Episodios

  • Há saída para as polêmicas na municipalização dos hospitais federais do Rio?
    Jul 25 2024
    No episódio desta quinta-feira (25), do Repórter SUS, o processo de municipalização dos 6 hospitais federais no Rio de Janeiro. Após no mês passado, quando o Ministério da Saúde anunciou uma reestruturação dessas unidades, começando pelo Hospital Andaraí.

    Entidades de classe rapidamente reagiram, com notas de repúdio e ações populares, como a do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social do Rio de Janeiro (Sindsprev/RJ).

    Durante a entrevista, o professor sênior de Saúde Pública da USP, Paulo Capel Narvai, criticou a falta de diálogo com os servidores da unidade. Ele destacou a importância de incluir as vozes daqueles que atuam diretamente nos hospitais.

    Ficha técnica:
    Reportagem, produção e apresentação: Nara Lacerda, Juliana Passos e Letycia Holanda
    Parceria: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio da Fundação Oswaldo Cruz (EPSJV/Fiocruz)
    Trabalhos técnicos:Adilson Oliveira
    Identidade Visual: Nazura Santos e Samuel Lovato
    Direção de aúdio: Camila Salmazio
    Coordenação de Redação: Rodrigo Chagas
    Coordenação de Rádio e TV: Monyse Ravena
    Direção Executiva: Nina Fideles
    Más Menos
    30 m
  • Fiocruz alerta para o aumento de casos de vírus respiratórios
    Jul 18 2024
    Nas últimas semanas, o boletim InfoGripe, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), tem trazido alertas sobre a incidência de vírus respiratórios, especialmente entre crianças de zero a dois anos e idosos com mais de 65.

    Nas redes sociais sobram relatos sobre sintomas que demoram a passar e sobre a sensação de que o número de pessoas doentes é maior. A boa notícia, é de que já se começa a notar tendência de estabilização em algumas regiões.

    Em conversa com o podcast Repórter SUS, a pesquisadora do Programa de Computação Científica da Fiocruz (Procc/Fiocruz) e do InfoGripe, Tatiana Portella, confirma que a época do ano costuma apresentar mais casos, mas reforça a atenção pra as populações mais vulneráveis.

    Ficha técnica:
    Reportagem, produção e apresentação: Nara Lacerda, Juliana Passos e Letycia Holanda
    Parceria: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio da Fundação Oswaldo Cruz (EPSJV/Fiocruz)
    Trabalhos técnicos:Adilson Oliveira
    Identidade Visual: Nazura Santos e Samuel Lovato
    Direção de aúdio: Camila Salmazio
    Coordenação de Redação: Rodrigo Chagas
    Coordenação de Rádio e TV: Monyse Ravena
    Direção Executiva: Nina Fideles
    Más Menos
    21 m
  • Obesidade infantil no Brasil: desafios e projeções para o futuro do SUS
    Jul 11 2024
    Pesquisas nacionais apresentadas no Congresso Internacional sobre Obesidade revelam que a obesidade entre crianças e adolescentes representa um custo de aproximadamente R$ 225 milhões ao Sistema Único de Saúde (SUS). Se nada for feito, essa carga aumentará nos próximos vinte anos em todas as faixas etárias dos 5 aos 19 anos.

    Os estudos indicam que, se as atuais tendências persistirem, o problema crescerá em todas as idades até 2044. Além disso, os gastos hospitalares excessivos relacionados à obesidade infantil e adolescente no SUS já superam os custos totais de hospitalização para todas as doenças endócrinas, nutricionais e metabólicas conforme o Código Internacional de Doenças (CID-10).

    Para entender melhor esses dados, o Repórter de SUS conversou com Eduardo Nilson, pesquisador do Programa de Alimentação, Nutrição e Cultura da Fiocruz Brasília. Nilson destacou que a mudança "intensa" nos hábitos alimentares brasileiros é o principal fator impulsionador desse cenário.
    Más Menos
    21 m
  • Brasil precisa revolucionar uso do solo para frear impactos climáticos na saúde
    Jul 4 2024
    Um relatório anual que observa globalmente os impactos das mudanças climáticas na saúde aponta que o Brasil precisa de sistemas alimentares mais sustentáveis e socialmente justos para enfrentar o problema.

    O documento Lancet Countdown é uma publicação internacional que monitora as ações dos países para frear os impactos da devastação ambiental na população e avalia o cumprimento dos compromissos feitos pelos governos no Acordo de Paris.

    No episódio desta quinta-feira (04) do podcast Repórter SUS, Guilherme Franco Netto, coordenador da área de ambiente da vice-presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (VPAAPS) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), afirma que o aquecimento global atinge todas as dinâmicas do planeta e a humanidade precisa de adaptações nesse cenário.
    Más Menos
    22 m
  • MAB e Fiocruz criam coletivos de saúde para populações atingidas por barragens
    Jun 27 2024
    O Repórter SUS desta semana fala sobre a parceria entre o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) para criar coletivos de saúde voltados ao atendimento de comunidades impactadas por esses empreendimentos.

    A ideia será implementada inicialmente em oito estados, com objetivo de desenvolver políticas e ações adaptadas às particularidades de cada território e população. O episódio conta com participação da assessora da Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde da Fiocruz, Gabriela Lobato.
    Más Menos
    18 m
  • O que vinte anos de políticas públicas de saúde bucal revelam sobre o Brasil
    Jun 20 2024
    A primeira e única política pública de saúde bucal da história do Brasil completa duas décadas neste mês com avanços igualmente históricos, mas obstáculos que ainda precisam ser vencidos. O episódio do Repórter SUS desta semana faz um balanço desses vinte anos.

    Com participação da presidenta da Associação Brasileira de Saúde Bucal Coletiva, Helenita Ely, o programa percorre esse período e fala sobre os desafios atuais para a continuidade da amplição do Brasil Sorridente.

    O Repórter SUS é uma parceria entre o Brasil de Fato e a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio da Fundação Oswaldo Cruz
    Más Menos
    26 m
  • Mundo segue sem consenso para enfrentar pandemias
    Jun 13 2024
    Nesta semana, o podcast Repórter SUS fala sobre o adiamento das definições de um acordo global para pandemias. Após dois anos de debates, as nações reunidas na Organização Mundial da Saúde (OMS) não conseguiram chegar a um consenso.

    O chamado Acordo das Pandemias, que era esperado para o início do mês de junho, continua distante de se tornar realidade. O Pesquisador Gustavo Matta, coordenador do Núcleo Interdisciplinar sobre Emergências em Saúde Pública do Centro de Estudos Estratégicos da Fiocruz, conversou com o podcast sobre o tema.
    Más Menos
    31 m
  • Poliomielite: É possível repetir o sucesso do passado na vacinação?
    Jun 6 2024
    Neste sábado (8), o Brasil realiza mais um dia D de vacinação contra a polimielite para crianças de até cinco anos. O desafio da campanha é ampliar os índices de imunização, que estão abaixo da meta de 95% desde 2016. No ano passado, a OMS alertou que o país está na lista de risco para reintrodução da doença

    A erradicação da pólio em território nacional é um feito histórico que, inclusive, inspirou processos semelhantes em outros países. No Repórter SUS desta semana, o diretor da Sociedade Brasileira de Imunizações, Juarez Cunha, fala sobre como retomar esse protagonismo e garantir a imunização de toda a população alvo.
    Más Menos
    26 m