Vista previa
  • Seis clássicos para pensar o humano [Six Classics to Think About the Human-Being]

  • Casa do Saber, Curso 4
  • De: Casa do Saber
  • Narrado por: José Garcez Ghirardi
  • Duración: 2 h y 20 m

Escucha audiolibros, podcasts y Audibles Originals con Audible Plus por un precio mensual bajo.
Escucha en cualquier momento y en cualquier lugar en tus dispositivos con la aplicación gratuita Audible.
Los suscriptores por primera vez de Audible Plus obtienen su primer mes gratis. Cancela la suscripción en cualquier momento.

Seis clássicos para pensar o humano [Six Classics to Think About the Human-Being]

De: Casa do Saber
Narrado por: José Garcez Ghirardi
Prueba por $0.00

Escucha con la prueba gratis de Plus

Compra ahora por $9.50

Compra ahora por $9.50

la tarjeta con terminación
Al confirmar tu compra, aceptas las Condiciones de Uso de Audible y el Aviso de Privacidad de Amazon. Impuestos a cobrar según aplique.
activate_Holiday_promo_in_buybox_DT_T2

Resumen del Editor

O curso traz seis clássicos ocidentais que mostram como a literatura é um caminho de investigação sobre o humano. Boas histórias ou poemas são capazes de nos conquistar pelo coração ao nos revelarem aspectos de nós mesmos que, não obstante sua centralidade—ou talvez, por causa dela—resistem à sua tradução em palavras. Ao transportarem o ouvinte para os dramas e dilemas das personagens, a literatura é capaz de tratar dos principais desejos (e angústias), como a busca pela felicidade e por um sentido para a vida. As obras deste curso, especialmente selecionadas, oferecem insights que sintetizam e aprofundam a complexidade de nossas trajetórias, em que os processos de amadurecimento se dão no campo de batalha onde se encontram nossos desejos de realização pessoal e a necessidade de uma vida com sentido. O contato com a literatura ajuda a nos lembrar que “somos feitos da mesma matéria que os sonhos” e nos oferece como chave interpretativa de nossa experiência no mundo a beleza incomparável da arte.

Aula 1 | “Orgulho e Preconceito”: Que pode uma criatura senão entre criaturas, amar?(~30 minutos)

A aula toma como base o romance “Orgulho e Preconceito” (1813), de Jane Austen, para discutir qual é o preço que se paga ao desafiar a tradição. Qual é o espaço do amor e do desejo num mundo em que já nascemos marcados por expectativas e papéis sociais?

Aula 2 | “O Morro dos Ventos Uivantes”: Amor como fonte da subjetividade (~30 minutos)

Aqui o argumento parte do enredo de “O Morro dos Ventos Uivantes” (1847), de Emily Brontë.

Como a disputa por pertencimento e reconhecimento nos obrigam, por vezes, a enterrarmos nossos desejos (e a viver constantemente assombrados por seus fantasmas)?

Aula 3 | “Alice no País das Maravilhas”: A razão faz de todos nós loucos (~30 minutos)

Com “Alice no País das Maravilhas” (1865), de Lewis Carroll, veremos como a razão iluminista, frente aos absurdos do mundo à nossa frente, mostra-se não apenas insuficiente, mas inepta para nos guiar. Não só Alice, mas nós também ficamos pasmos diante da pergunta “Quem é você?”

Aula 4 | “Drácula”: O triunfo do humano (e as consequências da vitória) (~30 minutos)

Esta aula parte de “Drácula” (1897), de Bram Stoker. De que maneira elementos arcanos de nossa natureza ameaçam vir à luz? Por que eles precisam ser derrotados? É possível ser humano em um contexto em que a brutalidade é a regra?

Aula 5 | “O Grande Gatsby”: Alguma luz em meio às trevas (~30 minutos)

Como “O Grande Gatsby” (1925), de F. Scott Fitzgerald, pode nos ensinar sobre o fim da inocência—na plano individual e coletivo? Qual o valor da honestidade em um mundo de enganações e aparências? A busca de integridade é uma quimera, fruto do auto-engano?

Aula 6 | “1984”: Viver é muito perigoso (~30 minutos)

O curso se encerra com “1984” (1949), de George Orwell. Num mundo em que a história, a autonomia e mesmo os pensamentos são reescritos, controlados e punidos, viver só é possível por atos de rebeldia. O que está em jogo na conquista dessa ideia vaga e frágil que chamamos de “liberdade”?

José Garcez Ghirardi é professor da FGV Direito SP (Graduação, Mestrado e Doutorado).

Pós-doutorado no Collège de France, com bolsa FAPESP, e na Unicamp. Doutor e mestre em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês pela USP, onde também se formou em direito.

Coordenador do projeto CAPES-Print/FGV "O Direito na Era Digital" e do Observatório do Ensino do Direito da FGV Direito SP, membro do Conselho Acadêmico do Centro de Ensino e Pesquisa em Inovação da FGV Direito SP. É autor, entre outras obras, de “Prisões, Bordéis e as Pedras da Lei: Ensaios em Arte e Direito” (Del Rey, 2020), “Narciso em Sala de Aula: Novas Formas de Subjetividade e seus Desafios para o Ensino” (FGV, 2016), “O Mundo Fora de Prumo: Transformação Social e Teoria Política em Shakespeare” (Almedina, 2011) e “O Instante do Encontro: Questões Fundamentais para o Ensino Jurídico” (FGV, 2012).

Please note: This audiobook is in Brazilian Portuguese.

©2023 Audible Inc (P)2024 Audible Originals, LLC.

Lo que los oyentes dicen sobre Seis clássicos para pensar o humano [Six Classics to Think About the Human-Being]

Calificaciones medias de los clientes

Reseñas - Selecciona las pestañas a continuación para cambiar el origen de las reseñas.