• Aula 10 - Mundo heróico e mundo moderno, comunidade e sociedade, vivência e experiência

  • Sep 4 2024
  • Duración: 1 h y 53 m
  • Podcast

Aula 10 - Mundo heróico e mundo moderno, comunidade e sociedade, vivência e experiência

  • Resumen

    • Nesta décima aula da disciplina de Teoria e Leitura Crítica da Narrativa, do curso de Licenciatura em Letras da UNESP (Ibilce, SJRP), trato das relações entre mundo heróico (o mundo das narrativas clássicas homéricas) e mundo moderno. A partir da análise do episódio de Glauco e Diomedes ("Ilíada", Canto VI, vs 1-236), considerando o modo como eles se encontram em meio à batalha, se reconhecem, descobrem que estão ligados, a partir de seus ancestrais, por laços de hospitalidade e desistem, por isso, de se enfrentar, discuto a diferença entre honradez, valores e tradições no mundo heróico de Homero e no mundo moderno, pois que, neste, já não há lugar para sentidos estáveis, destinos seguros e ações caracterizadas pela nobreza e pela distinção dos grandes gestos.
    • Desse modo, penso as relações entre Comunidade - forma de vida social característica do mundo heróico - e Sociedade - forma de vida social típica do mundo moderno. Assim, na Comunidade, temos uma organização social cujas relações entre os homens estão baseadas numa vivência comum, em interesses e tradições partilhados, bem como em valores homogênos. Na Sociedade, por sua vez, predomina uma forma de organização social cujas relações entre os homens são mediadas pelas instituições e que estão fundadas em grandes diferenças, nascidas, principalmente, de uma multiplicidade de interesses dispares, porque resultados de um processo de individuação que encapsula os sujeitos em suas próprias vontades.
    • Concluo a aula com um longo comentário, baseado nas ideias de Walter Benjamin, sobre o problema da experiência no mundo dássico e no mundo moderno. Distingo Erlebnis (vivência) de Erfahrung (experiência), explico como Benjamin compreende estes fenômenos e comento a clássica abertura de seu ensaio "Experiência e pobreza", de 1933, no qual ele apresenta a importância de contar histórias como uma forma de fixar e transmitir experiências.
    • Trato da degradação da experiência como forma de sabedoria da e para a vida, no mundo moderno, considerando o modo como já não parecemos disponíveis nem a ouvir nem a reconhecer uma autoridade qualquer advinda da tradição. Exemplifico esse problema com una breve discussão sobre "O gato preto", de Edgar A. Poe.


    • Outras referências mencionadas:

    1. Walter Benjamin. "Experiência e pobreza".

    2. Jeane-Marie Gagnebin. Entrevista ao portal "E. M. Cioran Brasil".



    Más Menos

Lo que los oyentes dicen sobre Aula 10 - Mundo heróico e mundo moderno, comunidade e sociedade, vivência e experiência

Calificaciones medias de los clientes

Reseñas - Selecciona las pestañas a continuación para cambiar el origen de las reseñas.