Episodios

  • Conselho Editorial do Senado lança obra sobre Clevelândia, a prisão política que existiu no Amapá
    Jul 5 2024
    O Autores e Livros dessa semana traz em destaque o mais recente lançamento do Conselho Editorial do Senado: a terceira edição do livro “Clevelândia: anarquismo, sindicalismo e repressão política no Brasil”, de Alexandre Samis. A obra relata como a Colônia Agrícola de Clevelândia do Norte, localizada no Amapá, tornou-se um complexo aparelho montado pelo Estado, na década de 1920, para confinar pessoas que se opunham às arbitrariedades do governo de Artur Bernardes. Para lá eram enviados trabalhadores, operários imigrantes, tenentes rebeldes e lideranças anarquistas. O programa traz também uma entrevista com Zezé Maku sobre literatura infantil e preservação ambiental. Zezé Maku, nome artístico do professor e escritor José Miranda de Aquino, é uma referência ao ritmo maculelê e à lenda Makunaima. Dedicada à literatura infantil, sua obra transita entre a pesquisa histórica e o cordel, trazendo enredos sobre tradições indígenas e preservação da Amazônia. Suas obras tratam de educação ambiental, além de lendas e mitos da cultura amazônica. E, no Encantos de Versos, uma homenagem aos 100 anos do poeta alagoano Ledo Ivo, que viveu de 1924 a 2012, representante da chamada geração de 45 do modernismo brasileiro. Ledo Ivo foi jornalista, ficcionista, ensaísta e tradutor. Estreou na poesia em 1944, com a publicação da coletânea intitulada “As Imaginações”.
    Más Menos
    28 m
  • Alexandre Samis - Clevelândia - 1ª parte - Autores e Livros Dose Extra 095 – 02/07/2024 – Clevelândia” - Alexandre Samis
    Jul 2 2024
    O Autores e Livros Dose Extra desta semana traz uma conversa com Alexandre Samis sobre o livro “Clevelândia: Anarquismo, Sindicalismo e Repressão Política no Brasil”. A obra relata como a Colônia Agrícola de Clevelândia do Norte, localizada atualmente no Amapá, tornou-se um complexo aparelho montado pelo Estado na década de 1920 para reclusão e confinamento de pessoas. Para lá eram enviados trabalhadores, operários imigrantes, tenentes rebeldes e lideranças anarquistas. O texto é resultado de ampla investigação documental em instituições brasileiras e estrangeiras. Pesquisa inédita, em suas 480 páginas o livro apresenta documentos, relatos e expressivas fotos, que descrevem “uma triste história, que faz parte da permanente repressão aos trabalhadores brasileiros”, destaca a historiadora Marly Viana. Já o professor Amir el Hakim de Paula pergunta: “Colônia Penal! Campo de concentração! Eliminação de oponentes! Será possível que tudo isso existiu no Brasil?”. Para ele, “o livro de Alexandre Samis demonstra isso claramente, mas com um importante adendo: destaca sobretudo o papel dos que lutam por uma vida mais humanizada, socialmente justa e ecologicamente sustentável!”, bem como possibilita uma análise sobre a história social e política da República Velha.
    Más Menos
    31 m
  • Todas as minhas mortes, de Paula Klien, é uma ode à existência feminina
    Jun 28 2024
    O Autores e Livros dessa semana traz uma conversa com a artista Paula Klien sobre "Todas as minhas mortes", livro que é uma ode à existência feminina. Com honestidade, crueza e toques sutis de humor, neste romance de autoficção, publicado pela Citadel Grupo Editorial, a autora dissolve a fronteira entre realidade e fantasia, ao entrelaçar vivências reais com as nuances da própria imaginação. Capítulo a capítulo, Paula Klien narra uma fase na vida da protagonista Laví e, a cada ciclo, uma montanha-russa de emoções, pensamentos e sensações toma conta do leitor, que facilmente se identifica com a personagem. Entre os lançamentos, o programa destaca "Filho da Mãe", de João Filipe da Mata, livro que fala de solidão, descobertas e bastidores da diplomacia. Quando se tornou leitor, João Filipe sentia que as suas experiências pessoais raramente eram retratadas na literatura. Por isso, “Filho da Mãe” mescla aspectos da vida real com a ficção — além de os dois compartilharem a carreira na diplomacia e de serem brasilienses, a jornada do protagonista se entrelaça à trajetória de descoberta do próprio escritor como homem gay.
    Más Menos
    28 m
  • Paula Klien - Todas as minhas mortes - 1ª parte - Autores e Livros Dose Extra 094 – 25/06/2024 – Todas as minhas mortes - Paula Klien
    Jun 25 2024
    No Autores e Livros Dose Extra desta semana, uma conversa com Paula Klien sobre o livro “Todas as minhas mortes”. Neste livro, com honestidade, crueza e toques sutis de humor, a artista Paula Klien adentra as profundezas da existência feminina. Neste romance de autoficção, publicado pela Citadel Grupo Editorial, a autora dissolve a fronteira entre realidade e fantasia, ao entrelaçar vivências reais com as nuances da própria imaginação. É sob a voz narrativa ambivalente da protagonista Laví (abreviação de la vie ― ou a vida em francês) que o leitor será conduzido a uma viagem pelas águas turvas da subjetividade humana. Ousada, determinada e questionadora, a personagem subverte as convenções sociais. As vivências íntimas e visceralmente humanas da personagem provocam sentimentos e reflexões sobre temas relacionados à sexualidade, amadurecimento e maternidade. Entre o prazer e a dor, a protagonista expõe com honestidade suas forças e fraquezas para mostrar todas as vezes que precisou morrer para renascer – como uma fênix – até, finalmente, realizar o sonho de carregar um filho nos braços.
