• Grupo de Trabalho de Afinidade LGBTQIA+
    Jun 21 2024
    Comitê Permanente pela Promoção da Igualdade de Gênero e Raça do Senado Federal lança grupo de trabalho voltado à inclusão, como foco na valorização da diversidade. Entrevistados da edição de maio do podcast Senado e Você, a coordenadora do Comitê, Stella Maria Vaz, e o coordenador do GT, Osmar Arouck, falam sobre os objetivos da iniciativa e desafios da pauta Um espaço de segurança para que todos possam partilhar, discutir e refletir sobre as demandas e necessidades das pessoas LGBTQA+. Essa é a proposta do novo grupo de trabalho criado pelo Comitê de Igualdade de Gênero e Raça do Senado. A data escolhida para o lançamento não poderia ser mais propícia: 28 de junho, Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+. Em entrevista ao podcast Senado e Você, a coordenadora explica que a criação do grupo é uma forma de valorizar as pessoas em toda sua diversidade: “Em 2020 criamos o GT de raça, que impulsionou muito a pauta racial por meio de um espaço de acolhimento, escuta e fortalecimento. Com esse novo grupo conseguiremos impulsionar também a pauta LGBTQIA+. O primeiro passo para dar voz é garantir a escuta atenta”, diz Stella. Coordenador do grupo de trabalho de afinidade LGBTQIA + , Osmar Arouck afirma que os resultados do GT devem servir de referência para a sociedade como um todo: “O Senado é uma vitrine muito poderosa, onde se estabelecem políticas públicas e garantias de direitos; devemos fazer aqui o exercício normal e cotidiano da garantia desses direitos. Além de acolher pessoas com suas diversas expressões dentro da diversidade sexual, o grupo receberá familiares e amigos, pessoas aliadas, que estão ao lado dessa luta. É uma questão de visibilidade, de garantia de direitos e de não recuar nas conquistas que já foram feitas”, pontua. Para se ter uma ideia da importância da pauta do novo GT do Senado, um dossiê divulgado no ano passado pelo Ministério dos Direitos Humanos indica que, só em 2022, o Brasil teve 273 casos de mortes violentas de pessoas LGBTQIA+. Segundo o mais recente Censo do IBGE, 9% da população brasileira se identifica como integrante desse grupo.
    Show more Show less
    20 mins
  • Campanha SOS Rio Grande do Sul
    May 28 2024
    Desde o início de maio, quando o povo gaúcho foi atingido pela maior tragédia ambiental de sua história, a Liga do Bem do Senado Federal se mobilizou num trabalho voluntário que já levou quase 200 toneladas de donativos ao estado. A coordenadora da Liga, Patrícia Seixas, é a entrevistada da edição de maio do podcast Senado e Você. Colchões, kits de roupas, material de limpeza, fraldas infantis e geriátricas, brinquedos e ração para pets, entre outros produtos, encheram os dois caminhões que partiram de Brasília na madrugada de terça-feira (28/05) com destino ao Sul do país. A carga, arrecadada e organizada pela Liga do Bem, grupo de voluntários do Senado Federal, levava esperança de dias melhores para a população gaúcha. Tratava-se do quinto envio de produtos ao estado desde o dia 3 de maio, quando teve início a campanha SOS Rio Grande do Sul, superando as 198 toneladas encaminhadas. Coordenadora da Liga do Bem, Patrícia Seixas destaca que os kits de doações saem do galpão após cuidadosa triagem feita pelos voluntários, tudo para facilitar sua chegada a quem mais precisa. “Nós fazemos toda uma separação das roupas por tamanho, por sexo, limpamos o que precisa ser limpo, organizamos kits individuais, porque assim a pessoa já recebe um kit pronto para o seu uso”. O sucesso da campanha, segundo ela, é fruto da participação não só de colaboradores do Senado, mas de muitos outros voluntários externos que se juntaram à Liga nesta campanha. Em entrevista ao podcast Senado e Você de maio, Patrícia Seixas faz um balanço dos resultados obtidos até agora, e detalha os próximos passos da campanha. Ela ressalta que, a partir de agora o foco da campanha será a arrecadação de doações via pix. “Temos, no momento, um volume muito grande de doações para fazer a triagem, então precisamos de mais voluntários. E são importantes também as doações em dinheiro, justamente para que, quando concluirmos a triagem do que já recebemos, possamos adquirir produtos específicos para fechar os kits e enviá-los”, afirma. Vale lembrar que qualquer pessoa pode atuar como voluntária na Liga do Bem e na Campanha SOS Rio Grande do Sul. Informações pelo telefone (61) 3303-1127. E as doações via pix podem ser feitas pela chave apcnsocial@gmail.com.
