Autores e Livros  Por  arte de portada

Autores e Livros

De: Rádio Senado
  • Resumen

  • Revista literária com entrevistas com autores, poesias, dicas de livros e também notícias sobre o mundo da literatura e as últimas publicações do Senado Federal Apresentação: Anderson Mendanha Produção: Anderson Mendanha, Ana Beatriz Santos e Ritta Zumba Sábado, às 17h, e domingo, às 9h, pela Rede Senado de Rádio. Disponível na internet e nas plataformas de podcasts às sextas-feiras.
    Senado Federal
    Más Menos
activate_primeday_promo_in_buybox_DT
Episodios
  • Conselho Editorial do Senado lança obra sobre Clevelândia, a prisão política que existiu no Amapá
    Jul 5 2024
    O Autores e Livros dessa semana traz em destaque o mais recente lançamento do Conselho Editorial do Senado: a terceira edição do livro “Clevelândia: anarquismo, sindicalismo e repressão política no Brasil”, de Alexandre Samis. A obra relata como a Colônia Agrícola de Clevelândia do Norte, localizada no Amapá, tornou-se um complexo aparelho montado pelo Estado, na década de 1920, para confinar pessoas que se opunham às arbitrariedades do governo de Artur Bernardes. Para lá eram enviados trabalhadores, operários imigrantes, tenentes rebeldes e lideranças anarquistas. O programa traz também uma entrevista com Zezé Maku sobre literatura infantil e preservação ambiental. Zezé Maku, nome artístico do professor e escritor José Miranda de Aquino, é uma referência ao ritmo maculelê e à lenda Makunaima. Dedicada à literatura infantil, sua obra transita entre a pesquisa histórica e o cordel, trazendo enredos sobre tradições indígenas e preservação da Amazônia. Suas obras tratam de educação ambiental, além de lendas e mitos da cultura amazônica. E, no Encantos de Versos, uma homenagem aos 100 anos do poeta alagoano Ledo Ivo, que viveu de 1924 a 2012, representante da chamada geração de 45 do modernismo brasileiro. Ledo Ivo foi jornalista, ficcionista, ensaísta e tradutor. Estreou na poesia em 1944, com a publicação da coletânea intitulada “As Imaginações”.
    Más Menos
    28 m
  • Alexandre Samis - Clevelândia - 1ª parte - Autores e Livros Dose Extra 095 – 02/07/2024 – Clevelândia” - Alexandre Samis
    Jul 2 2024
    O Autores e Livros Dose Extra desta semana traz uma conversa com Alexandre Samis sobre o livro “Clevelândia: Anarquismo, Sindicalismo e Repressão Política no Brasil”. A obra relata como a Colônia Agrícola de Clevelândia do Norte, localizada atualmente no Amapá, tornou-se um complexo aparelho montado pelo Estado na década de 1920 para reclusão e confinamento de pessoas. Para lá eram enviados trabalhadores, operários imigrantes, tenentes rebeldes e lideranças anarquistas. O texto é resultado de ampla investigação documental em instituições brasileiras e estrangeiras. Pesquisa inédita, em suas 480 páginas o livro apresenta documentos, relatos e expressivas fotos, que descrevem “uma triste história, que faz parte da permanente repressão aos trabalhadores brasileiros”, destaca a historiadora Marly Viana. Já o professor Amir el Hakim de Paula pergunta: “Colônia Penal! Campo de concentração! Eliminação de oponentes! Será possível que tudo isso existiu no Brasil?”. Para ele, “o livro de Alexandre Samis demonstra isso claramente, mas com um importante adendo: destaca sobretudo o papel dos que lutam por uma vida mais humanizada, socialmente justa e ecologicamente sustentável!”, bem como possibilita uma análise sobre a história social e política da República Velha.
    Más Menos
    31 m
  • Todas as minhas mortes, de Paula Klien, é uma ode à existência feminina
    Jun 28 2024
    O Autores e Livros dessa semana traz uma conversa com a artista Paula Klien sobre "Todas as minhas mortes", livro que é uma ode à existência feminina. Com honestidade, crueza e toques sutis de humor, neste romance de autoficção, publicado pela Citadel Grupo Editorial, a autora dissolve a fronteira entre realidade e fantasia, ao entrelaçar vivências reais com as nuances da própria imaginação. Capítulo a capítulo, Paula Klien narra uma fase na vida da protagonista Laví e, a cada ciclo, uma montanha-russa de emoções, pensamentos e sensações toma conta do leitor, que facilmente se identifica com a personagem. Entre os lançamentos, o programa destaca "Filho da Mãe", de João Filipe da Mata, livro que fala de solidão, descobertas e bastidores da diplomacia. Quando se tornou leitor, João Filipe sentia que as suas experiências pessoais raramente eram retratadas na literatura. Por isso, “Filho da Mãe” mescla aspectos da vida real com a ficção — além de os dois compartilharem a carreira na diplomacia e de serem brasilienses, a jornada do protagonista se entrelaça à trajetória de descoberta do próprio escritor como homem gay.
    Más Menos
    28 m

Lo que los oyentes dicen sobre Autores e Livros

Calificaciones medias de los clientes

Reseñas - Selecciona las pestañas a continuación para cambiar el origen de las reseñas.