Episodios

  • O Eu é pai do nome.
    Jul 15 2024
    O Ego acha-se investido de uma imagem tal que não sabe mais como se deu esse investimento! O Eu é um piloto no navio. O Eu está no núcleo do nosso ser. Der Kern unseres Wesen.
    Más Menos
    10 m
  • O autor conversa no pé de ouvido do leitor
    Jul 9 2024
    O inconsciente está nos pensamentos afetivos ainda não racionalizados, nesses pensamentos sentimentais estaria a razão da vergonha pessoal, nos atos impensados, nas ideias arraigadas, as quais não se deseja modificar.
    Más Menos
    13 m
  • O inconsciente na formação da menina Virgínia em Ciranda de pedra.
    Jul 7 2024
    A vivência não racionalizada: recordar, repetir e racionalizar a experiência.
    Más Menos
    11 m
  • O autismo é o fracasso na conquista da linguagem
    Jun 3 2024
    A ciência do autismo Episódio 1: O autismo é o fracasso na conquista da linguagem.
    Más Menos
    13 m
  • Quem é o Eu atrás de mim?
    May 11 2024
    É próprio da linguagem se dizer enquanto diz.
    Más Menos
    7 m
  • Infantilismo de grandiosidade: o segredo da diferença entre Machado e Freud.
    May 9 2024
    Se o Freud estava no caminho da descoberta, ele não podia saber, antes, o que ele veio a descobrir depois. Machado de Assis já sabia desde o início desse saber que Freud veio a descobrir depois. Tanto quanto Machado, e qualquer ser humano, Freud sabia que "em privado se diz a verdade sem dissimulação", enquanto em público "unicamente frases polidas das quais não se pode tirar nada". Freud sabia desse saber mas não tirou proveito dele tanto quando Machado de Assis. Machado tinha em mãos o infantilismo de grandiosidade que faltou a Freud, por isso, Machado colocou esse, e outros conceitos, dispersos nos seus contos, romances, peças de teatro.
    Más Menos
    4 m
  • Você precisa viver o método para descobri-lo
    Apr 4 2024
    Depois de atravessar o Rubicon a Lygia Fagundes Telles proibiu-se a si mesma dessa travessia.
    Más Menos
    9 m
  • A própria arte da mulher impediu-a de ser artista.
    Apr 2 2024
    A atitude filosófica solicita colocar-se anterior às ideias. As ideias estão na linguagem, onde reina a confusão. Fica, então, fora da linguagem, a origem do pensamento. O pensamento vem de fora de si mesmo. Somente se cria algo novo na linguagem partindo de fora dela. Nos dias atuais, o que existe preocupante fora da linguagem, e convocando os pensadores, é o próprio homem sem linguagem. Qual é a causa que está na origem da quantidade absurda de seres humanos fora da linguagem?? A filosofia, desde seu início especializada em investigar cientificamente as "causas primeiras", é convocada para socorrer a ciência. Freud, pelo seu próprio Narcisismo, o amor por si mesmo, enquanto se iludia acreditando em Jung, se comportava como _se estivesse_ "fora da linguagem". O Narcisismo de Freud, seu amor próprio, era um impedimento a que visse seu erro. O livro A Cruel Filosofia do Narcisismo, que investiga o pensamento em estado nascente, fora da linguagem, pode ser que traga alguma contribuição à causa do autismo não-verbal.
    Más Menos
    11 m