    Show more Show less
    12 mins
  • Cartilha da Vereadora
    Apr 12 2024
    Elaborada pelo programa Interlegis do Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), a Cartilha da Vereadora contém orientações para as atuais e futuras parlamentares municipais. Nesta edição do podcast “Senado e Você”, o coordenador do programa, Nilo Bairros, fala sobre os objetivos, o processo de elaboração e a estratégia de distribuição para todo o território nacional. A Cartilha da Vereadora foi lançada em cerimônia na Biblioteca do Senado Federal no último dia 9 de abril. O evento contou com a presença de pelo menos uma vereadora de cada região do país, além de parlamentares federais e representantes da direção da Casa. Trata-se de iniciativa inédita, voltada a estimular e orientar a atuação das mulheres nas câmaras municipais brasileiras. O conteúdo abrange informações sobre o funcionamento das casas legislativas nos municípios, e de órgãos como a Procuradoria Parlamentar da Mulher e do Observatório da Mulher. Também orienta as atuais e futuras vereadoras sobre o regime jurídico e as prerrogativas do mandato, a elaboração de leis e a relação com o Executivo; além de abranger termos e temas típicos do processo legislativo. Coordenador do Interlegis, Nilo Bairros lembra que o programa tem a missão de fazer a interface do Senado com os legislativos municipais e estaduais, e já havia lançado, anteriormente, a Cartilha do Vereador. Desta vez, a opção foi focar especificamente na atuação parlamentar feminina: “Além de todas as atribuições que os homens têm, as mulheres ainda precisam lutar para ocupar cada vez mais espaços no Legislativo. Nesse sentido, a Cartilha da Vereadora propõe dois caminhos: um é aumentar a representação delas dentro das câmaras municipais; o outro é fomentar a implantação de ferramentas que façam parte da rede de proteção à mulher”, explica. Com 8 mil exemplares impressos para distribuição às câmaras municipais de todo o país, a Cartilha da Vereadora também pode ser baixada gratuitamente pelo senado.leg.br/interlegis .
    Show more Show less
    19 mins
  • Senado 200 anos
    Mar 5 2024
    A diretora-geral do Senado Federal, Ilana Trombka, é a entrevistada da edição de março do podcast Senado e Você. Ela fala sobre a programação especial da Casa em comemoração aos seus 200 anos de criação, ocorrida em março de 1824 com a primeira Constituição do Brasil. Uma série de eventos legislativos e culturais está programada para acontecer ao longo de todo o ano no Senado para marcar o bicentenário da Instituição. Entre as iniciativas estão uma sessão especial no Plenário, com a presença dos chefes dos Três Poderes da República; um concerto com a Orquestra Bachiana Jovem Sesi-SP, sob regência e direção musical do maestro João Carlos Martins; um seminário internacional sobre Democracia e Novas Tecnologias; além de exposições, publicações históricas, entre várias outras ações. Segundo Ilana Trombka, diretora-geral do Senado Federal, o marco dos 200 anos é uma oportunidade única para a Casa: “Trata-se de um momento realmente muito especial, que possibilita olharmos para trás e entender melhor a nossa história, avaliar o posicionamento da Instituição em relação à cidadania brasileira, e também projetar o Senado em relação ao futuro. É uma data a ser comemorada, e que também deve ser um divisor de águas, para que ao final desse ano a população brasileira conheça melhor o Poder Legislativo e, especialmente, o próprio Senado. Em sua entrevista ao Senado e Você, a diretora-geral convida toda a população a participar dos eventos comemorativos. O espetáculo com o maestro João Carlos Martins, por exemplo, acontece em 25 de março no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, terá entrada gratuita, e contará com a parceria do Serviço Social do Comércio (Sesc). Os ingressos podem ser obtidos pela plataforma ingressodigital.com .
