àquelas com menos de 19 anos. Todos os dias, mais de mil adolescentes se tornam mães no Brasil. Geralmente são gestações não planejadas, que trazem consequências pro resto da vida. Mas aqui no estado do Rio de Janeiro, o Acolhe está ajudando a mudar essa história. Canal oficial da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ). Aqui você fica por dentro do que acontece na saúde do estado: programas, ações, informações para a sua saúde e muito mais.

    Show more Show less
    36 mins
  • O que pode e o que não pode comer com diabetes | Pod+Saúde 03
    Jul 12 2024

    Você sabia que cerca de 10% dos brasileiros têm diabetes? São mais de 20 milhões de pessoas. A doença se caracteriza pela perda da capacidade do corpo de processar o açúcar. O diabetes pode levar a graves problemas de saúde. Mas com os cuidados certos, é possível ter uma vida saudável e comer um pouco de tudo. Nesta entrevista, a nutricionista Luciana de Almeida Pires desvenda os mitos e verdades sobre o diabetes. Explica como se prevenir e como conviver bem com a doença. Durante cerca de dez anos, ela atuou no planejamento alimentar de pacientes do Instituto Estadual de Diabetes e Endocrinologia Luiz Capriglione. Hoje, é coordenadora da Área Técnica de Alimentação e Nutrição da Superintendência de Atenção Primária à Saúde da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro. - Guia Alimentar para a População Brasileira https://bvsms.saude.gov.br/bvs/public... - Guia Alimentar para Crianças Brasileiras Menores de 2 Anos https://bvsms.saude.gov.br/bvs/public... Canal oficial da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ). Aqui você fica por dentro do que acontece na saúde do estado: programas, ações, informações para a sua saúde e muito mais.

    Show more Show less
    36 mins
  • Doença pode matar bebês e é principal causa de internação por síndromes respiratórias | Pod+Saúde 02
    Jul 12 2024

    A bronquiolite é uma doença que afeta principalmente bebês e crianças de até dois anos de idade. Muitas vezes é confundida com uma gripe comum, mas pode ser marcada por dificuldade para respirar. A bronquiolite é a inflamação dos bronquíolos, os canais mais estreitos do pulmão, que quando osbtruídos, dificultam a troca de ar e a oxigenação. Nesta entrevista, a pediatra Fernanda Fialho, da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, explica como identificar sinais da doença e como procurar ajuda. Quanto menor a criança, maiores são os riscos de complicações e maior a necessidade de um socorro rápido. Canal oficial da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ). Aqui você fica por dentro do que acontece na saúde do estado: programas, ações, informações para a sua saúde e muito mais.

    Show more Show less
    18 mins