    Más Menos
    29 m
  • Em “Sobrevivendo ao racismo”, Luana Tolentino relata as complexidades e os impactos do racismo no cotidiano
    Jun 24 2024
    O Autores e Livros desta semana traz uma conversa com Luana Tolentino, autora de “Sobrevivendo ao racismo: Memórias, cartas e o cotidiano da discriminação no Brasil”, livro no qual a educadora desabafa sobre as difíceis batalhas diárias de ser uma mulher negra no país, ao descrever em detalhes a infância marcada pelo preconceito e a atuação como ativista comprometida com a causa antirracista. As cartas apresentadas, dirigidas a pessoas anônimas e famosas, foram escritas a partir do princípio de que também é possível combater o racismo por meio da sensibilização e do afeto. Além de escancarar as complexidades e os impactos do racismo no cotidiano, Luana ressalta a importância de enfrentar um passado histórico ainda não devidamente confrontado. Ao longo de 176 páginas, a autora não apenas compartilha as próprias experiências mas também destaca questões urgentes, como o papel da escola na perpetuação do preconceito e a necessidade de uma educação antirracista eficaz. O programa destaca também a obra “O quintal de Aladim”, publicado pela PAULUS Editora, que trata da questão dos refugiados. Ilustrado por Simone Matias, o livro de Andréa Avelar conta a história do pequeno Amin, de 11 anos, e sua família, que chega ao Brasil de navio, fugindo da guerra na Síria. Apesar da temática séria, um drama enfrentado por milhares de pessoas em todo o mundo, a obra “O quintal de Aladim” aborda o tema de forma leve, introduzindo ao universo infantil uma realidade que muitas crianças experimentam em seu espaço escolar: a chegada de um novo colega, vindo de um lugar distante, com cultura e tradições muito diferentes. Em destaque ainda, no “Encantos de Versos”, a poesia de Junqueira Freire.
    Más Menos
    27 m
  • Daniel Blume – Cartas ao Neto - 1ª parte - Autores e Livros Dose Extra 093 – 18/06/2024 – Daniel Blume – “Cartas ao Neto”
    Jun 19 2024
    No Autores e Livros Dose Extra desta semana, uma conversa com Daniel Blume sobre o seu mais recente livro de poesia, “Cartas ao Neto: versos maquiavélicos”. “Cartas ao Neto”, de Daniel Blume, é uma sátira poética que combina humor e crítica social. Inspirado por figuras históricas e literárias, desde Luciano de Samósata até autores brasileiros como Ariano Suassuna. Blume explora a ironia e o sarcasmo para discutir poder e hipocrisia. Centralizado em um avô político que aconselha seu neto deputado, o livro entrelaça sátira política com técnica literária, destacando-se no cenário contemporâneo por rejuvenescer gêneros satíricos e burlescos. O livro traz ilustrações da premiada escritora e artista Ana Miranda. Nascido em São Luís do Maranhão, Daniel Blume é escritor e advogado. Ocupa a Cadeira n. 15 da Academia Ludovicense de Letras, da qual foi presidente. Ocupa também a Cadeira n. 15 da Academia Maranhense de Letras. Na poesia, lançou os livros Inicial (2009), Penal (2015), Resposta ao Terno, vencedor do Prêmio Moacyr Félix da União Brasileira de Escritores (Poesia/2018) e Delações (2020), obras bem recebidas pela crítica, com tradução para espanhol, francês e italiano.
    Más Menos
    31 m
  • A importância da psicoeducação para a entender a vida
    Jun 14 2024
    O Autores e Livros desta semana conversa com Keli Rodrigues, neuropsicóloga que organizou uma coletânea para ajudar as pessoas a entenderem de forma prática e simples os aspectos da vida. “Psicoeducação: o que você deveria ter aprendido sobre psicologia no jardim de infância” é uma obra de coautoria, organizada por Keli Rodrigues e reúne seis psicólogas especialistas: Mahina Lua, Daniela Domingues, Tatiane Domingues, Mércia Rolim, Rachel Ribeiro e Débora Ramos. Elas exploram diversas áreas para ajudar as pessoas a entenderem de forma prática e simples os aspectos da vida, e, assim, construir a sua psicoeducação, assumindo da maneira mais pessoal possível o controle das suas vidas. O programa destaca, entre os lançamentos, o novo livro de Chris Melo, "O Coração do Príncipe", um romance de época inspirado na chegada da corte portuguesa ao Brasil. Em destaque também, no “Encantos de Versos”, a poesia de Oleg Almeida.
    Más Menos
    28 m
  • Vini Queiroz - Ainda Ontem Pensei com o Coração - 1ª parte
    Jun 11 2024
    O Autores e Livros Dose Extra desta semana traz em destaque uma conversa com o escritor, compositor, ator e dramaturgo, Vini Queiroz, sobre o primeiro livro de poemas, “Ainda Ontem Pensei com o Coração”. Vini Queiroz é goiano, tem 25 anos e tem mais de 350 mil seguidores nas redes sociais e ganhou notoriedade pelas interpretações de seus poemas em vídeos para as plataformas e por sua escrita criativa e cativante. “Ainda Ontem Pensei com o Coração”, publicado pela editora Devir Poesia e Prosa, trata das nuances do primeiro amor, das paixões ardentes, sejam elas por pessoas, coisas, lugares e situações. A obra tem 82 páginas, dividida em quatro capítulos, que nos leva desde a profunda reflexão até a sensação de ser o espectador de uma peça teatral. Na entrevista, Vini Queiroz fala sobre os desafios de publicar o primeiro livro, suas maiores inspirações e sua trajetória como artista múltiplo.
    Más Menos
    30 m