    Show more Show less
    12 mins
  • Inteligência Artificial
    Dec 7 2023
    Especialista em Inteligência Artificial (IA) do Senado, professor em instituições dos três Poderes da República e fundador da Machine Learning Brasília, Fernando Melo é o entrevistado da edição de dezembro do podcast Senado e Você. Ele fala sobre as possibilidades de aplicação do uso de ferramentas como Chat GPT e outros algoritmos de IA generativa na vida das pessoas, das organizações e da Administração Pública.    A edição de dezembro do podcast Senado e Você destaca um tema que ganhou popularidade e chegou ao cotidiano da população em 2023: a Inteligência Artificial. O lançamento do Chat GPT, no final do ano anterior, seguido de outros algoritmos do tipo, trouxe a IA generativa para escolas, empresas, lares e também para o serviço público. Seu potencial de utilização é enorme, e as organizações correm para capacitar seus gestores e técnicos para o uso dessa novidade tecnológica. O professor Fernando Melo, especialista no tema, ressalta que a Inteligência Artificial já faz parte da vida da sociedade há algumas décadas; a diferença agora é que ela é capaz de gerar novos conteúdos e assumir tarefas que, por enquanto, ainda têm sido feitas pelas pessoas. Fernando Melo salienta, porém, que isso não significa que os seres humanos serão substituídos pelas máquinas: “A Inteligência Artificial não veio para substituir o ser humano, mas para empoderá-lo. Aqueles que aprenderem a usá-la de forma adequada verão sua produtividade crescer exponencialmente. E quem imagina que a IA vai substituir o ser humano, na verdade quem vai tomar seu emprego é outro ser humano que aprendeu a usar a IA em seu benefício. É fundamental que o profissional conheça esse assunto”. Em sua entrevista ao Senado e Você, Fernando Melo também fala sobre os desafios éticos na aplicação da Inteligência Artificial, e ainda sobre o seu potencial de contribuição para as organizações e a Administração Pública.
    Show more Show less
    31 mins
  • Mapa Nacional da Violência de Gênero
    Nov 29 2023
    Em entrevista ao podcast Senado e Você, a diretora da Secretaria de Transparência do Senado Federal, Elga Lopes, e a coordenadora do Observatório da Mulher contra a Violência, Maria Teresa Prado, falam sobre o lançamento do Mapa Nacional da Violência de Gênero, que consolida dados obtidos por meio de parcerias com diferentes instituições, e deve contribuir para o enfrentamento a esse tipo de crime.   A edição de novembro do podcast Senado e Você trata de um problema complexo que atinge todos os segmentos da sociedade brasileira: a violência contra a mulher. Lançado oficialmente pelo Senado no último dia 22, o Mapa Nacional da Violência de Gênero apresenta dados inéditos e atualizados sobre o tema, obtidos em parceria com Instituto Avon, Organização Social Gênero e Número, Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e Ministério da Justiça. O Mapa também traz os resultados de uma pesquisa feita pelo Instituto DataSenado com mais de 21 mil mulheres em todo o país, representando a população brasileira feminina adulta e também cada estado e sua respectiva população. “A primeira pesquisa do nosso instituto, realizada no início de 2005, foi sobre violência doméstica, para subsidiar a criação da Lei Maria da Penha. Desde então, a cada dois anos, aplicamos a mesma pesquisa para medir a eficiência dessa Lei”, afirma Elga Lopes, diretora da Secretaria de Transparência do Senado. Segundo Maria Teresa Prado, coordenadora do Observatório da Mulher do Senado Federal, o Mapa disponibiliza dados transparentes, oficiais e de acesso público para todos, possibilitando aprimorar o combate à violência de gênero: “A violência doméstica não escolhe raça, cor ou classe social. Todas as mulheres infelizmente estão sujeitas. É um problema social de todos, sejam mulheres ou homens”.     A disponibilização do Mapa Nacional da Violência de Gênero deve contribuir para a formulação de políticas públicas e outras medidas de enfrentamento a esse tipo de crime. O conteúdo pode ser acessado pelos endereços senado.leg.br/omv  ou senado.leg.br/datasenado .
