• #232 - Marcelo Serrado
    Jul 11 2024

    Marcelo Tas entrevista o ator e produtor Marcelo Serrado. Na conversa, eles falam sobre novelas no streaming, cuidado com a saúde mental, síndrome do pânico e mais.

    Na entrevista, o ator conta, em detalhes, como são os sintomas da síndrome do pânico, como percebe os gatilhos e como lida com a crise quando ela vem. Ele também responde sobre as maiores diferenças entre novelas na TV e no streaming. Quanto ao momento atual de sua vida, ele afirma para Tas que está vivendo um momento "provoca".

    Show more Show less
    56 mins
  • #231 - Sonia Guimarães
    Jul 4 2024

    No Provoca, Marcelo Tas conversa com a cientista e inventora Sonia Guimarães, a primeira mulher negra a obter um doutorado em física no Brasil e a ser professora do prestigiado ITA (Instituto Tecnológico da Aeronáutica). “O pior ambiente, do instituto que eu conheço muito bem, possível. Eles não conseguiram aceitar uma pessoa assim. Não conseguem até hoje”, revela a cientista sobre o ambiente do ITA. "Isso tem a ver com o fato de você ser mulher? Negra? Uma pessoa que se afirma?", pergunta Tas. “A justificativa deles na primeira vez, em 1996, foi que eu não sabia física — formada na Federal de São Carlos, com mestrado na USP de São Carlos e PhD na Universidade de Manchester —, sou a pior professora do mundo, sabe, eles conhecem todos os professores do mundo, e a minha roupa chama muita atenção para o meu corpo”, diz Sonia. Em outro momento do bate-papo, Sonia ainda conta como se tornou inventora. Há 40 anos, ela estuda tecnologias que hoje transformam a vida das pessoas.

    Show more Show less
    51 mins
  • #230 - Manu Gavassi
    Jun 27 2024

    Marcelo Tas entrevista Manu Gavassi no Provoca. Durante o programa, a cantora, compositora, empresária, atriz, dubladora, apresentadora, escritora, diretora, produtora, roteirista e influenciadora digital aborda diversos temas. Em determinado momento, Tas pergunta: "Você se sente confortável com uma bolha de gente que só concorda com você?" Como resposta, Manu explica: “Não, mas eu me sinto segura. Eu sou de uma geração de artistas muito medrosos (...) a gente tem medo de tudo porque a gente entende o julgamento e ele está na palma da nossa mão 24 horas por dia." Além disso, a empresária e ex-BBB comenta sua experiência no reality show e fala sobre como o julgamento das pessoas influencia sua vida.

    Show more Show less
    54 mins
  • #229 - Cátia Damasceno
    Jun 20 2024

    No Provoca, Marcelo Tas recebe a sexóloga e fisioterapeuta urogenital Cátia Damasceno. O apresentador e a criadora de conteúdo batem um papo sobre educação sexual, o impacto da internet no conhecimento sobre o assunto e a disparidade entre homens e mulheres que dizem chegar ao orgasmo. Durante a entrevista, Tas e Cátia falam sobre as mudanças que o acesso à internet trouxe em relação à compreensão das pessoas sobre sexo. A sexóloga ainda afirma que observou também que os pais se abstiveram mais de ter conversas com seus filhos, destacando a importância dos responsáveis serem os primeiros a abordar temas sobre sexualidade com os mais jovens.

    Show more Show less
    53 mins
  • #228 - David Dias
    Jun 13 2024

    Marcelo Tas entrevista o mestre em Ciências da Religião, músico, escritor e pai-de-santo David Dias no Provoca. Durante o bate-papo, o pai-de-santo explica a diferença entre Umbanda e Candomblé, o significado das palavras "saravá" e do orixá Exu, fala sobre seu livro Sincretismo na Umbanda e debate o racismo religioso. Em outro momento da edição, Dias diz: “Cristo não é o problema. Por exemplo, eu que sou de terreiro, eu sou umbandista, por que eu teria problemas com Cristo? Mas quando eu olho para a sociedade, se eu saio com essa roupa na rua, há pessoas que me matam em nome dele”. Sobre seu livro, ele também explica: “O sincretismo é um fenômeno de encontro presente em todas as religiões”.

    Show more Show less
    55 mins
  • #227 - Fred Bruno
    Jun 6 2024

    Marcelo Tas conversa com o jornalista e influenciador digital Fred Bruno, do canal Desimpedidos, no Provoca. Na entrevista, Fred explica o que é o Desimpedidos, conta sobre seu antigo sonho de ser jogador de futebol e fala sobre sua paixão pelo esporte. Em um momento do programa, o influenciador digital responde sobre quem o ensinou sobre o machismo: “teve um momento muito marcante dentro dos Desimpedidos, porque nós tínhamos um quadro que se chamava 'Momento Boiola'. E eu fui fazendo e isso foi me incomodando, e eu pensei: 'pô, eu tenho uma pessoa homossexual dentro de casa e estou fazendo piadas sobre homossexuais. Não faz o menor sentido’”. Tas ainda questiona onde o jornalista quer chegar: “Quero cada vez mais estar na vida das pessoas [...] Eu não consigo me comunicar, me relacionar com as pessoas se eu não diverti-las”, afirma. Além disso, ele aborda sua infância, na qual trabalhava com sua mãe, bem como diversos outros temas, como racismo e saúde mental.

    Show more Show less
    57 mins
  • #226 - Ana Maria Gonçalves
    May 30 2024

    Marcelo Tas entrevista, no Provoca, a escritora Ana Maria Gonçalves, autora do livro “Um Defeito de Cor”, que virou samba-enredo da Portela. “Um livro virar samba quer dizer o que neste país?”, pergunta Tas. “É a gente pensar no quão a literatura é elitista, o quanto o livro é caro, e pouca gente tem acesso a esse tipo de informação através desse veículo que é o livro. E ver ele transformado em enredo de uma maneira muito bonita”, conta a escritora. Na edição, ela fala sobre como foi o processo de escrita do romance, publicado em 2006, revela que esta é a última entrevista que vai dar sobre o livro, dá um spoiler sobre o próximo projeto que irá lançar e muito mais.

    Show more Show less
    56 mins
  • #225 - Letícia Sabatella
    May 23 2024

    Marcelo Tas conversa com a atriz e cantora Letícia Sabatella. Na entrevista, a artista conta a história da parceria com Elza Soares em “A Cigarra”, canta trechos da música, fala sobre o show que está fazendo, a descoberta do autismo e muito mais. Em determinado momento, Tas questiona qual personagem mais marcou sua carreira. Letícia responde: "Desde que eu me conheço como criança, eu tenho uma personagem para interagir com as pessoas." Em outro ponto da edição, a atriz inicia uma conversa sobre inveja. “Eu já sofri muito com inveja. Com a minha inveja. Porque a inveja do outro é do outro, ele que está sofrendo. Problema dele."

    Show more Show less
    56 mins