Episodes

  • T1E22 - Insônia - Álvaro de Campos | Fernando Pessoa
    May 10 2023
    Nascido em Lisboa, Portugal, em 1888, Fernando Pessoa é um dos mais conhecidos e referenciados escritores da língua portuguesa. Na poesia, é não apenas um dos principais nomes a dar rosto à poesia moderna em Portugal, junto a seu amigo e também poeta Mário de Sá-Carneiro, além de Almada Negreiros, mas Pessoa é também responsável por uma ruptura na poesia portuguesa. Em muitos sentidos, sua obra, que em grande parte só seria conhecida após sua morte, trouxe elementos absolutamente novos, entre os quais, o talvez mais conhecido seja o uso dos seus heterônimos, sendo os principais: Alberto Caeiro, Álvaro de Campos e Ricardo Reis. Na prosa, escreveu além de peças, um único romance, que também merece menção por caráter fragmentário, um livro escrito sem meio e sem fim, o Livro do Desassossego.
    Show more Show less
    5 mins
  • T1E21 - Os bravos e serenos herdarão a terra - Conceição Evaristo
    May 7 2023
    Conceição Evaristo é uma escritora brasileira, nascida em Belo Horizonte em 1946, que se destacou na literatura contemporânea brasileira por sua abordagem crítica e engajada sobre questões sociais, raciais e de gênero. A obra de Conceição Evaristo é influenciada pela sua própria história de vida e por sua militância na luta contra o racismo e a discriminação de gênero. Sua literatura é um retrato da realidade das mulheres negras no Brasil e aborda temas como a violência, a opressão, a resistência, a cultura popular e a história da diáspora africana no país.
    Show more Show less
    2 mins
  • T1E20 - O que passou, passou? - Paulo Leminski
    Apr 24 2023
    Nascido em 1944, Paulo Leminski é um desses vultos indecifráveis. Poeta itinerante que trafega com soberba criatividade em todos os gêneros, seja na poesia concretista dos anos 70, nos versos amadurecidos da década seguinte, ou na prosa ousada de Catatau. Leminski é uma voz única na poesia brasileira, admirador de Maiakovski e Ezra Pound, foi um grande disseminador do Haicai no Brasil. Também traduziu Joyce, Beckett, Petrônio, John Fante e outros. E além de poeta, Leminski também foi compositor, ensaísta, jornalista e publicitário. Às vezes, uma coisa por vez; às vezes, tudo a um só tempo.
    Show more Show less
    3 mins
  • T1E19 - Antiguidades - Cora Coralina
    Apr 23 2023
    Cora Coralina, pseudônimo de Anna Lins dos Guimarães Peixoto Bretas, nasceu em 1889, na cidade de Goiás. Foi uma importante escritora e poetisa brasileira. Cora começou a escrever aos 14 anos de idade, mas foi só aos 76 anos que publicou seu primeiro livro, Poemas dos Becos de Goiás e Estórias Mais. De um estilo de vida muito simples, doceira de profissão, e vivendo quase toda sua vida longe das grandes cidades, Cora Coralina produziu uma poesia muito simples e muito autêntica. Logo que publicada, é lida e elogiada por Carlos Drummond de Andrade. Após sua morte, a casa onde morava em Goiás tornou-se o Museu Casa de Cora Coralina, que abriga até hoje todo o acervo de objetos pessoais da escritora.
    Show more Show less
    5 mins
  • T1E18 - Fulani - Ruy Duarte de Carvalho
    Apr 12 2023
    Ruy Duarte de Carvalho foi um escritor, antropólogo, poeta e cineasta angolano. Passou longos períodos no Sul do país, no território kuvale, povoado de pastores nômades que lidam com gado e leite, e aprendeu com eles não só seus hábitos da terra, mas também suas tradições, rituais e cantos, que seriam parte fundamental de sua escrita. Pois o escritor registrou e traduziu de forma muito singular essas manifestações orais, compondo poemas a partir desses relatos. Antes disso, já tinha feito o mesmo com diversos testemunhos orais de outros povos e etnias pela África afora, colhendo matéria oral ou pesquisando e traduzindo poeticamente textos recolhidos por outros antropólogos e poetas ao longo dos séculos XIX e XX. Portanto, é de se destacar a sua capacidade de unir as tradições orais e a literatura, bem como de retratar as complexas manifestações culturais dos povos africanos, e de forma tão singular.
    Show more Show less
    2 mins
  • Releituras #2 - Muriel - Ruy Belo
    Apr 9 2023
    Ruy Belo foi um poeta português que se destacou durante a segunda metade do século XX. Uma das principais características do verso de Ruy Belo é o seu caráter complexo e exigente. Seus poemas são frequentemente marcados por uma linguagem densa e obscura, sua escrita é permeada por referências históricas, filosóficas e literárias, o que torna sua leitura um tanto quanto desafiadora. A poesia de Ruy Belo, no mais das vezes, ocupa-se ora com uma profunda reflexão sobre as condições humanas, outrora com preocupações de ordem sociais e políticas. Sua obra atualmente é considerada uma das mais importantes da poesia portuguesa do século XX.
    Show more Show less
    8 mins
  • T1E17 - Falo do que é físico - Ana Hatherly
    Apr 8 2023
    Ana Hatherly foi uma importante poeta, artista visual e ensaísta portuguesa. Hatherly é frequentemente reconhecida como uma figura pioneira na poesia experimental em Portugal, e a sua obra é caracterizada pela sua experimentação formal, pela intertextualidade e pelo interesse na semiótica. A obra de Hatherly é, no entanto, muitas vezes considerada hermética e difícil de acessar. Sua estreia na poesia foi com o livro Um Ritmo Perdido (1958).
    Show more Show less
    2 mins
  • T1E16 - Jandira - Murilo Mendes
    Apr 5 2023
    Murilo Mendes foi um importante poeta brasileiro, nascido em Juiz de Fora, Minas Gerais. Murilo Mendes é um dos expoentes do surrealismo no modernismo brasileiro. Sua obra é marcada por uma linguagem inovadora e experimental. Mendes publicou seu primeiro livro de poesia, Poemas, em 1930, e posteriormente lançou outras obras importantes, como O Visionário (1941), A Idade do Serrote (1968) e Convergência (1970).
    Show more Show less
    5 mins