    Show more Show less
    25 mins
  • A Documentação Legislativa
    Sep 28 2023
    Integrante da Assessoria de Qualidade e Gestão da Informação Legislativa do Senado Federal, e autor da dissertação de mestrado ‘O papel do documento legislativo: do manuscrito ao digital”, Fábio Liberal é o entrevistado da edição de setembro do podcast Senado e Você. Em sua pesquisa, ele abordou os diversos parâmetros que conceituam o que é a documentação legislativa, e agora explica aos ouvintes a experiência e a evolução do Senado nessa área. Apresentada em janeiro de 2023 como conclusão do curso de Mestrado Profissional em Poder Legislativo do Centro de Formação da Câmara dos Deputados, a dissertação “O papel do documento legislativo: do manuscrito ao digital” (link: https://bd.camara.leg.br/bd/handle/bdcamara/41212 ), de autoria do servidor do Senado Fábio Liberal, investiga o tema da documentação legislativa, partindo do entendimento de que se trata de uma conceituação ainda carente de uma definição mais precisa. No podcast Senado e Você do mês de setembro, o autor explica que decidiu estudar o assunto considerando dois contextos: o primeiro, contemporâneo, foi a implantação, pelo Senado Federal, do Processo Legislativo Digital, iniciativa que extinguiu o uso do papel como suporte documental das atividades parlamentares. O segundo contexto, histórico, é a realidade da existência de amplo acervo documental em papel, no qual estão registrados dois séculos de existência da Instituição.   Concluída sua pesquisa, Fábio Liberal sintetiza o que pode ser considerado um documento legislativo: “Trata-se daquele documento produzido ou recebido no contexto da atividade parlamentar formal, e que precisa necessariamente ser oferecido para cumprimento dos requisitos de transparência”. Durante a entrevista, Fábio Liberal também destaca que o Senado sempre foi pioneiro no que se refere à informatização da documentação legislativa, e explica a evolução nos processos de preservação desses documentos ao longo do tempo.
    Show more Show less
    29 mins
  • Nova página dos Anais do Senado
    Aug 31 2023
    O podcast Senado e Você, em sua edição de agosto, conversa com a chefe da Assessoria de Qualidade  e de Gestão da Informação Legislativa, Fabrisia Almeida Garcia. Ela explica a reformulação completa pela qual passou a página Anais do Senado, com registros oficiais das sessões plenárias do Senado Federal, desde a sua inauguração, em 1826, preservando assim parte importante da História do Brasil. Concluída neste mês de agosto, a reformulação da página Anais do Senado é fruto do trabalho de diferentes áreas da Casa: Secretaria Geral da Mesa, Prodasen e Núcleo de Apoio à Inovação. Na página podem ser encontrados registros oficiais de todas as sessões plenárias do Senado entre 1826 e 2013, divididos em três seções: “Anais do Império (1826-1889)”, “Anais da República (1890-2013)” e “Constituintes (1823, 1891, 1934, 1946, 1967 e 1988). São registros históricos fundamentais para a preservação da memória do Parlamento e do próprio Brasil. O objetivo da reformulação agora implementada foi facilitar ainda mais as buscas, tanto por pesquisadores quanto por leigos interessados no tema. Entre as atualizações, está a melhoria da organização com introdução de índice onomástico, a categorização por tempo legislativo e a contextualização sobre a ausência de informação em determinado ano. Em sua entrevista ao podcast Senado e Você, Fabrisia Almeida Garcia, chefe da Assessoria de Qualidade  e de Gestão da Informação Legislativa, detalha as novas funcionalidades da página, cita alguns dos temas mais buscados pelos pesquisadores, e fala sobre a importância de oferecer esse serviço para a sociedade: “É realmente gratificante termos, ainda mais acessível, esse acervo digital com todas essas informações de interesse da população. A nossa página agora é um museu virtual, na qual é possível pesquisar na linha do tempo 200 anos de História do Brasil”, afirma.
    Show more Show less
    16 mins